2 de ago. de 2009

Amarrando Ideias - Recesso escolar x gripe suína

Por Marilete Peres
Colunista do Blog

Todos os professores e alunos estavam prontos para retornarem as aulas na próxima segunda-feira, tanto na rede estadual, quanto municipal, mas houve o adiamento, pelo governo estadual e também pelo governo municipal, prorrogando o recesso escolar até 17 de agosto, para evitar o contágio pela gripe suína nas escolas.

Diante destas determinações poderemos fazer duas leituras. Primeiro: não adianta prorrogar o recesso escolar, visto que essa pandemia não irá terminar em duas semanas e isto só fará comprometer o andamento do ano letivo em todas as escolas, fazendo com que haja aula em praticamente todos os sábados até o final do ano ou somente encerrá-los em janeiro de 2010, em segundo lugar: os governos estão evitando que os alunos fiquem em recintos fechados e utilizando os mesmos móveis e materiais, o que poderá levar ao contágio, se por ventura alguém esteja contaminado pela influenza H1N1, pelo menos nestas duas semanas de agosto, quando o frio ainda é muito intenso e com grande umidade, o que propicia o surgimento de vários tipos de resfriados e gripes.

Nessas duas semanas é possível se observar a evolução dos casos diagnosticados, aumento ou diminuição de novos infectados, como também como as redes de saúde estão se organizando para enfrentar esse tão grave problema de saúde mundial. Em toda a imprensa vimos várias manifestações, tanto a favor, quanto contra a prorrogação do recesso escolar, muitos dizem que não adianta as escolas pararem se continuam acontecendo festas, jogos de futebol, shows... .

Da minha parte entendo que é coerente o que os governos estão fazendo em prorrogar o retorno às aulas, porque não há medida de higiene que seja possível evitar o contágio dentro das escolas, porque para as crianças, principalmente, é muito difícil evitar o contato direto com seus colegas e como diz o gaúcho: “depois da porta arrombada não adianta tranca de ferro”, por isso acima de tudo devemos preservar a saúde de nossos alunos, as aulas e os dias letivos os gestores, com certeza, encontrarão uma forma de cumprir os mínimos legais exigidos por lei.

Enquanto houver este recesso as mantenedoras deverão se organizar para orientar os alunos, professores, funcionários e a comunidade escolar de como as escolas serão higienizadas e desinfetadas e como cada um deverá se proteger.

E você amigo(a), o que pensa sobre este impasse?

Marilete Peres é professora estadual e municipal. Atua também no Conselho Municipal de Educação e é formadora do curso de Introdução a Educação Digital. Assina a coluna Amarrando Ideias, que aborda assuntos de interesse da cidade, em especial, a educação.

2 comentários:

Gislene Farion disse...

Como foi falado, não adianta parar as aulas se seguem acontecendo as festas, os jogos de futebol... Vamos ter mais duas semanas de férias e depois quero ver recuperar tudo isso! Por um lado é até bom, o tempo vem 'pedindo' uma gripe, só que todo mundo tá correndo esse risco em qualquer lugar, não só nas escolas. Pode ser uma maneira de amenizar o contagio, mas quando voltarmos às aulas, vai ser aquela correria pra terminar conteúdos e a gente sabe que é assim, acaba que a gente aprende tudo mais ou menos pelo pouco tempo que vamos ter; e o vestibular tá aí né...

Ótimo post, professora!

Anônimo disse...

devida decisão do nosso governador no estado do rio de janeiro ao recesso se prolongará ateh o proximo dia 24 tornando assim mais uma semana no recesso de nossos estudantes,,,