21 de ago. de 2009

Amarrando Ideias - Retorno das aulas no Hipólito

Por Marilete Peres
Colunista do Blog

Depois de um período prolongado de férias escolares, nesta segunda-feira, dia 17 de agosto, os alunos do Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro retornaram às aulas, por determinação da Secretaria Estadual de Educação.

A diretora Marizete procurou adequar o Colégio para receber seus alunos e professores, colocando sabonete líquido, papel toalha e álcool em todos os banheiros, como também solicitou para as funcionárias que reforçassem os cuidados com a limpeza das salas de aula e demais dependências, fez reunião com os pais dos alunos pequenos e passou em todas as salas de aula, de todos os turnos para explicar e orientar como proceder, para evitar a contaminação com a gripe A. Houve reunião com todos os professores para discutirem procedimentos de cuidados e formas da recuperação desse período.

Agora deverão ser feitas alterações no Calendário Escolar para cumprir os mínimos legais previstos em lei.

Quanto ao cumprimento dos dias letivos quero ressaltar que não cabe ao Governo do Estado, Municipal, Legislativo, Conselho Estadual ou Municipal de Educação determinar que não sejam cumpridos o mínimo de 200 dias letivos e 800 horas, porque esta exigência está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 9394/96, artigo 24. E para que haja modificação nesta Lei depende de manifestação do Conselho Nacional de Educação. Ontem li na internet que o Ministro Haddad está encaminhando pedido, a este órgão, para reduzir os dias letivos, como também, hoje, li no Jornal Diário Popular, que a CNTE - Confederação Nacional dos trabalhadores em educação, que encaminhou ofício ao Governo Federal, para que o ano letivo seja reduzido de 200 dias para 180 dias em 2009. Aguardemos o pronunciamento do CNE.

No entanto, o que mais me preocupa neste momento é o perigo de contágio da Influenza H1N1, nesta semana fria e chuvosa, além do frio que os professores e alunos estão passando, porque as aulas devem ficar com portas e janelas abertas. Outro problema enfrentado é que os alunos que dependem de transporte escolar, não contam com este, até o dia 01 de setembro, visto que o município, como os demais municípios da AZONASUL decidiram prorrogar as férias até 01 de setembro, dessa forma não oferecem transporte escolar nesse período.

Como ficará a aprendizagem desses alunos? Como os professores poderão oferecer atividades a estes para que consigam aprender e acompanhar as atividades propostas neste período?

Infelizmente este ano letivo será prejudicado em decorrência desta pandemia, espero que possamos contornar todos estes problemas que aí estão e oferecer qualidade na educação neste segundo semestre, apesar de todos os problemas enfrentados, contamos com o entendimento e colaboração de todos.

Marilete Peres é professora estadual e municipal. Atua também no Conselho Municipal de Educação e é formadora do curso de Introdução a Educação Digital. Assina a coluna Amarrando Ideias, que aborda assuntos de interesse da cidade, em especial, a educação.

Nenhum comentário: