16 de ago. de 2009

Pirâmide Invertida - TV brasileira em guerra

Por Nadianne Momo
Colunista do Blog

Pedindo licença ao colega Tiago, vou usar este espaço nesta semana de uma forma diferente. A proposta de escrever aqui é de falar sobre a região, com um olhar atento e reflexivo, entretanto, como jornalista não posso me furtar de falar sobre a guerra que a TV brasileira está. É um assunto inerente e que merece uma análise.

A Rede Record e a Rede Globo estão em uma “peleia” linda se ver. Tudo começou na terça-feira a noite quando o Jornal Nacional exibiu uma matéria atípica de 10 minutos falando sobre possíveis fraudes do Bispo Edir Macedo, que é o dono da Record. No dia seguinte, foi o jornal da Record, apresentados por dois ex-âncoras do jornalismo da Globo que disparou uma defesa, deixando muitos brasileiros boquiabertos. A verdade é que a busca por audiência sempre existiu e a guerra, até então era limitada aos bastidores.

A Globo detém de fato o maior núcleo de comunicação do país e sempre se manteve líder. Assim como os demais canais de TV e imprensa de modo geral, participou de maneira ativa da construção e histórica política do país. Sem analogismos, a imprensa falada e escrita é parte fundamental da democracia, mas também em muitos casos, manipula e distorce sim, mas, cabe a nós expectadores ter aquele velho e útil senso crítico. É necessário saber “ler a TV”, “refletir o que se lê”.

As verdades precisam ser ditas: as novelas da Globo são as melhores e é quase impossível se disputar, mas...a novela Poder Paralelo na Record, que traz uma leitura fantástica e clara da política, drogas e polícia brasileira se não chegou lá, é uma produção a caminho das globais. Quem ainda não olhou um capítulo, fica a dica, dá logo depois da Caminho das Índias.

Em termos de entretenimento, confesso que procuro entender como alguém pode gostar e dar risada com o Casseta e Planeta, Zorra Total ou a Turma do Didi. Esses programas já estão ultrapassados e de nada aproximam-se com o leitor. Já a Record, com o Show do Tom ou com o Melhor do Brasil (no sábado às 17h) aborda o humor e a diversão de uma forma digamos, inteligente, afinal, nós brasileiros, no que me parece, estamos ficando um pouco mais cultos, ou não? É de se pensar, afinal, as surras da Melissa na Ivone (Caminho das Índias) e de Simone em Judith (Caras & Bocas) o povo adora! Inclusive eu!.

Vale eu dizer que assisto TV para me entreter, divertir. Parece contraditório para uma jornalista dizer isso, mas quando quero me informar busco outros meios, como jornais, livros, revistas e até Internet.

Nessa guerra de audiência fica claro que a Globo está perdendo, ou deixando de ganhar espaços. O faturamento da Record vem aumentando, sinal disso são as recentes contratações milionárias como do Gugu, Milena Seribelli, entre outros atores famosos e ícones do jornalismo como Ana Paula Padrão e Roberto Cabrini.

Quem ganha com isso? Os expectadores, nós! A busca por melhorias na programação para conquistar audiência só tende a melhorar a programação, até porque a própria guerra, já dá audiência. Por fim, vale lembrar que esta é uma análise superficial, há muitas relações de poder em jogo e não sou eu, pelo menos agora que vou dizer, afinal, religião e política, não se discute.

Nadianne Momo é jornalista com pós-graduação em gestão de pessoas. Nascida em Bagé, mas radicada no município vizinho de Candiota, assina a coluna Pirâmide Invertida, que abordará assuntos de interesse da região.


Nenhum comentário: