18 de ago. de 2009

Por alguns meses

No início deste mês, o governo do Estado de São Paulo resolveu colocar em prática a lei estadual que proíbe o consumo de cigarro em ambientes públicos fechados, como bares, restaurantes, enfim, como todos bem sabem.

Apesar de ter um índice de aprovação incrível para uma lei que proíbe alguma coisa (mais de 80% dos próprios fumantes aprovam a medida em SP) e não ser uma medida exclusiva dos paulistas, já que alguma outras cidades pelo Brasil tomam medidas semelhantes, não acredito muito no sucesso da lei. E o motivo é bem simples: no país da república dos interesses, muitos grandes vão sair perdendo com isso.

De uma forma ou de outra, a lei, caso se mantenha bem fiscalizada, fará com o que o consumo de cigarro diminua. E se a lei realmente pegasse, bem fiscalizada, com âmbito nacional, por exemplo, grandes empresas do ramo perderiam muito dinheiro. E no Brasil, isso não vai acontecer. É uma pena. Em um país onde a maioria das leis só serve para ferrar com a população, uma medida que colabore com a saúde das pessoas sempre é bem-vinda.

Não me levem a mal os fumantes, não sou contra o cigarro ou quem fuma. Cada um sabe o que faz de sua vida, sua saúde e seu bolso. Mas em ambientes fechados, quem está a volta dos fumantes acaba sendo mais prejudicado do que quem realmente fuma e isso, é inegável.

Enfim, é mais uma lei daquelas que serve para muita polêmica, muito alvoroço, mas que em breve deve cair no esquecimento. Basta ver o exemplo da lei que pune os motoristas pelo consumo de bebida alcoólica. Alguém ainda lembra dela?

Nenhum comentário: