21 de set. de 2009

Amarrando Ideias - Pinheiro Machado x Mercado de Trabalho

Por Marilete Peres
Colunista do Blog

No último mês fiquei a refletir sobre o mercado de trabalho de nosso município, principalmente no processo seletivo para contratação emergencial de auxiliares de serviços escolares e professores de Geografia, História, Matemática e Português/Espanhol para a rede municipal de ensino. Fiz parte da Comissão organizadora deste processo e fiquei impressionada com a quantidade de pessoas inscritas para auxiliar de serviços escolares, foram 149, para somente 6 vagas, sendo que 3 eram para as escolas Passo do Machado e São João Batista e tinha como exigência que residissem nessas localidades, porque não poderiam dispor do transporte escolar, devido ao horário de trabalho, isto fez com que ficasse reduzido a 3 vagas na zona urbana.

A exigência de habilitação era Ensino Fundamental incompleto, mas a grande maioria possuía Ensino Médio e houve inscritos com Ensino Superior. Dos classificados para as vagas das escolas da sede, 2 pessoas alcançaram a nota 95 e para a terceira vaga houve empate de 22 pessoas com a nota 90, tendo havido um sorteio para definir o sortudo que seria contemplado. Já para os professores, a grande maioria dos inscritos não era de nosso município, visto que não há habilitados para essas áreas aqui, o que se faz urgente mais cursos superiores na área educacional, para suprir as vagas existentes por pinheirenses, não querendo ser bairrista, não me entendam mal.

Como reflexão final, vejo como nosso município ainda oferece poucas vagas de empregos, quantos jovens e pessoas adultas desempregadas em nosso município! Olho para os meus alunos do 3º ano do Ensino Médio e fico pensando o que será deles a partir do próximo ano? Isto me angustia muito, porque cada vez mais vimos o número de habitantes diminuir, aí estão os dados do IBGE deste ano, porque nossos jovens, muitos sem querer, estão emigrando para outros municípios em busca de emprego, para continuarem seus estudos e mesmo sobreviver.

Espero que futuramente haja mais empregos e mais cursos que habilitem ou capacitem nossa população, para que tenhamos um município melhor e com mais qualidade de vida e consequente desenvolvimento social e econômico.

Marilete Peres é professora estadual e municipal. Atua também no Conselho Municipal de Educação e é formadora do curso de Introdução a Educação Digital. Assina a coluna Amarrando Ideias, que aborda assuntos de interesse da cidade, em especial, a educação.

3 comentários:

Niaia disse...

É Marilete, infelizmente a nossa realidade foi descrita no teu artigo.
Também fico muito preocupada com isso. Tenho em casa um exemplo, pois meu filho precisou ir embora pra se formar naquilo que ele gosta e, que infelizmente, nossa cidade não oferece.
Pergunto todos os finais de semana: "cadê nossa gurizada". Antigamente a praça, nos finais de semana, estavam sempre abarrotadas deles. Foram embora...
O desemprego está em toda a parte, mas como moramos e somos daqui, nossa preocupação maior é com nossa gurizada.

marcelão disse...

Por que as autoridades politicas nãotrazem para Pinheiro Machado uma Faculdade Federal ou Estadual?Espaço fisico tem,e por que não mais fabricas obvio, que não poluam o meio-hambiente.É só dar incentivos fiscais.

Unknown disse...

é....e a saudade dói.....muitos tiveram que sair de pinheiro para serem aluem na vida. (so um exemplo vivo) e comigo aki tem mais 4.
claro que a culpa tambem é nossa,pois nao seguimos estudando,mas nao podiamos deixar esse "cavalo encilhado" passar.

mas nao ha açao sem reaçao, vindo para ca,nos afastamos de parentes a amigos, onde ja nao sao tao amigos assim, a distancia atrapalha e muito;e hoje tenho contato com eles (amigos) apenas pelo msn ou orkut,mesmo assim nao sabemos do dia-dia deles, e muitas vezes nao sabemos o que anda acontecendo por ai.

mas a vida segue, e se um dia pinheiro melhorar, prometo voltar e com muito orgulho...

abraço a todos.