23 de set. de 2009

Buscando Rumos - Chance perdida

Por Luiz Henrique Chagas da Silva
Colunista do Blog

O que vimos nesta Semana Farroupilha foi uma grande chance perdida. Uma grande chance de termos as dependências do CCTG Lila Alves completamente lotadas, mas deixamos escapar, pois com Piratini não realizando a sua tradicional Semana Farroupilha repleta de shows com cantores e grupos renomados, tinha que ter sido puxado para Pinheiro, no mínimo, algumas apresentações.

No entanto, nos informam que esse não foi o desejo do CTG, que optou por poucas apresentações artísticas, o que, no meu entender, é o que deve ser preservado e incentivado nesta época. O que está acontecendo com o nosso tradicionalismo? Será que alguém é capaz de me responder? Estamos perdendo a nossa identidade, não há mais respeito com a Semana Farroupilha, nem consideração com uma entidade que um dia sonhou em preservar nossa cultura e nossa tradição.

Acho que grande parte deste problema está na falta de recursos financeiros. Não há como suportar uma semana inteira, organizar piquetes, gastar com preparativos para desfile, sem que as instituições tenham algum tipo de compensação financeira. Os organizadores são sempre os mesmos, ano após ano, e o que se pode ver foi a queda de qualidade do nosso desfile de cavalarianos, já reconhecido no Estado como um dos melhores (senão o melhor), o mais autêntico do Rio Grande do Sul, na medida em que já tivemos nove piquetes com temas e este ano, somente quatro.

Em viagem a Pedro Osório, me falaram de um fato que me deixou perplexo. Teria acontecido no Lila Alves um verdadeiro atentado aos princípios da nossa cultura e tradição, um desrespeito a característica do gaúcho: A HOSPITALIDADE.

Segundo fui informado, quando dois grupos de dança daquela cidade chegaram a Pinheiro Machado, teriam sido questionados de quem os havia convidado, "que o CCTG Lila Alves não os convidara e se teriam vindo de avião para poder trazer tanta gente". Se de fato isto aconteceu, é profundamente lamentável e digno de que nos desculpássemos com os tradicionalistas de Pedro Osório.

Luiz Henrique Chagas da Silva Henrique é editor do Blog Tu Já Sabia e radialista nas horas vagas. Nascido em Herval, mas pinheirense por opção, assina a coluna Buscando Rumos.

Um comentário:

Luciano Goulart disse...

Eu acho q a prefeitura deveria diminuir algumas verbas do carnaval e destinar a semana farroupilha,carnaval é uma festa popular brasileira mais alem de brasileiros "semo" gauchos e deveriamos onrar nosso pago.