2 de set. de 2009

Buscando Rumos - Semana Farroupilha

Por Luiz Henrique Chagas da Silva
Colunista do Blog

Um dos piquetes tradicionalistas da nossa cidade e que tem apresentado belíssimos temas, confirmou que não apresentará ou desenvolverá qualquer temática neste ano, resumindo-se a desfilar com cavalarianos levando a bandeira do Piquete.

As razões apresentadas são bastante convincentes e trazem relação direta com conseqüências que tem sofrido em razão de sua dedicação ao tradicionalismo, mas abordaremos este tema posteriormente, quando tivermos maiores detalhes e a situação definitiva das questões, restando lamentar, pois temos a certeza de que nosso desfile perderá muito, e, ainda que extra-oficialmente, fala-se que somente quatro piquetes apresentarão temas. Nosso desfile sofrerá uma queda considerável de qualidade e acredito que isto deve ter uma relação muito grande com a propagação da gripe “A”, que trouxe a incerteza da realização do evento.

Fontes ligadas a um dos Piquetes que desenvolverá tema informou-nos que não haverá premiação por parte do CCTG, restando tão somente a premiação atribuída pela Câmara Municipal de Vereadores. Isto representa um retrocesso significativo na qualidade daquilo que se encaminhava para ser um diferencial da nossa Semana Farroupilha, mas com os tempos atuais, em que não há dinheiro para nada, não é de se estranhar que os Piquetes passem por dificuldades e não possam organizar um tema.

A Loja Maçônica Luz e Ordem II desta cidade, estará realizando no dia 14 de setembro, a partir das 19:30 horas, a rua Israel Azambuja nº 34, uma sessão Magna Especial alusiva a Semana Farroupilha, oportunidade em que será prestada uma homenagem a família “Lila Alves”, da qual pode-se afirmar, fertilizou a semente para o desenvolvimento da tradição gaúcha em nosso município, com a doação do terreno onde está a sede do CCTG, com participação constante e efetiva dos “Alves” em todos os atos de culto a epopéia farrapa, enfim, por tantas outras razões que são do conhecimento de todos.

A Sessão Magna Especial fará uma homenagem ressaltando o trabalho daqueles que, mesmo não o sabendo, contribuíram ou contribuem para perpetuar as realizações de um dos mais ilustres maçons gaúchos, Bento Gonçalves da Silva, Mestre Maçon, Irmão Sucre. Pelo que se viu no ultimo dia 29 no CCTG Lila Alves teremos verdadeiros espetáculos em grupos artísticos, pois o grupo de danças coordenado pelo professor Cândido, ainda que sem aquele entusiasmo próprio da Semana Farroupilha, apresentou tamanha desenvoltura, beleza e graça, com os pares verdadeiramente dançando e não somente cumprindo coreografia e tão pouco com saltos que mais parecem balé russo, que causaram ótima expectativa.

Ah! Existe uma menina nesse grupo que deveria ganhar um troféu destaque, pela leveza, harmonia e beleza de seus movimentos, verdadeiramente flutuando na coreografia, não sei o nome, mas me informaram que é filha da Rita Larosa.

Luiz Henrique Chagas da Silva Henrique é editor do Blog Tu Já Sabia e radialista nas horas vagas. Nascido em Herval, mas pinheirense por opção, assina a coluna Buscando Rumos.

Um comentário:

Niaia disse...

É uma pena mesmo, pois é uma das nossas festas mais tradicionais.