12 de set. de 2009

Cotidiano Pinheirense

Curioso: o relógio tem algarismos romanos. Mas onde assinala as 4 hs, está grafado com IIII e não com IV, como seria correto. Está na parede da sede da estância do falecido Aluisio Borges Silveira da Rosa, no interior do município.


Este espaço é assinado pelo advogado pinheirense Laudelino Cunha de Moura Jr,
que apresentará aqui fotos curiosas de lugares e objetos espalhados pelo município.

12 comentários:

helena disse...

O espaço é interessante, só que a foto não tem nada de curioso, porque as duas formas são aceitas. A versão romana que surgiu primeiro e a com o numeral IIII, versão que é usada até hoje,nos cinco continentes, por vários fabricantes de relógios inclusive em alguns modelos da suiça Rolex. O princípio de subtração, que está por trás da forma IV(IV=V-I)é um conceito que surgiu posteriormente.
O IIII deixa o relógio mais equilibrado esteticamente, as primeiras quatro horas são representadas pelo I (I,II,III,IIII) as quatro seguintes utilizam o V(V,VI,VII,VIII) e as últimas pelo X(IX,X,XI,XII), mais simétrico que isso seria impossível.
O uso continuado do IIII também está ligado a origem religiosa. O nome do Deus romano Júpiter é grafado em latim como Ivupiter e para não usar as iniciais(IV)do Deus em vão os romanos optaram por manter a velha forma do IIII, opção que se espalhou pelo Velho Continente e chegou nas Américas.

Gislene Farion disse...

Vivendo e aprendendo... Não sabia dessa e nunca tinha visto o "IIII".

Unknown disse...

Também nunca tinha me deparado com esse "IIII". Eu achei um tanto curioso, sim.

Google disse...

É eu que disse isso para helena.

Joao Faria disse...

Q guria estudiosa fez pos e doutorado em numeros romanas!!!

Unknown disse...

A postagem da foto já valeu pela aula da Helena. Agora, continuo achando a foto curiosa.

PINHEIRO FUTSAL disse...

A explicação dá Helena foi boa, mas mesmo assim a foto é um tanto quanto curiosa, eu mesmo, por exemplo, nunca tinha reparado neste "detalhe simples" do relógio.

brunobarao disse...

bá essa coluna vai ser boa!

marcelo souto disse...

hahahahahaahahahahaaa, gostei do comentario do pai de todos virtual. google, hahahaaaaa

Unknown disse...

Vejam só! Meu velho pai jamais pensou que um dia o relógio seria motivo de tanta conversa hehehehe!!! Particularmente, ele me remete aos tempos de infância. Lembro das noites em que o sono não vinha... a coruja piava lá fora e o relógio badalava a hora exata!!! Era assombroso pra mana Marlene e pra mim... Hoje, ele é mais um bem precioso que meu pai deixou e cuidamos com tanto carinho... Meu amigo Moura Jr está correto, quanto a curiosidade do numeral... Um abraço, amigo e apareça sempre no Rincão do Velho amado!!!

Unknown disse...

Atenção pessoal!!!!!!! O primeiro que adquirir um Rolex, me conta sobre a forma do numeral, combinado???

Murilo Lima disse...

Já vi muitos relógios antigos em que o número 4 aparece assim com tres riscos em lugar do "IV". Temos um na fazenda. Creio que era costume antigamente. Busque no Google Images: "relógios antigos". Aparecem diversos modelos com esse detalhe.