9 de set. de 2009

Ovinocultores recebem boas notícias em Pinheiro Machado

Um grupo de 30 pequenos produtores de ovinos esteve reunido no último sábado com o deputado federal Fernando Marroni (PT) no interior de Pinheiro Machado. Organizados em uma nova associação que pretende reunir mais de 500 criadores, os pecuaristas buscam alternativas para a valorização da produção no município.

A maior dificuldade enfrentada pelos ovinocultores é a baixa valorização da carne e da lã produzidas nas pequenas propriedades. Devido à falta de estrutura e à necessidade de lidar com intermediários para escoar a produção, centenas de famílias sentem-se desestimuladas a investir no rebanho. “Temos capacidade de produzir mais e com qualidade. O problema é que hoje não podemos contar sequer com um local para abater as nossas ovelhas por um preço justo”, lamentou Mário Alfredo Mendes de Lima, um dos organizadores da associação.

Lima refere-se às condições do atual contrato do frigorífico municipal. Segundo os criadores, o preço pago para abater um animal no local é alto e o valor da carne no mercado acaba não compensando. Além disso, a exploração do matadouro público está nas mãos de uma única pessoa. Marroni afirmou que o contrato precisa ser revisto e que o frigorífico deve beneficiar a todos de maneira justa. “É necessário rever as condições do atual contrato e, se necessário, rescindi-lo. Não é possível que a cidade conhecida como capital da ovinocultura viva esta situação”, disse.

Segundo o deputado, apoio para impulsionar a atividade não irá faltar. O objetivo é fazer com que a associação possa agregar valor a todos os produtos oriundos da ovinocultura, movimentando a economia local. “Verba existe. Se não conseguirmos via programas ministeriais, destinarei uma emenda ao orçamento com os recursos necessários para melhorar a estrutura e aparelhar o frigorífico. Afinal, são mais de 500 famílias que valorizarão seus produtos e incrementarão um setor que faz parte da cultura e da história dos pinheirenses”, completou Marroni.

Nos próximos dias, Lima e uma comissão de ovinocultores da associação irão discutir com o prefeito Luiz Fernando Leivas o atual contrato do frigorífico. “O mais difícil está feito, que é organizar os criadores. Agora vamos trabalhar para que nossa atividade seja valorizada”.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Deputado Fernando Marroni

Nenhum comentário: