5 de set. de 2009

Pirâmide Invertida - A política regional online

Por Nadianne Momo
Colunista do Blog

Quando usamos o termo política, não nos referimos apenas a questão partidária mas também, como diz o dicionário “denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta arte aos negócios internos da nação (política interna) ou aos negócios externos (política externa)”, entre outras definições.

Por muitos anos nossa região, infelizmente, permaneceu inerte. O pensamento, a opinião e o posicionamento crítico, pertencia a apenas uma minoria elitizada. O desenvolvimento entretanto, trouxe novas “cabeças” e um horizonte, principalmente de jovens se abriu de uma forma interessante e ascendente.

Nossa geração de 20 a 30 e poucos anos está cada vez mais atenta para a realidade e política local. Tanto é que jovens como blogueiro deste espaço, Tiago, protagoniza este digamos, novo fenômeno da Internet que são os blogs escritos com desprendimento, consciência crítica e até mesmo filosofia.

No mesmo patamar está meu amigo Pablo Lima, com o Teclando 7, o vereador do PTB de Hulha, André Araújo (Bexiga), com o Blog do Bexiga, a jornalista lavrense Maria Júlia, com o Cozinha Rutz, a bageense jornalista Marcela Mello, com o Imprensa Legal, entre tantos outros que merecem destaque e parabéns e o próprio blog de Hulha, que mesmo anônimo, discute a cidade.

É a política regional online e que bom que mais e mais jovens usem mais desta ferramenta que nos dá uma leitura tão argumentada do mundo em que vivemos.

Nadianne Momo é jornalista com pós-graduação em gestão de pessoas. Nascida em Bagé, mas radicada no município vizinho de Candiota, assina a coluna Pirâmide Invertida, que abordará assuntos de interesse da região.

Nenhum comentário: