30 de jun. de 2009

Buscando Rumos - Coronéis sem academia

Por Luiz Henrique Chagas da Silva
Colunista do Blog

O Supremo Tribunal manifestou-se recentemente, considerando que não é necessária formação superior para o exercício da profissão de “jornalista’, sendo que um dos votos, o Ministro exteriora que não pode a comunicação prescindir de verdadeiros talentos para escrever, falar ou qualquer outro meio de comunicação e que o fato de não possuírem curso superior não os exime da responsabilidade sobre tudo aquilo que escrevem, falam ou por qualquer meio manifestam.

Não tenho formação superior, mas ainda assim, sinto-me no direito de não concordar com o posicionamento do STF, na medida em que parece que estamos primando pela falta de qualificação para o exercício de uma determinada profissão (jornalista), e traçando um paralelo, poderia alguém atuar no ramo do direito, isto é, ser advogado, sem ter freqüentado um curso superior? Ou ainda, alguém assumir a responsabilidade por uma obra, sem que conheça engenharia? Acho que o paralelo é procedente, o que você acha?

Guardadas as proporções, estamos voltando aos velhos tempos, em que em regiões distantes, designavam-se delegados e coronéis, que nada sabiam de direito, legislação ou quaisquer técnicas policiais, a não ser a agressão corporal em busca de uma confissão, simplesmente se julgavam capazes de aplicar a Lei e exercer uma profissão da qual nada conheciam.

Este era o meu posicionamento até tomar conhecimento das manifestações de um cidadão chamado “Chico Lang’ a respeito dos gaúchos. Realmente os Ministros tinham razão: para trabalhar em televisão (determinados canais) não precisa formação superior, basta ser preconceituoso, ciumento, e não conseguir absorver as glorias de povo que não se destaca por razões pequenas: Grandes Presidentes; Políticos de conduta irretocável; e no futebol, bem ai esta a mágoa dele, títulos mundiais, internacionais, nacionais, equipes que, embora com poucos recursos financeiros, se destacam sempre pela garra e dedicação, legado de um sangue que não aceita mordaça e algemas.

Você conhece CHICO LANG? Sabe quem é CHICO LANG? Só sei que trabalha numa emissora de televisão. Troque de canal ao ouvir este nome. ELE ODEIA GAUCHOS...

IMPORTANTE: Não compre de particulares, produtos muito abaixo do preço, podem ser objeto de furto para comprar droga. Ajude a combater este veneno que mata física e moralmente!


Luiz Henrique Chagas da Silva Henrique é editor do Blog Tu Já Sabia e radialista nas horas vagas. Nascido em Herval, mas pinheirense por opção, assina a coluna Buscando Rumos.

Diretor do DAER confirma: obras começam em julho

Na reunião/almoço realizada nesta segunda-feira no Parque Charrua, em Pinheiro Machado, o diretor administrativo do DAER, Jorge Alberto Xavier Hias, confirmou que as obras de pavimentação da RS 608 deverão começar mesmo ainda na primeira quinzena de julho, como previsto.

Segundo Dias, como também havia sido noticiado anteriormente, as obras devem ser realizadas, inicialmente, em duas frentes: no trecho que se inicia junto à BR 293, onde já foi realizada uma preparação e pré-compactação do solo, alguns anos atrás, quando havia a possibilidade de início das obras, deverá ser dado andamento ao trabalho de asfaltamento.
Já no trecho próximo a Pedras Altas, deverá ser iniciado o processo de preparação do solo.

Como autoridades e moradores das duas localidades "disputavam a honra" de ver as obras se iniciarem em seus respectivos municípios, a decisão deverá agradar a gregos e troianos.

Será que agora vai mesmo? Bom, quando as máquinas e o pessoal estiverem trabalhando, a gente acredita.

Sorteio de Ingressos: Nosso Jeito no Bistrô

Nesta sexta-feira, dia 03, o Bar Bistrô, também conhecido como o Bar do Marcelinho, promove mais uma festa, com animação do Grupo Nosso Jeito.
A festa terá início às 23h e haverá diferenciação nos valores dos ingressos de acordo com o horário (clique no cartaz para ampliar).

Além disso, até a meia-noite, tem quentão liberado e cerveja de litrão por apenas R$ 3,00.

O Blog Eigatimaula! sorteará dois ingressos para esta festa. Para concorrer, é simples: basta postar um comentário em alguma das postagens publicadas entre esta terça-feira e a próxima sexta-feira.

Não esqueça de colocar seu nome completo.
Os ganhadores serão divulgados aqui no blog às 20h da próxima sexta-feira, dia 03. Participe!

29 de jun. de 2009

Aulas voltam ao normal

Depois de suspender as aulas como medida preventiva contra a gripe Influenza A, as autoridades locais resolveram liberar as escolas à partir desta terça-feira no município.

Apesar de alguns boatos, nenhum caso suspeito da doença no município foi confirmado pela Secretaria Municipal da Saúde até esta segunda-feira. Entretanto, os mais precavidos recorreram às farmácias locais e compraram várias máscaras procurando se proteger do possível contágio.

De qualquer forma, a situação é de precaução no município. Mesmo não tomando mais nenhuma medida de forma oficial, as autoridades aconselham a população a evitar aglomerações.

Ainda nesta segunda, as unidades do ESF começaram a distribuir a população um informativo, com uma breve explicação sobre a doença e alguns cuidados que devem ser tomados.

Cacimbinhas enfrentou o Pedras Altas

Em confronto amistoso disputado na cidade vizinha de Pedras Altas, o Cacimbinhas conseguiu dois bons resultados enfrentando o time da casa. Na categoria veteranos, o confronto acabou não acontecendo.

Entretanto, na categoria suplentes, o Cacimbinhas acabou vencendo por 2x1, com gols de Arionaldo e Fábio. Sardinha descontou para a equipe local. Nos titulares, o jogo acabou empatado em 2x2.
Novamente Arionaldo, duas vezes, marcou para os pinheirenses. Tilica, também duas vezes, anotou para os pedrasaltenses.

Colaboração e foto: Vágner Brazeiro

Cartola FC: Resultado da rodada

O melhor desempenho da 8ª rodada do Cartola FC na Eigatiliga foi da equipe Grêmio Milhor, do cartola Renan Vieira, que marcou 88,70 pontos.

Com a última rodada do mês de junho, saiu o 2º campeão mensal: a equipe Fomes F.C., do cartola Bruno Barão, com 314,45 pontos no mês.

Entretanto, depois destas 8 rodadas, o FC Eigatimaula permanece na liderança da liga, que já conta com 51 participantes, na classificação geral.

Confira os 5 primeiros colocados do mês de junho:

1º - Fomes F.C. (Bruno Barão) - 314,45
2º - Mesko F.C. (Vinícius Mesko) - 293,53
3º - Grêmio Milhor (Renan Vieira) - 292,95
4º - Xambra SF (Thiago Bessa) - 277,79
5º - FC Eigatimaula (Tiago Fagundes) - 277,50

Confira os 5 primeiros colocados da temporada:
1º - FC Eigatimaula (Tiago Fagundes) - 557,88
2º - Tigres' (Rafael Leão) - 520,68
3º - Xambra SF (Thiago Bessa) - 518,50
4º - Corona Real (Yan Resing) - 509,13
5º - Fomes F.C. (Bruno Barão) - 501,65

Campeão de Maio: FC Eigatimaula (Tiago Fagundes) - 280,38 pontos
Campeão de Junho: Fomes F.C. (Bruno Barão) - 314,45 pontos

Conselheiros Tutelares começam treinamento

Foto: Anna Paula Ávila
Eleitos no último domingo de maio passado e empossados na semana que passou, os novos conselheiros tutelares de Pinheiro Machado começaram, segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal, um treinamento envolvendo assistente social, psicóloga e enfermeira do quadro funcional do município visando tomar ciência das atribuições do mandato, que estará em vigor até 2012.

Atualizado em 29/06 - 18:42h
Saiba mais sobre a eleição.

27 de jun. de 2009

Cacimbinhas disputa mais um amistoso

Neste domingo, a equipe do Cacimbinhas disputará mais um amistoso, em preparação para um possível Campeonato Municipal de Futebol.
O confronto será realizado em Pedras Altas, contra a equipe local, em três categorias: veteranos, suplentes e titulares.

O ônibus que levará os atletas parte da sede do clube, às 9h.

Colaboração: Vágner Brazeiro

26 de jun. de 2009

Autoridades locais agendam reunião com o DAER

Autoridades e entidades dos municípios de Pinheiro Machado e Pedras Altas convocaram uma reunião para a próxima segunda-feira, dia 29, no Parque Charrua, que contará com a presença do Diretor Administrativo do DAER, Jorge Alberto Xavier Dias.

Em pauta, a pavimentação da RS 608, anunciada pelo governo do estado e com início das obras previsto para estes dias. O principal objetivo é tomar ciência da situação atual do processo.
A reunião também deverá contar com a presença do Deputado Federal Cláudio Diaz (PSDB).

Pirâmide Invertida - O jornalismo em nossa região

Por Nadianne Momo
Colunista do Blog

Como jornalista formada, jamais deixaria de me manifestar sobre o tema polêmico que tomou proporção nacional na última semana: o STF derrubou a obrigatoriedade do diploma para o exercício da função de jornalista. Na mais pura verdade daqui para a frente, qualquer um poderá dizer que é jornalista, mas poucos poderão dizer que são bons jornalistas.

Em nossa região, anualmente a Urcamp forma profissionais. Alguns excelentes, outros nem tanto, como acontece em qualquer profissão. Há bons e maus jornalistas assim como bons e maus advogados, médicos, arquitetos e engenheiros. Como em qualquer decisão há pros e contras. Para quem não sabe, o curso superior de Comunicação Social dura quatro anos, ou seja, oito semestres, estudando redação, teorias, semiótica, informática, planejamento gráfico, filosofia, sociologia, tudo para que o jornalista se torne um profissional com ampla visão de mundo, crítico, indignado, curioso, criativo e ainda, pagando caro por isso, mensalidades valiosas. Parabéns para que é tão autodidata e suficientemente inteligente para aprender e pôr em prática tudo sozinho, sem um mestre. Eu não sou. Eu não fui, por isso fiz faculdade e mais, faria tudo de novo.

Ser jornalista ao contrário do que os “ditos jornalistas” dizem não é só ter habilidade com as palavras, senão os profetas de Cristo formariam uma equipe de redação. Ser jornalista é ter um amplo e diversificado olhar sobre o mundo. É ter aquelas noções de psicologia que faz com que saibamos identificar se uma fonte está mentido ou não em uma entrevista através da sua comunicação corporal. É saber construir um texto colocando o lead de maneira correta e as impressões do repórter que não fazem o texto se parecer com uma ata mas sim uma construção do jornalismo interpretativo. O que é notícia? Que bom que todo mundo soubesse que há critérios como o ineditismo, improbabilidade e proximidade. Se soubesse que é box, retranca, bigode, pirâmide invertida, release, então para que os jornais?

Na minha infância adorava desenhar plantas de casas, prédios e etc, mas nem por isso me considero arquiteta. Conheço bem meus direitos trabalhistas e de consumidora, mas nem assim me considero advogada. Agora dizer que saber escrever e ter intimidade com as palavras é o requisito suficiente para ser jornalista, por favor, é muita pretensão!. Com todo o respeito aos não formados que exercem a profissão, e aliás há excelentes no mercado, ser jornalista é mais. É fazer um texto sem se enredar e ouvir as duas partes utilizando o release como base e não como cópia, usar fontes de peso, buscar sempre o furo e querer sair da frente, elaborando textos que de alguma forma influencie pessoas.

Na região temos exemplos formados na Urcamp. Dionana Mello, repórter da ZH na região metropolitana; Marina Lopes representante da ZH na fronteira Oeste; Fábio Shafner da ZH em Brasília; Márcia Marinho, assessora do deputado Afonso Hamm, entre outros além dos mestres que lá ensinaram como Fifa Quintana que por muitos anos assessorou Pedro Simon; Cárlida Emerin, uma das poucas doutoras na área que hoje é coordenadora do Curso de Comunicação da Unipampa em São Borja e teve sua tese premiada em nível nacional. E ainda as vozes que entrar pelo rádio em nossas casas todos os dias, Emanuel Muller e João Vicente Gallo formados, que ilustram a maior rádio da região, a Difusora AM. Gostaria de falar de mais colegas e amigos, mas são muitos e que só posso dizer para quem este artigo tiver a oportunidade de alcançar: “Força. Somos jornalistas de fato, direito e capacidade e não meros conhecedores da arte de se comunica. Sempre tem lugar para quem é bom”.

Citei tantos nomes de formados de sucesso e reconhecimento, agora por favor, cite no mínimo cinco não formados da região com o tamanho patamar...

Abraços
Nadiane Momo
Jornalista

Nadianne Momo é jornalista com pós-graduação em gestão de pessoas. Nascida em Bagé, mas radicada no município vizinho de Candiota, assina a coluna Pirâmide Invertida, que abordará assuntos de interesse da região.

25 de jun. de 2009

Aulas estão suspensas nas escolas municipais

Em reunião nesta manhã na Prefeitura Municipal, o executivo pinheirense decidiu por suspender as aulas nas escolas municipais nesta sexta e na próxima segunda, como medida preventiva à gripe Influenza A.

Segundo o prefeito Luiz Fernando Leivas, o período será usado para que as autoridades no município possam analisar o desdobramento da questão em nível regional. "Esta medida está sendo tomada para resguardar as nossas crianças", destaca.

O Secretário da Saúde, Paulo Fernando Martins, observa que apesar de ainda não ser registrado nenhum caso ou até mesmo suspeita da gripe no município, trata-se apenas de uma medida preventiva, sem que haja necessidade de preocupação por parte da população. "Estamos em contato a todo o momento com a coordenadoria de saúde e qualquer dado novo será informado imediatamente à população".

Segundo a Prefeitura, as Unidades da Saúde da Família estão orientadas para passar as informações necessárias à população.

Cena curiosa

Foto: Tiago Fagundes
No final da manhã desta quinta-feira (25), esta cena curiosa chamou a atenção de quem andava pelas ruas, principalmente, no centro da cidade. Em vários locais, onde existem alguns "tampões" que dão acesso a rede de água da cidade, a água simplesmente transbordava, como na foto acima.

Segundo um funcionário da Corsan, a companhia estava realizando uma limpeza na rede de distribuição, o que é feito periodicamente e se fez ainda mais necessário pela falta de água que aconteceu na cidade na tarde/noite desta quarta-feira, o que fez com que água ficasse um tanto suja no retorno do abastecimento.

Frio volta com força

Oficialmente iniciado no último domingo, o inverno veio com força nesta semana. Nesta madrugada, Pinheiro Machado teve a mínima se aproximando da mais baixa registrada nesse ano: 2,9º.

Até o momento, a temperatura mais baixa em 2009 no município aconteceu no dia 3 deste mês, quando foi registrado 2,3º.

24 de jun. de 2009

Agenda de Festas

Festa e eventos do final de semana pinheirense:

Sábado - 27/06
Local: CSE Luz e Ordem
Animação: Os 4 Irmãos
Horário: 24h

Domingo - 28/06
Local: CSE Luz e Ordem
Animação: Bailinho/Millenium e Música ao Vivo
Horário: Pós 21h

Município alcança meta contra a polio

Na 1ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, Pinheiro Machado alcançou com folga o índice pretendido pelo Ministério da Saúde.

Até esta quarta-feira, no total, foram vacinadas 817 crianças, chegando à 103,42% da população alvo, sendo que a meta do Ministério era de 95%. Em relação ao índice alcançado no Brasil, o município teve um ótimo desempenho: apenas 79,04% das crianças foram vacinadas no território nacional, até o momento. A campanha vai até a próxima sexta-feira.

A 2ª fase acontece no dia 22 de agosto.

Buscando Rumos - Funcionalismo Público

Por Luiz Henrique Chagas da Silva
Colunista do Blog

Comenta-se na cidade, não sei se procede a informação, acredito e espero que não, que o Executivo Municipal estuda a possibilidade de extinguir o direito dos servidores municipais de incorporar a Função Gratificada exercida em períodos superiores a dois anos. Custa-nos a crer que tal fato seja verdadeiro. Ficou claramente comprovado que tais incorporações não representam despesas significativas ao erário público se comparadas a outras realizadas pelo Executivo com pessoal. Na oportunidade em que conseguimos a aprovação junto a Câmara Municipal da alteração da Lei, restituindo este direito, dizia-se que a Prefeitura não teria como pagar, pois bem, todos os que tinham direito foram atendidos e não houve comprometimento algum das finanças públicas.

Deixamos na memória do computador da Secretaria da Administração dois Projetos de Leis prontos: Alteração do Numero de Triênios e Abono Permanência aos servidores, ambos não foram encaminhados ao Legislativo em respeito a legislação eleitoral, mas que podem perfeitamente serem viabilizados agora. O primeiro virá a corrigir uma injustiça com os servidores que para não serem prejudicados em suas aposentadorias precisam permanecer por tempo superior a trinta anos em serviço ativo, e não raramente chegam a mais de trinta e três anos, perdendo só ai, um triênio, isto é cinco por cento sobre seus vencimentos básicos. O segundo permitirá que servidores com tempo hábil para aposentadoria possam permanecer no serviço ativo, deixando de contribuir para o sistema previdenciário próprio – FAPS, assumindo o Executivo esta obrigação adicionada a parte patronal, além de outras alterações, que em suma, permitiria a Prefeitura Municipal contar com servidores eficientes em seu quadro por mais tempo, havendo, claro, a concordância dos mesmos.

Os funcionários públicos municipais, do maior ao menor escalão, são merecedores de especial atenção, não só por suas capacidade de doação ao serviço público, competência, mas também pela abnegação com exercem suas atribuições.


Luiz Henrique Chagas da Silva Henrique é editor do Blog Tu Já Sabia e radialista nas horas vagas. Nascido em Herval, mas pinheirense por opção, assina a coluna Buscando Rumos.

23 de jun. de 2009

Prefeito acusa a oposição

À exemplo do que aconteceu em episódios como a manifestação pública contra a administração, que acabou contando com pouquíssimas pessoas, o prefeito Luiz Fernando Leivas (PT) acusou a oposição de seu governo como responsável pela paralisação dos funcionários terceirizados da Secretaria da Saúde.

Em entrevista ao Jornal A 1ª Folha, Leivas diz que a oposição está tentando criar mais uma crise artificial. "O movimento foi articulado pelos vereadores de oposição, que aproveitaram a ausência do prefeito e do secretário de saúde, ambos, em viagem. Isso mostra o despreparo e a intolerância daqueles que tiveram 12 anos para resolver os problemas da cidade e agora cobram que resolvamos em 6 meses".

Infelizmente, é mais um assunto que acabou se tornando uma batalha política.

Carga de cigarros é roubada no município

Na manhã desta segunda-feira, uma carga de cigarros de uma empresa do gênero foi roubada por assaltantes na BR 293, próximo à Fábrica de Cimento.

Segundo informações do Jornal Minuano, o motorista do veículo foi abordado por um Honda Civic preto, quando dois assaltantes encapuzados o renderam. Apontando uma arma para a vítima, um deles fez com que o motorista entrasse em uma estrada secundária, quando carregaram a carga para o veículo usado.

Segundo a vítima, apenas uma pequena parte da carga restou.

Ainda sobre a paralisação...

Lendo a edição da última sexta-feira do Jornal Diário Popular, descobri mais uma versão para o atraso no pagamento dos funcionários terceirizados da Secretaria da Saúde em Pinheiro Machado.

Primeiro, se dizia que o problema era burocrático, pois faltaria dotação orçamentária para o pagamento. Em seguida, o prefeito Luiz Fernando Leivas declarou que na verdade, o que faltava era dinheiro, pois teria acontecido um atraso no repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Lendo a matéria citada, o Secretário da Saúde Paulo Fernando Martins diz que na realidade, o que atrasou foi o repasse da verba federal que remunera os profissionais da saúde.

Um tanto confuso... Bom, de qualquer forma, até o início da tarde desta segunda-feira, o Projeto de Lei para realização do pagamento ainda não havia dado entrada para votação no Legislativo Municipal. Como existe um processo burocrático para a realização do pagamento, parece que vai demorar mais alguns dias.

22 de jun. de 2009

Ineficácia no combate ao abigeato vira manchete

O crescimento do abigeato na região, especialmente em Pinheiro Machado, foi tema de duas matérias nas últimas edições do Jornal A 1ª Folha. Na primeira delas, o policial rodoviário Magnus Miranda fala, incorformado, sobre a falta de condições de trabalho para combater o crime na região.

Magnus relata o que muitos na cidade sabem: a PRF, por exemplo, trabalha com apenas um policial por dia, já que o efetivo é reduzidíssimo e tem de ser respeitado o turno de trabalho dos policiais. Como realizar abordagens e barreiras, por exemplo, com apenas um policial?

Mas não é só na PRF que faltam policiais no município. A Brigada Militar, bem equipada neste primeiro semestre, quando chegaram veículos e equipamentos, também sofre com a falta de policiais. Certa noite dessas, um amigo meu até fez um comentário, quando disse à ele que estariam chegando veículos para o combate específico ao abigeato: "Daqui há alguns dias, vai ter um carro pra cada brigadiano em Pinheiro".

Claro que a culpa não é dos policiais, que além de receberem pouco, no caso da Brigada Militar, ainda tem de cobrir um município com mais de 2200 km² com menos de 15 homens.

Cabe ao governo agora, que equipou as cidades da região para combater o crime, tratar de destinar policiais para a cidade e região para fazerem uso dos recursos e buscar uma forma de ao menos amenizar a situação. Caso contrário, servirá apenas para engrossar aqueles encartes em época de campanha eleitoral com as benfeitorias realizadas pelos candidatos.

Cartola FC: Resultado da Rodada

O melhor desempenho da 7ª rodada do Cartola FC na Eigatiliga foi da equipe Vamo Subi Lobo, do cartola Patrick Peraça, que marcou 76,36 pontos.

Depois destas 7 rodadas, o FC Eigatimaula continua na liderança da liga na classificação geral.

Confira os 5 primeiros colocados do mês de junho:

1º - Tigres' (Rafael Leão) - 232,10
2º - Fomes F.C. (Bruno Barão) - 232,07
3º - Xambra SF (Thiago Bessa) - 216,68
4º - Vexame E.C. (Julio Peraça) - 215,53
5º - FC Eigatimaula (Tiago Fagundes) - 215,43

Confira os 5 primeiros colocados da temporada:
1º - FC Eigatimaula (Tiago Fagundes) - 495,81
2º - Tigres' (Rafael Leão) - 477,06
3º - Xambra SF (Thiago Bessa) - 457,39
4º - Corona Real (Yan Resing) - 455,53
5º - Vexame E.C. (Julio Peraça) - 447,23

20 de jun. de 2009

Vereador pinheirense fala sobre os problemas na saúde

Foto: Divulgação
Nesta sexta, o vereador Jackson Cabral (PSDB) procurou o blog para falar sobre os acontecimentos que culminaram nesta quinta-feira, na Secretaria da Saúde em Pinheiro Machado, com a paralisação de serviços por alguns funcionários, alegando atraso no pagamento de salários.

Em nota enviada por e-mail, Cabral deu sua opinião sobre o assunto. Leia abaixo a nota:

"O momento é delicado, pois está se lidando com o que é de essencial a população: o atendimento a saúde. Entendo que a manifestação dos servidores é no sentido de chamar a atenção do Poder Executivo para resolver esta situação de pagamento de uma vez por todas, na qual como representantes da população nos envolvemos para buscar a solução do impasse, sem interferir no atendimento a comunidade.

Sempre defendi que funcionários contratados fossem de qualquer área, recebam seus salários juntamente com o pagamento dos efetivos. Entendo que o Executivo precisa se voltar para essa solução, agilizar mais os projetos quando necessários e buscar o acerto com a Policlínica Jovelina de Moraes de Torrinhas o mais breve possível."



** Em tempo: o blog está a disposição para que todos debatam e emitam sua opinião, seja sobre qual tenha sido o assunto abordado pelo mesmo, desde que seja mantido o nível e o respeito aos envolvidos.

19 de jun. de 2009

Prefeito diz que paralisação foi um exagero

Em nota divulgada pela sua assessoria de comunicação, o prefeito Luiz Fernando Leivas falou sobre a paralisação realizada por alguns funcionários da Secretaria da Saúde.

"De fato atrasamos o pagamento do mês de maio para os terceirizados, vencido no último dia 5 deste mês, porém anunciamos o pagamento para a próxima semana. Por isso consideramos um exagero, já que todos os municípios e o mundo passam por dificuldades financeiras", disse o prefeito, destacando que na data da paralisação se passaram apenas 13 dias.

Ao contrário do que se sabia até então, que o motivo principal do atraso no pagamento teria sido um problema de dotação orçamentária, Leivas destacou que o motivo real teria sido um outro atraso: o repasse do FPM pela União, que seria recebido pelo município na última semana, mas acabou ficando para o próximo dia 26.

"Ficamos tristes por atrasar, já que temos consciência, inclusive ideológica, quanto a remuneração dos trabalhadores, porém entendo que houve uma certa intolerância", lamentou o prefeito.

Funcionários da saúde realizam paralisação

Na manhã desta quinta-feira, os funcionários contratados da Secretaria Municipal da Saúde de Pinheiro Machado realizaram uma paralisação nos serviços. Somente serviços de emergência estavam sendo atendidos. O motivo foi o atraso no pagamento do salário do mês de maio, o qual ainda não receberam.

Segundo informações, o pagamento aos funcionários citados, que é realizado diretamente pela Prefeitura, é realizado com suplementação mensal do orçamento em vigor, o que não pôde ser realizado nos últimos dias, já que o Prefeito Luiz Fernando estava em viagem à capital federal e não teria passado legalmente o cargo ao vice-prefeito, o que impossibilitou a remessa do projeto ao legislativo.

A situação deve ser regularizada em breve, já que está em negociação a realização de um novo convênio com a Policlínica Jovelina de Moraes para contratação dos funcionários e médicos. O convênio estaria passando por adequações, para que então seja levado ao Conselho Municipal de Saúde.

18 de jun. de 2009

Coluna de Quinta - Educação na Marra

Por Vinicius Peraça
Colunista do Blog

A cidade de Brasília é a prova de que brasileiro só aprende na marra. Explico: fiquei impressionado com alguns comportamentos comuns por lá e que por aqui são coisas raríssimas de ver.

Atravessar a rua, por exemplo. Em geral, os motoristas daqui do sul – e de quase todo o Brasil – não respeitam os pedestres nem mesmo na faixa de segurança. Quem quer cruzar de um lado a outro da pista precisa esperar até que, sabe-se lá quando, o fluxo de carros diminua. Enquanto isso não acontece, não tem Cristo que faça um carro parar e dar a preferência ao vivente caminhador.
Foto: Divulgação

Por lá, não. Basta que a pessoa fique à beira da calçada, erga o braço e pronto!, todos os carros param. Embora seja o correto por lei em qualquer lugar do Brasil, só em Brasília vi isso funcionar na prática. É o que eles chamam de “dar sinal de vida” (na foto, inscrição que tem em todas as faixas de segurança).

Nem sempre foi assim. O pessoal de lá diz que isso só aconteceu depois que a caneta dos fiscais de trânsito passou a agir com rigor. Antes disso, carros acima da velocidade e acidentes com pedestres por desrespeito às regras de convívio nas ruas eram comuns.

Ou seja, a prova de que brasileiro só aprende a respeitar, infelizmente, quando começa a doer no bolso. Se quem tem a responsabilidade de fazer cumprir a lei em todos os lugares resolvesse trabalhar de verdade, funcionaria aqui e em todo o lugar também.

“Isso é jornalismo, amigo!”

Agora qualquer um pode ser jornalista. Graças ao Supremo Tribunal Federal, o diploma não é mais uma exigência para exercer o jornalismo. Se com a exigência da formação já tem um monte de gente por aí dizendo que é jornalista sem saber sequer o que é o lide de uma matéria e como escrevê-lo, imagine virando várzea. Lamentável.


O jornalista pinheirense Vinicius Peraça escreve a seção Coluna de Quinta, onde fala sobre assuntos de Pinheiro Machado. Mas também pode produzir outros textos. Sempre, é claro, às quintas-feiras.

Cacimbinhas vence o Vila Nova

Jogando em casa, o Cacimbinhas venceu o Vila Nova em amistoso nas três categorias no último domingo.

Nos veteranos, a vitória foi por 4x1. Nos suplentes, mais uma goleada: 4x2. Finalmente, nos titulares o Cacimbinhas, que é o atual campeão do município na categoria, fechou o dia com mais uma vitória: 3x2.

Eigatimaula! pergunta: Ronaldo Madruga

Foto: João André Lehr
Finalmente, publicamos hoje a entrevista realizada pelos leitores, através de perguntas enviadas ao blog, com o presidente do Legislativo Municipal, Ronaldo Madruga.

O vereador alegou compromissos particulares e profissionais para o fato de não ter respondido anteriormente os questionamentos, o que é perfeitamente compreensível.

Abaixo, então, as perguntas enviadas ao vereador e suas respostas:

- O que o motivou a entrar na vida política?
Pretende seguir adiante, tem alguma ambição?
Melhorar a qualidade de vida da comunidade o qual moro.
Sim, desde que observado se a comunidade aprovou o meu trabalho. Falar em ambição política, ainda é um pouco cedo.


- A câmara pinheirense é conhecida pelo despreparo legislativo de alguns vereadores e por se resumir ao populismo (mandar tapar um buraco ali, ajudar alguém a comprar um remédio ali...). O que tu estás fazendo para mudar isso e tornar a casa, de fato, uma legisladora e fiscalizadora?
Não podemos responsabilizar a Câmara, por colocações e solicitações feitas por os Vereadores. Cada agente político deve filtrar o que realmente é necessário, dentro das peculiaridades da comunidade. O povo tem os governantes e representantes que escolheram. Posso sim afirmar, que estou fazendo um trabalho diferente atendendo a comunidade manhã e tarde, todos os dias, apresentando, indicações, proposições e projetos de tamanha relevância aos munícipes; e apenas me proponho fazer diferente, assim vou mencionar algumas ações:
- Ouvidoria;
- 0800;
- Escola do Legislativo;
- Abono permanência para os funcionários públicos;
- Ampliação da licença maternidade para as funcionárias públicas;
- Câmara no interior;
- Espaço do Vestibular;
- Perceber 100% do Imposto Territorial Rural;
- Implantação do Procon;
- Auxilio moradia para os Policiais Civis;
- Aquisição mamógrafo;
- Cobertura da quadra da Vila Umbu .


- Após as eleições de 2008, ficou evidente que o senhor seria o “fiel da balança” para definir se a atual situação ou a oposição teria maioria na Câmara. Chegou a ser comentado que o senhor teria já se acertado com os vereadores do PSDB e que, na última hora, teria mudado de lado. A história é verdadeira? Caso positivo, porque mudou de idéia?
Continuo sendo o fiel da balança, quero deixar isso bem claro, até porque entendo que a Câmara não é um cartório de homologação do prefeito, se as coisas acontecem no município é porque o Legislativo autoriza.

O Executivo como o próprio nome já diz, executa; também menciono que sou da base aliada do governo, o que não me tira o direito de apontar erros e propor soluções, até porque, sou um representante do povo, e não do prefeito, fui eleito com a maioria dos votos. Sempre tive posicionamento, e vou continuar tendo, querendo ou não vou ser o voto de “minerva o fiel da balança” durante os quatro anos. Se observar que um projeto é um desastre político e for pressionado para votar naquela sessão em que houve empate, tenho direito de pedir vistas do projeto e estudar muito o assunto.

Quanto à negociação da Presidência da Câmara, fiz três a quatro reuniões com os Vereadores do PSDB, o que desde o início deixaram bem claro que os dois primeiros anos seriam do PSDB e os dois últimos do PP, logicamente falando meus.
E muitas vezes comentaram comigo que o Vereador Moura Neto estava articulando para que o PSDB firmasse compromisso com um dos Vereadores da coligação. Quanta ironia! Respondi: - Continue em frente, esta tudo bem, pois quem se digladiava nos discursos eram vocês, vamos testar como fica a opinião do povo sobre este assunto! Eu, “peça chave deste tabuleiro, coringa”, deveria ter prioridade. Então foi ai que procurei o Vereador Jaime e negociamos, com o PDT, PT, e PMDB.

- Se o senhor pudesse assumir o cargo de prefeito de Pinheiro Machado por um dia na atualidade, qual seria sua primeira ação? E do que se tem feito na atual administração, o que deixaria de fazer?
Buscaria alternativa, para tornar a saúde uma referência. Na administração pública, deixaria de assumir as responsabilidades que são obrigações do Estado

- O Sr. acha que discussões na câmara de vereadores sobre corrupção dos partidos nas esferas estadual e federal, como aconteceu em algumas das últimas sessões, trazem algum benefício para a nossa comunidade?
Sim, trás esclarecimentos a comunidade, para realmente conhecerem seus representantes, pois sabemos que no Estado do Rio Grande do Sul, as pessoas possuem o dom da oratória e não da leitura, e as sessões da Câmara estão sempre lotadas, este é o melhor momento.

17 de jun. de 2009

Agenda de Festas

Festa e eventos do final de semana pinheirense:

Sexta - 19/06
Local: Clube Comercial
Animação: Bailinho/Tecnosom
Horário: Pós 20h

Sábado - 20/06
Pagodance
Local: SRC Filhos da Lua
Animação: Parceria do Samba/DJ Márcio
Horário: 24h

Domingo - 21/06
Local: CSE Luz e Ordem
Animação: Bailinho/Millenium e Música ao Vivo
Horário: Pós 21h

Nesta quinta...

... finalmente vai ao ar a entrevista realizada pelos leitores, que enviaram perguntas ao blog, com o vereador Ronaldo Madruga.
A demora aconteceu devido à compromissos na agenda do vereador.
Vale a pena conferir!

Buscando Rumos - Prisões e mais prisões

Por Luiz Henrique Chagas da Silva
Colunista do Blog

Os órgãos policiais da nossa cidade, entenda-se Policia Civil e Brigada Militar, estão trabalhando com enorme e elogiável dedicação, tanto que você pode verificar pelo numero de prisões efetuadas somente na semana passada, pelo que tomei conhecimento, foram mais de cinco, resta saber se com o problema prisional do Estado, ficarão “guardadas” ou não.

Foram prisões por furto simples, trafico de drogas, furto qualificado e outras atividades ilícitas, mas principalmente, foi uma resposta a marginalidade que começa a se impor em nossa cidade. É preciso que se resolva rapidamente o impasse entre judiciário e executivo no que se refere ao sistema carcerário gaúcho, como falta de condições das instituições prisionais, falta de espaço para abrigar novos detentos, enfim, todos os problemas que já foram apontados até mesmo na grande mídia, o que não pode continuar ocorrendo é uma pessoas sair por alguns segundos de casa (para verificar a pressão no hospital) e quando voltar, ver sua casa arrombada (quando arrancaram fora a grade de ferro junto com um pedaço da parede), pertences furtados e a aposentadoria que recebera naquele dia também sumida.

A regra Constitucional deste País diz que a segurança é um dever do Estado, entenda-se como tal, as três esferas do poder: Federal, Estadual e Municipal, mas, acima de tudo, é um direito do cidadão. Enquanto gastarem o que não podem em coisas que não deveriam, quem sabe não é momento dos lesados pela falta de segurança começar a requer judicialmente o ressarcimento dos danos sofridos?


Luiz Henrique Chagas da Silva Henrique é editor do Blog Tu Já Sabia e radialista nas horas vagas. Nascido em Herval, mas pinheirense por opção, assina a coluna Buscando Rumos.

16 de jun. de 2009

Luz e Ordem enfrentou o Vila Operária

A equipe do Luz e Ordem viajou neste domingo até Candiota para enfrentar a equipe do Vila Operária. Nos veteranos, os pinheirense golearam o adversário por 5x1. Nos suplentes, nova vitória do Luz e Ordem: 5x2. Já na categoria titulares, a equipe candiotense levou a melhor e venceu por 2x0.

Um pelotense no resgate do Air France

Talvez alguns se recordem aqui na cidade do pelotense Rodrigo Lopes (Boca). Há alguns anos, este meu amigo pelotense costumava curtir um tempo de suas férias aqui na terrinha.
Hoje, Rodrigo é cabo especializado em armamento da Marinha do Brasil, serve no Rio de Janeiro e faz parte da tripulação da Fragata Constituição, o "Urso", também sediado no Rio e um dos principais responsáveis pelo resgate das vítimas e destroços do vôo 447 da Air France.


No mar desde março, a fragata que estava nos Estados Unidos foi essencial para o resgate. Rodrigo fala que a operação foi realmente muito complicada, como noticiada pelos veículos de imprensa, devido ao mau tempo e ao tamanho da área de buscas.

Ele destaca que a tripulação, composta por cerca de 220 tripulantes, fez um trabalho realmente notável, uma vez que tanto o navio quanto a tripulação não estavam preparados para essa situação, já que o urso é um navio de guerra e não de socorro. Como o Urso era o único navio que possuía uma câmara fria, os corpos resgatados por outros navios que participaram do resgate acabavam sendo levados à fragata.

Segundo o cabo, as maiores dificuldades foram no resgate dos corpos e também do maior pedaço do avião. "Só pra colocar aquele pedaço maior em cima da fragata, levamos quase seis horas", relata.

O Urso, que está em Recife, não deve voltar mais ao local da tragédia. Porém, tanto a embarcação quanto a tripulação permanecem em alerta.

Sábado é dia de vacinação

No próximo sábado, acontece a 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, com o slogan "Não dá pra vacilar. Tem que vacinar". A vacina oral é aplicada em todas as crianças com menos de 5 anos.


No país, são realizadas campanhas desde 1980 e o último caso registrado da doença aconteceu em 1989, em Souza/PB. Segundo o Ministério da Saúde, a necessidade de continuar vacinando contra a pólio se dá pelo fato do risco de reintrodução do vírus através da "importação", já que 19 países ainda registram casos da doença, sendo 15 devido a este fator.

Em Pinheiro Machado, a vacina pode ser feita nas ESF's e na Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social, das 8h às 17h, lembrando que é imprescindível portar a carteira de vacinação da criança.

15 de jun. de 2009

Pinheirense segue líder nas arrancadas

Mesmo ficando em 2º lugar na 4ª etapa do estadual de arrancadas, categoria ST Light, realizada neste final de semana na pista Hot Racing, em Antônio Prado, o pinheirense Rogério Silva manteve-se na liderança do campeonato. Rogério soma agora 79 pontos, contra 67 do 2º colocado, Junior Heineck, de Cachoeirinha.

A próxima etapa, a 5ª de um total de 8 etapas, deverá ser realizada no próximo dia 19/07, ainda em local a ser confirmado.

Cartola FC - Resultado da Rodada

O melhor desempenho da 6ª rodada do Cartola FC na Eigatiliga foi da equipe Tigres', do cartola Rafael Leão, que marcou 92,86 pontos.

Depois de 6 rodadas, o FC Eigatimaula permanece na liderança da liga, na classificação geral.

Confira os 5 primeiros colocados do mês de junho:

1º - Fomes F.C. (Bruno Barão) - 177,92
2º - Vexame E.C. (Julio Peraça) - 177,68
3º - Tigres' (Rafael Leão) - 171,64
4º - FC Eigatimaula (Tiago Fagundes) - 161,70
5º - Mégui F.C. (Álisson Couto) - 160,56

Confira os 5 primeiros colocados da temporada:
1º - FC Eigatimaula (Tiago Fagundes) - 442,08
2º - Tigres' (Rafael Leão) - 416,70
3º - Vexame E.C. (Julio Peraça) - 409,38
4º - Corona Real (Yan Resing) - 394,02
5º - Xambra SF (Thiago Bessa) - 392,46

Os leitores...

Nesta sexta, conversando com a amiga e leitora do blog Gilce Mesko, falávamos sobre os visitantes do Eigatimaula, possíveis de serem parcialmente rastreados, em relação à cidade ou região de onde partiu a visita ao blog.

Na conversa, falei de algumas visitas mais freqüentes, em nível internacional, como de regiões dos Estados Unidos, e também das regiões de Gifu, no Japão, Rosário e Santa Fé, na Argentina ou ainda em nível nacional, como Goiânia, São Paulo e Curitiba, além de várias pelo estado, como Caxias do Sul, Porto Alegre, Rio Grande, enfim, só para citar algumas.

Mas quem são esses leitores? Pinheirenses espalhados por aí? Pessoas que moraram na cidade, que tem parentes em Pinheiro Machado? Bom, como disse pra ela, seria interessante que os leitores se identificassem, não só destas regiões, mas de todas as outras, através de comentários neste post, apesar de achar pouco provável...

Bom, o espaço tá aí. Quem é você? De onde você acessa?

14 de jun. de 2009

Equipe feminina de futebol é eliminada em Pelotas

Participando pela primeira vez de uma competição em nível estadual, Pinheiro Machado acabou eliminado na fase preliminar do Gauchão de Futebol Feminino, realizado neste domingo em Pelotas. De cara, a equipe local enfrentou o EC Pelotas, atual campeão do estado e que já revelou algumas jogadoras para a Seleção Brasileira, nas categorias de base.

Com apenas três meses de treinamento e pouca experiência, a equipe local acabou goleada por 9x0. Em seguida, mais uma partida contra outra equipe experiente: o SC Rio Grande. Desta feita, derrota por 3x0.

Apesar dos resultados, a equipe pinheirense acabou muito elogiada por pessoas ligadas ao meio, levando em consideração a falta de estrutura e de experiência da equipe, segundo o treinador André (Kisuco).

Se os resultados realmente não foram bons, pelo menos o município se viu representado em uma competição de bom nível, coisa raríssima nos últimos anos.

Pirâmide Invertida - A política regional e o reflexo em nossas vidas

Por Nadianne Momo
Colunista do Blog

Há um tempo atrás, confesso, que eu não gostava de política. Até mesmo disparava de assuntos do gênero e asseverava: “Ah! Eu tenho horror de política. Eu não dependo de política!”. Grande mentira. Na verdade tanto eu como cada um de nós, precisamos sim da política e em uma região economicamente frágil como a nossa, mais ainda.

Vamos aos porquês. Parece absurdo mas grande parte das pessoas não sabem ou nem lembram em quem votaram nas últimas eleições e ao menos entendem o papel dos prefeitos, vices, secretários, vereadores, deputados e senadores. Não conseguem avaliar que aquela obra ali perto da sua casa passa por um procedimento burocrático a qual os poderes constituídos tem um grande papel. Na região as políticas somam forças e temos como exemplo, a Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral que foi fundamental para que empreendimentos da Fase C saísse do papel, ou seja, essencial para que muitos dos trabalhadores que estavam até então desempregados, voltassem a ativa.

Outros trabalhos de políticas articuladas também tem resultados, tais como os trabalhos em fruticultura para que a vocação fértil da região seja explorada. Enfim, a política está no dia-a-dia, está na educação, na saúde e até mesmo nas compras, basta refletirmos na redução de impostos como o IPI que ganhou a mídia nacional, que deixou os produtos mais baratos, isso é política.

Que nas próximas eleições, como no passar da nossa vida, nós fiquemos mais maduros politicamente, saibamos avaliar o nosso voto e entender que a política esta imbricada ao desenvolvimento e nós fazemos parte desse mecanismo com nosso poder de escolha.


Nadianne Momo é jornalista com pós-graduação em gestão de pessoas. Nascida em Bagé, mas radicada no município vizinho de Candiota, assina a coluna Pirâmide Invertida, que abordará assuntos de interesse da região.

13 de jun. de 2009

Projeto polêmico volta à Câmara

Remetido de volta ao executivo municipal para "adequações técnicas", o projeto de lei nº 25/2009 será novamente encaminhado ao legislativo na próxima semana. No texto, a criação de três novos cargos em comissão (CC), que seriam de Assistente Especial do Prefeito, Coordenador de Relações Comunitárias e Assessor de Temas Administrativos e Legislativos (???). Ainda seriam excluídos dois cargos de CC's ligados ao Centro Comunitário.

A polêmica foi criada em torno dos valores dos salários dos novos CC's: enquanto saem dois cargos que representariam cerca de R$ 1,5 mil, entram três funções que representariam algo em torno de R$ 7,5 mil, além da criação do padrão 8, que pela lógica, seria o padrão salarial mais alto entre os CC's no município. Na tal adequação técnica do projeto, não foi divulgado pela assessoria de comunicação da prefeitura se os valores permanecem os mesmos, já que os citados acima são do projeto original.

Como em outras ocasiões, o executivo cita a vitória nas eleições e desmandos no governo anterior, além de uma reforma administrativa, para justificar a criação dos cargos. Outra frase já conhecida é a tentativa de desestabilização do governo atual pela oposição.

Em relação ao valor dos salários, que teria um aumento considerável em um paralelo entre a criação e exclusão de cargos, o executivo cita na nota enviada a imprensa a captação de recursos externos obtidos pelo município, que nestes seis meses chegaria quase ao dobro do que foi conseguido nos últimos 4 anos (segundo o executivo), além da economia realizada no primeiro semestre em outros aspectos, como no consumo de combustíveis e na iluminação pública.

Bom, se a idéia é economizar, não adianta diminuir de um lado e aumentar no outro...

Esporte pinheirense em ação no domingo

Neste domingo, deve acontecer o amistoso entre Cacimbinhas x Vila Nova, cancelado no último dia 31 devido ao mau tempo. O confronto acontece nas categorias veteranos, suplentes e titulares, no campo do Cacimbinhas, à partir das 10:30h. Já a equipe do Luz e Ordem vai a Vila Operária, enfrentar a equipe local. O confronto também acontece nas três categorias.

No Estadual de Arrancadas, o pinheirense Rogério Silva compete na 4ª etapa da competição, da qual é líder na categoria ST Light, no município de Antônio Prado.

Em Pelotas, a equipe Pinheiro Machado participará da fase preliminar do Gauchão Feminino de Futebol, no Parque Lobão, buscando uma vaga na fase principal da competição. No caminho, duas paradas indigestas como adversários: o EC Pelotas e o SC Rio Grande.

Atualizado em 13/06, 12:50h

12 de jun. de 2009

Sorteio de Ingressos: Resultado

Este é o resultado do sorteio de ingressos desta semana de promoções do blog.
Os contemplados poderão dirigirem-se ao local da venda de ingressos da respectiva festa onde foram agraciados, munidos de sua carteira de identidade, e solicitar prêmio.

Groove, o retorno
- CSE Luz e Ordem - 13/06
Uilliam Cardoso
Marcelo Souto

Continuem participando! Em breve, mais promoções.

O esporte em Pinheiro Machado - Parte II

Foto: Tiago Fagundes
Há muitos anos atrás, quando ainda estava no ensino fundamental (faz tempo mesmo...) me recordo de participar da inauguração da quadra esportiva do "Módulo", ao lado do Ginásio Municipal. Na época, uma partida de futsal, entre as escolas Dois de Maio e Manoel Lucas Prisco.

Mesmo pouco depois de sua inauguração, a quadra já apresentava um grande desgaste, devido, acredito eu, a estrutura pouco resistente do piso da quadra. Dentro de poucos meses, as britas da base do piso já apareciam. Até um leigo como eu percebia que a obra tinha sido mal planejada ou mesmo executada.

Com o passar dos anos, o local foi praticamente abandonado, sendo transformado em uma quadra de tênis, esporte praticado por não mais do que cinco pessoas na época no município. Enfim, um grande espaço, porém, pouco e mal aproveitado.

Finalmente, resolveram transformar o espaço em uma quadra de futebol de areia, com uma pista de skate vertical (dá pra considerar?) em uma das laterais. Depois de muito vira e meche, o que se tem hoje é o que se observa na foto: não existe a mínima condição de se praticar esporte nenhum na areia (um areião, por sinal). O espaço destinado aos skatistas é muito perigoso e eu mesmo já presenciei vários acidentes, geralmente, com os jovens que tentam praticar o esporte se ferindo.

Infelizmente, esse que tinha tudo para ser um grande espaço esportivo público pinheirense, passou praticamente todos os anos de sua existência até hoje sem servir para quase nada.


* Em tempo: nos últimos dias, os vereadores pinheirenses anunciaram a possibilidade da liberação de uma verba de cerca de R$ 200 mil para reforma da Pracinha, abordada no primeiro artigo.
Pode ser que não seja uma daquelas emendas que ficam só na promessa, que só servem para noticiar a "conquista".


Leia mais:
O esporte em Pinheiro Machado - Parte I

11 de jun. de 2009

Lions Clube tem nova diretoria

Foi realizada na última terça-feira, no Clube Comercial, a posse da nova diretoria do Lions Clube de Pinheiro Machado. A nova presidente é Marília Garcia Camacho, que assume a diretoria para a gestão 2009/2010.

Na oportunidade, também foi divulgada a realização da tradicional Noite dos Queijos e Vinhos, promovida pela instituição, que nesse ano chega a sua 10ª edição, em parceria com o Clube Comercial. O evento acontece no dia 1° de Agosto.

10 de jun. de 2009

Agenda de Festas

Festa e eventos do feriadão pinheirense:

Quarta - 10/06
Pagode Aconchegante
Local: SRC Filhos da Lua
Animação: Grupo Novo Clima/DJ Pedrinho
Horário: Pós 24h

Sexta - 12/06
Local: Clube Comercial
Animação: Bailinho/Tecnosom
Horário: Pós 20h

Local: Bar Bistrô
Animação: Leandrinho (Swing.com) e Giovani (Sambaê)
Horário: 23h

Sábado - 13/06
Groove - O retorno
Local: CSE Luz e Ordem
Animação: Time de Fora/DJ Vaguinho/Millenium Sonorizações
Horário: 24h

Domingo - 14/06
Local: CSE Luz e Ordem
Animação: Bailinho/Millenium e Música ao Vivo
Horário: Pós 22h

Buscando Rumos - Crack, nem Pensar!

Por Luiz Henrique Chagas da Silva
Colunista do Blog

Confirmando aquilo que dizíamos neste mesmo espaço, vemos agora a rede Globo de Televisão realizando uma campanha de conscientização sobre os mortíferos efeitos do crack, a droga mais devastadora do mundo. Os jornais já noticiam que a mais de dez anos, os traficantes do Rio de Janeiro entraram em guerra, exatamente porque os que realizam o tráfico no estado carioca não queriam que se tornasse igual a São Paulo, onde os marginais já não conseguiam mais vender as drogas como maconha, cocaína, pois havia sido substituída pelo crack, sendo que esta, mata rapidamente, diminuindo assim o comércio ilegal, recuando os lucros dos traficantes, enfim, "causando prejuízos ao submundo do crime", então era preciso liquidar os vendedores de crack para preservar o comercio das demais drogas.

Falo nisto simplesmente para ilustrar o quanto é pesado e danoso o uso do crack, que droga tão violenta, que nem os traficantes querem comercializá-la, pois sabem que o usuário não resistirá por muito tempo e será um consumidor a menos "na boca", outrora, boca de fumo, agora "boca da morte", pois se o crack já torna dependente só ao experimentar, é fatal em pouquíssimo tempo, começando pela destruição dos neurônios.

Se você, por ventura já consumiu algum tipo de droga, não tente ver para crer nos efeitos do crack, será irreversível, na primeira fumacinha inalada, pronto: VOCE JÁ SERÁ UM DEPENDENTE, acredite! E aí, poderá ser tarde demais. Um dependente químico internado num centro de recuperação na cidade de Bagé, em entrevista a televisão, afirmou que: É irreversível - "uma vez dependente químico, dependente para toda vida...". CRACK, a destruição a preço baixo e oferta farta e fácil. Não entre nisso, diga a você mesmo: CRACK, NEM PENSAR.


Luiz Henrique Chagas da Silva Henrique é editor do Blog Tu Já Sabia e radialista nas horas vagas. Nascido em Herval, mas pinheirense por opção, assina a coluna Buscando Rumos.

9 de jun. de 2009

Sexta tem Bistrô

Pra quem andava reclamando, nesta sexta de feriadão, o Bistrô, também conhecido como o Bar do Marcelinho, está de volta. E com duas atrações de Pelotas.

Leandrinho, vocalista do Grupo Swing.com e Giovani, do Grupo Sambaê, são as atrações. Antecipados já estão à venda no local da festa.

Campanha Nacional para doadores de sangue

Está sendo lançada pelo Ministério da Saúde uma campanha nacional para doação de sangue. Com o slogan “Entre para a Corrente Sanguínea. Doe e convide alguém a doar”, a idéia é transformar o ato de doar em um hábito de vida saudável.

“Queremos contar com o envolvimento de todos que já doam sangue e pedir para que eles convidem mais alguém para doar. Com isso criaremos uma corrente, onde cada doador chama mais um doador”, explica Guilherme Genovez, responsável pela Coordenação da Política Nacional de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde.

O país teve, nos últimos anos, uma melhora considerável nos índices de doação. Porém, o Brasil opera em constante "estado de emergência" com relação aos estoques nos bancos de sangue. O país é considerado um exemplo em segurança do sangue doado.

Em Pinheiro Machado, foram realizadas duas campanhas municipais de doação em 2008, ambas com sucesso. Entretanto, o Hemocentro Regional de Pelotas, responsável pela estocagem de vários dos municípios da região, entre eles, o nosso, nem sempre opera com níveis satisfatórios de estoque de sangue.

8 de jun. de 2009

Corsan faz reparos nas ruas

Foto: Tiago Fagundes
Coincidência ou não, na última semana a Corsan de Pinheiro Machado começou a realizar alguns reparos no calçamento, em locais que ficaram em péssimas condições após obras realizadas pela própria estatal, quando foram feitas melhorias no abastecimento de água na cidade.

Se serão reparados todos os locais, não se sabe (aliás, se alguém tiver mais informações, são bem-vindas). Mas pelo menos na Rua Dutra de Andrade, em frente ao Colégio Hipólito Ribeiro (foto), parece que a situação vai ficar bem melhor. Outro ponto crítico do calçamento herdado pelas obras é na Rua Dr. Arruda, entre a Av. José Bonifácio e a Rua Dr. Barcellos. Em outros pontos, acredito que a principal "culpada" seja a antiga CRT, que deixo um monte de buracos pela cidade.

Cartola FC - Resultado da Rodada

Na primeira rodada do mês de junho do Cartola FC, quem teve melhor desempenho da Eigatiliga foi a equipe Fomes FC, do cartola Bruno Barão, que marcou 99,68 pontos e lidera o mês.

Na classificação geral, o FC Eigatimaula permanece na liderança da liga, que já conta com 43 equipes.

Confira os 5 primeiros colocados do mês de junho:

1º - Fomes F.C. (Bruno Barão) - 99,68
2º - Vexame E.C. (Julio Peraça) - 96,53
3º - Gelada F.C. (Márcio) - 94,82
4º - FC Eigatimaula (Tiago Fagundes) - 93,89
5º - G.E. Peraça (Vinicius Peraça) - 89,57

Confira os 5 primeiros colocados da temporada:
1º - FC Eigatimaula (Tiago Fagundes) - 374,27
2º - Vexame E.C. (Julio Peraça) - 328,23
3º - Tigres' (Rafael Leão) - 323,84
4º - Gaúúúcho F.C. (Paolo Resing) - 320,63
5º - Corona Real (Yan Resing) - 320,15

Sorteio de Ingressos: Groove

Uma das festas de maior sucesso em Pinheiro Machado nos últimos anos está de volta.
Neste sábado, tem Groove no CSE Luz e Ordem. A animação fica por conta do DJ Vaguinho e pagodeira com o grupo Time de Fora. Nos camarotes, cerveja e whisky liberados a noite inteira.

Antecipados podem ser encontrados no Lobinho Lanches, Fox Vídeo Locadora e Fadel Vídeos.

O Blog Eigatimaula! sorteará dois ingressos para esta festa. Para concorrer, é simples: basta postar um comentário em alguma das matérias publicadas entre esta segunda-feira e a próxima sexta-feira.

Não esqueça de colocar seu nome completo.
Os ganhadores serão divulgados aqui no blog às 20h da próxima sexta-feira, dia 12. Participe!

6 de jun. de 2009

Falta de energia elétrica no domingo

Segundo o jornal A 1ª Folha, a CEEE D anuncia para a manhã deste domingo, entre as 7:30h e 12:30h, que serão feitos reparos e adequações na subestação de Candiota, fazendo com alguns municípios da região, entre eles Pinheiro Machado, fique sem energia elétrica nesse domingo, durante o período.

Entretanto, os serviços podem ser realizados antes do tempo previsto.

Assalto acaba em tiroteio em Pinheiro Machado

Na noite da última quinta-feira, um assalto a uma propriedade rural em Pedras Altas acabou com tiroteio nas ruas de Pinheiro Machado. Segundo informações, três homens teriam invadido a propriedade na localidade do Nascente, quando imobilizaram e agrediram o proprietário, um senhor de 69 anos, levando vários pertences.

Avisados do incidente pelos colegas de Pedras Altas, os policiais pinheirenses armaram uma barreira na estrada do Passo do Coelho, que foi ultrapassada pelos criminosos, que em seguida, seguiram em direção a cidade em um Chevette. Em seguida, o motorista do Chevette acabou colidindo o veículo em um barranco, na Rua Otacílio Vieira. A troca de tiros acabou acontecendo quando os bandidos tentaram fugir à pé e dispararam contra os policiais.

Segundo informações do Clic RBS, dois dos criminosos acabaram fugindo e um deles foi preso e encaminhado ao Presídio Regional de Bagé. O material roubado acabou recuperado, dentro do veículo.

Segundo informações extra-oficias de um conhecido, o curioso da história é que a viatura da Brigada não tinha combustível suficiente para chegar ao local da barreira, tendo que recorrer ao proprietário de um posto de combustíveis na cidade antes do ocorrido, por volta das 22h.

5 de jun. de 2009

Sorteio de Ingressos: Resultado

Este é o resultado do sorteio de ingressos desta semana de promoções do blog.
Os contemplados poderão dirigirem-se ao local da venda de ingressos da respectiva festa onde foram agraciados, munidos de sua carteira de identidade, e solicitar prêmio.

Euseiki Tudanssa
- SRC Filhos da Lua - 06/06
Lorenzo Texeira
Renan Vieira

Continuem participando! Em breve, mais promoções.

Equipamentos "anti-abigeato" já estão na região

Foto: Leko Machado
Dificilmente, quando anunciadas, vimos as medidas da esfera estadual e federal serem realmente cumpridas, principalmente, na nossa região. Geralmente, são novelas que nem sempre acabam com final feliz.

Mas tratando-se do Projeto Pronasci Fronteira, de combate ao abigeato, a coisa parece que foi um pouco diferente. Nesta semana, chegaram a Bagé os veículos (na foto, "acompanhados" do prefeito bageense Dudu Colombo) e equipamentos prometidos na assinatura do mesmo.

Segundo informações da imprensa na região, o Ministro Tarso Genro entregará os veículos e equipamentos aos municípios na tarde desta sexta-feira.

É uma ótima notícia, considerando o aumento infreável do crime na região.
Pinheiro Machado aguarda ansiosa seus equipamentos e veículos.

Leia mais sobre o assunto.

4 de jun. de 2009

Coluna de Quinta - Bagunça no dos outros é refresco

Por Vinicius Peraça
Colunista do Blog

Quem não está congelado com o frio ou não esteve viajando para fora do planeta já sabe que o Brasil vai sediar a Copa do Mundo de 2014. Estádios modernos e caros, craques de todos os lugares, holofotes voltados para o país do futebol... Uma beleza!

Mas antes que alguém venha falar em prováveis problemas como superfaturamento de obras, proveito político e, acima de tudo, violência nos estádios, vale a pena pensar em algumas coisas e olhar para o próprio rabo – com o perdão da expressão.

Na noite de quarta, um bando de corinthianos e vascaínos fizeram uma batalha antes e após a semifinal da Copa do Brasil. Coisas só de fanáticos paulistas e cariocas? Acho que não. Vai dizer que nunca houve pauleira da braba envolvendo “jogadores” e “torcedores” no campeonato de futsal de Pinheiro? Ainda não deu morte por aqui como aconteceu no caso da guerra de ontem em São Paulo, mas o resto já deu de tudo. Os caras já vão com a intenção de esculhambar.

Em Caxias, o Juventude precisou colocar no Alfredo Jaconi uma tela, uma parede de vidro e mais um rolo de arame farpado para proteger os jogadores adversários e a arbitragem dos objetos arremessados pela torcida e, acreditem!, cusparadas.

Foto: Juan Barbosa/ClicRBS















Mais parecida com a tela que cerca um presídio, o alambrado no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, acabou se fazendo necessário pela falta de educação dos torcedores.

E sabem quem forma a maioria dos responsáveis diretos pelos dois casos acima? Não é a polícia, não é o Lula, não é a mãe do Badanha. Em geral, são os mesmos caras que enchem a boca para falar que o país é uma vergonha e que está cheio de bandidos.

Portanto, antes de querer falar da violência nos campos em São Paulo ou da ignorância dos torcedores em Caxias, vale fazer a autocrítica e pensar se nunca esteve entre os baderneiros que estragam os eventos esportivos em Pinheiro ou qualquer outro lugar. Julgar os outros e dizer que não dá para fazer uma Copa no Brasil é uma barbada. Difícil é começar por si e fazer algo para mudar.


O jornalista pinheirense Vinicius Peraça escreve a seção Coluna de Quinta, onde fala sobre assuntos de Pinheiro Machado. Mas também pode produzir outros textos. Sempre, é claro, às quintas-feiras.

Clube Comercial abre processo eleitoral

A diretoria do Clube Comercial de Pinheiro Machado publicou edital visando as eleições para a nova diretoria, que assume o clube no próximo dia 01 de Julho.

As inscrições de chapas para concorrerem a diretoria, conselho deliberativo e conselho fiscal do clube podem ser realizadas até o próximo dia 25. A assembléia geral, onde serão analisadas as contas do exercício 2008/2009, eleita e empossada a nova diretoria acontece no dia 30 de Junho, às 20h, na sede do clube.

Terão direito ao voto todos os associados quites com a tesouraria do clube. A nova diretoria eleita tem mandato até 30 de Junho de 2010.

Essa é boa...

Foto: Reprodução
Nesta semana, entrei no site da Secretaria de Estado do Turismo para buscar informações turísticas, é claro, de um município do RS, que não vem ao caso nesse momento.

Mas já que eu estava no site, resolvi dar uma espiada nas informações turísticas referentes a Pinheiro Machado. Imagino que algumas pessoas, como eu, talvez busquem informações da cidade à qual desejam visitar neste site e fui conferir o que se poderia encontrar sobre a terrinha.

Dentre as poucas e desatualizadas informações, uma pérola: ao clicar no link Alimentação, o site apresenta a lista de restaurantes (onde só consta o Chapéu de Palha, que não sei se ainda está em atividade) e bares. A lista dos bares é composta por Quitandinha, Escobar, Filhos da Lua (???) e o melhor de todos: Bailão Arco-Íris!!!

Quem não acredita, pode conferir. Inclusive, tem o endereço e o funcionamento do bar/bailão/local de alimentação, aos sábados e domingos.

Gostaria era de saber quem forneceu as tais informações...


Este é o link para acessar as informações sobre Pinheiro Machado.

3 de jun. de 2009

Agenda de Festas

Festa e eventos do final de semana pinheirense:

Sexta - 05/06
Coquetel Dançante
Local: SRC Filhos da Lua
Animação: Júnior Teclados & Voz
Horário: 21h

Local: Clube Comercial
Animação: Bailinho/Tecnosom
Horário: Pós 20h

Sábado - 06/06

Local: SRC Filhos da Lua
Animação: Euseiki Tudanssa/DJ Ângelo/MOR Som & Luz
Horário: 24h

Domingo - 07/06
Local: CSE Luz e Ordem
Animação: Bailinho/Millenium e Música ao Vivo
Horário: Pós 22h

E o frio vai aumentando...

Ainda não começou a estação mais fria do ano, mas o inverno tem dado suas caras com força no sul do Brasil. Nesta madrugada, foi registrada a temperatura mais baixa do ano em Pinheiro Machado, chegando aos 2,3ºC.

Na região, a mínima foi registrada em Bagé: 0,8ºC. Sete cidades no RS registraram temperaturas negativas. A mínima foi alcançada em Lagoa Vermelha: -1,2ºC. Alguns municípios registraram neve e muitos deles, geada.

Segundo as previsões, o frio intenso só deve diminuir à partir de sexta.

Pra quem gosta de passar frio...

Buscando Rumos - RS 608, um pesadelo

Por Luiz Henrique Chagas da Silva
Colunista do Blog


Nos últimos dias tem se ouvido falar muito a cerca da estrada que liga Pinheiro Machado a Pedras Altas – RS 608 – cujo o asfaltamento é um desejo antigo dos moradores das duas localidades e que chegou a começar o trabalho de preparação do solo para pavimentação e depois, bem depois todos sabem o que aconteceu, simplesmente parou.

Pois agora fala-se que a RS 608 enfim será asfaltada, todavia, até o presente momento nada se viu que pudesse confirmar tais afirmações, a não ser manifestações nos jornais, principalmente por parte dos políticos. Fala-se de uma “briga” entre os políticos de nosso município e do município vizinho para que obtenha a gloria de começar a estrada por um dos dois município, o que, convenhamos, é uma bobagem, o importante é que seja começada e concluída, por onde vai iniciar não tem menor importância.

Segundo fui informado, ainda que extra-oficialmente, o serviço de asfaltamento deverá ter inicio em breve, começando por Pinheiro Machado, estendendo-se cinco (05) quilômetros, recomeçando de Pedras Altas, por mais cinco quilômetros e assim sucessivamente até fechar a obra, uma forma de contentar gregos e troianos, mas não haverá discussão de onde partirá a construção dos primeiros cinco quilômetros? É esperar para ver.

Tudo o que nos resta, para o bem das duas comunidades, dos produtores de ambos os municípios, para o turismo na região, enfim para o desenvolvimento desta área do sul do Estado, é torcer para que realmente a obra se concretize, que não fique mais uma vez, no vamos ver, e que possamos em breve dizer: RS 608 – o pesadelo acabou...


Luiz Henrique Chagas da Silva Henrique é editor do Blog Tu Já Sabia e radialista nas horas vagas. Nascido em Herval, mas pinheirense por opção, assina a coluna Buscando Rumos.

2 de jun. de 2009

Município atinge meta de vacinação contra a gripe

Segundo o site do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, o município de Pinheiro Machado conseguiu (por pouco, diga-se de passagem) alcançar a meta prevista pelo Ministério da Saúde de vacinações contra a gripe em idosos, alcançando 80,08% da população atingida pela campanha que acabou na última sexta, quando também aconteceu a última atualização de dados.

Em alguns municípios, como Pelotas, onde o índice não chegou a 60%, a campanha foi prorrogada por mais alguns dias. Segundo o site, até o momento, 81,13% da população acima dos 60 anos no Brasil recebeu a vacina. No RS, o índice cai para 71,19%.


Frio e chuva cancelam amistosos

Com um domingo típico dos piores dias do inverno, as partidas amistosas das equipes do futebol amador pinheirense acabaram sendo canceladas.

No caso do confronto entre Candiota x Luz e Ordem, que aconteceria em Candiota, o mesmo foi adiado, possivelmente, para o próximo domingo, dia 07.

Já o confronto local entre Cacimbinhas x Vila Nova foi cancelado. O Cacimbinhas poderá disputar amistoso no próximo domingo, em Pelotas, jogo que ainda não foi confirmado.

Sorteio de Ingressos: Euseiki Tudanssa

Depois de um ano, a banda pelotense Euseiki Tudanssa volta à cidade. A festa que acontece no próximo sábado, na SRC Filhos da Lua, ainda tem animação do DJ Ângelo e MOR Som & Luz.

Antecipados podem ser encontrados no Lobinho Lanches, Fox Vídeo Locadora, Bar Bistrô e Pespont, e em Candiota, no Dudu Lanches e Agafarma.

O
Blog Eigatimaula! sorteará dois ingressos para esta festa. Para concorrer, é simples: basta postar um comentário em alguma das matérias publicadas entre esta segunda-feira (ontem) e a próxima sexta-feira.

Não esqueça de colocar seu nome completo.
Os ganhadores serão divulgados aqui no blog às 20h da próxima sexta-feira, dia 05. Participe!