4 de abr. de 2011

Cultuart: O início de uma era para a cultura pinheirense

Postura e expressões foram os temas abordados na primeira aula da Banda Marcial
Foto e texto: Fernanda Couto Rostan

Novidade, expectativa e curiosidade. Neste clima, iniciaram as oficinas do Ponto de Cultura Cultuart, em Pinheiro Machado, no sábado, 2. A aula que inaugurou o espaço foi a de Banda Marcial, com o professor Glênio Fuchs, de Bagé. 


Os alunos tem entre 6 e 40 anos. No primeiro dia de atividades, foi explicado como vão ser as aulas e algumas noções de postura e expressões utilizadas numa banda marcial. Cada aluno também explicitou o motivo que o levo a se inscrever no projeto. A maioria salientou que essa é a primeira experiência na arte, pois antes não havia opções na cidade. Há ainda quem está lá com um objetivo específico, como Lugiane Alves. "Gosto de bandas marciais, os instrumentos de sopro sempre me atraíram muito. Foi por isso que me inscrevi para esta oficina, essa era a minha oportunidade", explica. 

Já o aluno Álvaro Barcellos, estava lá por um motivo bem pessoal: "A minha mãe tinha o sonho de fazer parte de uma banda quando tinha a minha idade, mas meu avô não deixou. Então quis realizar o sonho dela", conta. A mãe, Gabriela Barcellos, se animou com a história e resolveu participar das aulas também. "Desde que o Álvaro viu o comercial na televisão, quis se inscrever para banda marcial e violão. Eu, que sou professora, incentivei, pois nós precisávamos de um projeto assim, as crianças de Pinheiro Machado precisavam de atividades que as fizesse aprender algo diferente, assim como ter suas responsabilidades. E como é no sábado, eu também vou participar", antecipa. 

O professor Glênio Fuchs afirma que este é um desafio diferente, pois a turma é heterogênea. "Eu tenho uma formação militar, então tenho que passar para eles como funciona, porém são idades diferentes. Para mim, ter um desafio pela frente é muito satisfatório", avalia. 

Uma das criadoras da Ong Vida Nova, Cristina Martins de Carvalho, que também foi a primeira coordenadora da entidade, participou da aula, emocionada. "É um sentimento sem descrição. Hoje começamos a colher os frutos do trabalho de uma equipe de pessoas que acreditam em um mundo melhor através da oportunidade. O Cultuart prova que há uma vontade de proporcionar cultura e cidadania a todos, através de políticas públicas", defende. 

As aulas acontecem de segunda-feira a sábado. A lista de inscritos, grade de horários e local das aulas podem ser acessados no site www.cultuart.com.br .


4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns a todos vocês, por fazerem parte de um sonho, que agora conquistado.Sigam em frente.

Júnior disse...

Muito Obrigado. Estamos muito contentes em pôr em prática o Cultuart e é muito satisfatório a participação da comunidade, o que prova que nosso Projeto vai dar certo. Temos em torno de 150 pessoas frequentando nossos cursos. Isso é uma prova para aqueles q acharam q o Cultuart não iria sair do papel. Fiquei mto lisongeado com tuas palavras. Valeu!

Júnior - Coordenador da Ong Vida Nova e Ponto de Cultura Cultuart

cleuza pires disse...

Parabéns a todos, e como cidadãos vamos fazer nossa parte colaborando e incentivando essa iniciativa fantástica, pois em outras épocas, não muito distante, houve uma banda marcial aqui em P.Machado, e quem mora ou morou aqui sabe do que falo, basta agora pelo menos o nosso povo aplaudir esses novos talentos que estão surgindo aqui. Parabéns aos seus idealizadores e sucesso para todos os alunos, e na apresentação inaugural, se Deus permitir estarei lá para aplaudi-los.

Anônimo disse...

Parabéns ao grupo de volutários que fizeram este projeto acontecer, ao Junior pelo belo trabalho e a nossa presidenta Dilma.Este é o PT fazendo a diferença,' e que se dane os ......'