6 de abr. de 2011

Governo municipal assina subvenção e propõem maior apoio a APAE

Texto e foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Um encontro assinalou uma nova etapa no relacionamento entre o governo municipal e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Pinheiro Machado. A reunião agendada para a assinatura da lei de subvenção social no inicio da última segunda-feira, apresentou o interesse da Prefeitura em efetivar um auxílio para a entidade através de um protocolo de intenções. O objetivo do protocolo de intenções é criar um convênio, nos próximos meses para melhorar a qualidade de vida dos alunos da APAE, bem como atender de uma maneira mais eficaz as necessidades da instituição. 

O encontro que contou com a presença do prefeito Luiz Fernando Leivas, da Secretária de Educação e Cultura, Bernadete de Moura Paz e do Secretário de Finanças Roberto Dutra, além de pais, alunos e diretoria, apresentou um diálogo aberto sobre as intenções da administração pública e o que é esperado da entidade, que presta um importante trabalho para a comunidade. “Hoje o município já trabalha em parceria com a disponibilidade de professores e técnicos da área da educação e profissionais da saúde, mas com o protocolo de intenções, podemos acrescentar um maior comprometimento, onde o governo busca caminhar junto com a entidade que presta um serviço de importante relevância para a comunidade”, explica o prefeito.  

Na oportunidade foi assinado o termo de repasse da subvenção social destinada para a APAE de Pinheiro Machado, no valor de R$ 41 mil, disponibilizado a partir do dia 5 de abril, a primeira, das 10 parcelas. O repasse significa um ganho de 16% em relação ao ano anterior. A administração municipal tem sido generosa na concessão de subvenções a entidades comunitárias, além da APAE, a Sociedade Auxílio dos Necessitados (asilo), e o auxilio para o transporte de estudantes para Bagé e Pelotas foram contemplados nos últimos dias. 

Ao longo do tempo a crescente demanda tornou o espaço físico insuficiente para as atividades da entidade. Para suprir esta e outras necessidades, o poder executivo apresentou para a APAE, dentro do protocolo de intenções, uma cláusula de indicação para garantir a doação de uma área, para a construção de uma sede, e se esta já existe, disponibilizar profissionais para a elaboração do projeto e execução da mesma. 

No protocolo ainda está previsto, o desenvolvimento de ações conjuntas entre a Secretaria de Saúde e Educação ampliando a atuação dos profissionais na entidade, agregando serviços para a Apae. “Nossa proposta é que os funcionários da entidade sejam mantidos, e a instituição ganharia mais atendimentos com os profissionais da saúde e educadores do município”, ressalta o prefeito. 

A reunião resultou em um animado encontro entre o prefeito, alunos e familiares, que apresentaram as instalações da sede para o governante. Para os presentes Leivas ressaltou o empenho do poder executivo em fomentar o trabalho já prestado pela entidade. “Com o protocolo de intenção apresentado visamos auxiliar de uma maneira mais efetiva a entidade, que sobrevive hoje com o auxílio dos recursos oriundos do município, doações de sócios e renda de feiras, rifas e bingos”, lembrou.

11 comentários:

Anônimo disse...

Os funcionários ñão vão ver od inheiro de janeiro e fevereiro. Teve salgadinho: veio da onde: Bagé é claro. Uma jornalista deu cobertura, ela é da onde: bagé é claro...Quanto cinismo

Anônimo disse...

Essa administração subestima a inteligência da população Pinheirense. Será que ele acha que as pessoas são bobas??? O que fizeram com a APAE não se faz, deixar os funcionários sem salário por 2 meses, isso é uma inresponsabilidade.
ISSO É UMA VERGONHA!!!
Precisamos de um Prefeito que volte a respeitar as entidades e as pessoas.

Anônimo disse...

claro um q tenha um monti de escandalos de combustivel =casacos telefones esses sao bom vao durmi falando mau voces nao tem vergonha de colocar recadinhos mas vao trabalhar rsrsrssssrsrsrrrsrsrsrrrrrrrrr

Anônimo disse...

QUE AUMENTO? PRA QUEM NÃO SABE ESTA INCLUIDO NESTE VALOR O MES DE JANEIRO PARCELADO EM 10 MESES, PRA QUEM NÃO SABE DAS HISTORIAS O PREFEITO ESTA COM TUDO!

Anônimo disse...

que poca vergonha, dois meses de atraso, é um desrespeito com os trabalhadores!

Anônimo disse...

Esta administração não pode em momento algum ser comparada com as demais, pois esta está abaixo de qualquer outra, mesmo sendo péssima.
Espero que as pessoas não sejam irresponsáveis na hora das eleiçoes, pois no último ano querem impressionar a população com projetinho de pouca vergonha.
O Fernandinho levou 2 anos e 4 meses, e ainda não arrumou a casa, como ele mesmo dizia, alias, nem a dispensa esta organizada quem dera arrumar a casa.

Anônimo disse...

O anônimo das 11:48 tem que respeitar as regras gramaticais, pois não está escrevendo para analfabetos e sim para uma população de todos os níveis de escolaridade.Vou traduzir para que você possa entender-me:
O anonimu das 11:48 tem qui respeita as regra gramaticais, purqui num ta iscrevendo pra anarfabeto como tu mas pra todos nivel escolar

Anônimo disse...

Meus amigos APAE não é publica,mas o governo atual repassa recursos para mesma e tem compromisso com essa instituição e com educação dos portadores de nessecidades especiais.O governo atual tem 25 alunos na rede educação municipal e dá transporte para os do interior. O outro governo tinhan 3 alunos apenas isso vocês não viam ,É vocês mesmo da turma do contra vão achar oquÊ fazer.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 22:54, estás te contradizendo, pois se o comentário das 11:48 que tu te refere for escrito por um analfabeto, fica dificil ele escrever corretamente. e fora que analfabetos que sabem escrever como o anonimo das 11:48 é meio contraditório.

Anônimo disse...

sempre tem um da prefeitura pra defender e/ou se apegar a detalhes bobos.
Por favor se não tem como defender fica quieto.

Anônimo disse...

Olá anônimo das 9:31. O que você me diz de um prefeito que fica 2 anos e 4 meses no poder e só então lembra que existe APAE no município? Tanto é verdade, que a matéria afirma com propriedade que alguém apresentou as dependências do prédio ao digníssimo. Mesmo não sendo uma entidade pública, está dentro da cidade e atende muitos alunos que hoje estão estudando nas escolas municipais. Como cidadãos pinheirenses deveriam sim ter mais atenção do prefeito, dos vereadores e até mesmo da população. Tenho certeza que no ano que vem todos vão lembrar onde fica e achar soluções para o descaso. Garanto que o atual prefeito vai visitar bem mais e até achar verbas...mas só em 2012.