29 de abr. de 2011

Loja Maçônica realiza sessão branca em homenagem ao aniversário do município

Foto: Divulgação
Aconteceu, na noite da última segunda-feira, 25, na sede da loja Maçônica Luz e Ordem II nº 16, uma sessão branca, comemorativa aos 133 anos de emancipação política do município e aos 105 anos de fundação da loja em Pinheiro Machado. A sessão contou com a presença do maçon da loja Fraternidade nº 3 de Pelotas, Fernando Aires Gomes, que foi o palestrante da noite. 


O tema abordado foi uma parte da biografia do senador Pinheiro Machado, que faz parte do trabalho “Grandes Maçons Brasileiros”, realizado pelo maçon Ariel dos Santos Peres, que reside em Brasilia. A sessão branca contou com a presença do prefeito Luiz Fernando Leivas, do presidente da câmara de vereadores Jackson Luiz Cabral, além de vários secretários municipais e outras autoridades locais.

Segundo o Venerável da loja maçônica, Claudio José Goulart, o objetivo dessa sessão branca em homenagem a emancipação política do município e de fundação da loja, aberta a sociedade, é para que a mesma possa compreender melhor o papel da maçonaria, que é trabalhar em prol do bem estar da pátria e da humanidade. Segundo o maçon Rui Celso Ratto, a maçonaria não pode ser definida como uma religião. “A maçonaria está presente há milhares de anos no mundo, encontrado em relatos da Revolução Francesa e no descobrimento do Brasil, tendo apenas como a crença em um ser superior que busca estar sempre melhorando a nós mesmos”, explicou. 

Já o palestrante falou do processo histórico de formação e construção da imagem política do senador Pinheiro Machado, enfatizando a importância do mesmo no processo histórico da história do Brasil. O material foi entregue como doação para o acervo literário da loja maçônica Luz e Ordem II nº 16.


Nenhum comentário: