14 de abr. de 2011

O local onde Pinheiro Machado foi assassinado


Nesta terça-feira (12) recebi mais um email do amigo Nikão Duarte. Nikão, em viagem para pesquisa acadêmica no Rio de Janeiro, fotografou o prédio onde o político Pinheiro Machado, que deu nome a nossa cidade, foi assassinado.

Em 1915, no local, que fica no Largo do Machado, entre os bairros Catete e Flamengo, funcionava o Hotel dos Estrangeiros e na oportunidade, Manço Paiva foi o responsável pelo assassinato do então senador.

Hoje, no prédio, funciona o Restaurante Planalto, na parte térrea, e vários prédios residenciais, que substituem o edifício do antigo hotel.

Clique nas imagens acima para ampliá-las.

3 comentários:

Anônimo disse...

Acho que o nome do município deveria ser Manço Paiva, e não Pinheiro Machado. Reparem na limpeza que o tal Paiva fez... o município desde o princípio tentando firmar-se através de favores políticos e não no seu sempre referenciado potencial de crescimento (nunca explorado da forma mais plena, diga-se de passagem).

mourajr@supersul.com.br disse...

Santa Ignorância, rezai por nos!
Um gaucho, que de tropeiro de estância virou senador ,o mais importante politico da República Velha, ser comparado a um relés assassino é demais...

Anônimo disse...

O anonimo das 14;07 não sabe o que diz: Não conhece nada da história, este tipo de comentário não deveria ser publicado.