15 de abr. de 2011

Papo com o leitor: Abusos na Escola Manoel Prisco - O que diz a escola sobre o episódio

No início da tarde desta sexta-feira (15), foi publicado aqui no blog o texto da leitora Márcia Arima, sobre episódios ocorridos envolvendo alunos da Escola Manoel Prisco.

Em seguida, a direção da escola entrou em contato com o blog, solicitando a publicação de um novo texto, explanando sobre o assunto. 

Cabe aqui salientar que a ideia no blog não é a de causar nenhum tipo de polêmica em torno do assunto, mas sim, dar espaço a todos para colocarem suas posições, como sempre é feito aqui.

Segue o mesmo abaixo:

"A Escola Municipal Manoel Lucas Prisco está sempre de portas abertas para receber a todos, independente de ser ou não da comunidade escolar e lamentamos que a cidadã Márcia Arima não tenha disponibilizado de tempo para sequer fazer uma ligação telefônica e comunicar a escola ainda mais que a mesma diz estar acontecendo diariamente. Talvez nesse dia específico estivesse preocupada em não chegar atrasada, mas e os outros dias? Ainda mais se os envolvidos são crianças; isso em se tratando de averiguar os fatos e comprová-los. 

No horário do recreio, a direção, funcionários e alguns pais se fazem presente junto ao pátio da escola e qualquer fato diferente a rotina escolar é imediatamente averiguado e tomado as medidas necessárias. Quanto ao pátio que está aberto, já foi providenciado o muro, mas tudo tem o seu tempo. Críticas construtivas são sempre bem aceitas, fazem parte da nossa vida em sociedade, mas como cidadãos, temos o dever de DENUNCIAR ao órgão competente." 

Eliane Duarte - Diretora da Escola Manoel Prisco
Giovana Petzinger - Vice-Diretora
Equipe da Escola

>> entenda o caso <<  

16 comentários:

Anônimo disse...

pois é, a marcia agiu errado mesmo, não tendo ligado para a policia. mas e a direção da escola, não vê o q acontece diariamente? será q só quem passa por ali vê e quem está todos os dias ali não vê? é no minimo estranho.

Anônimo disse...

é mas a direçeo esta certa elas sao responsaveis por quem esta dentro da escola e estao ali para ensinar nao educar uns marmanjo e acho q isso deve vir dos pais em primeiro lugar agora so porq esta perto ou enfrente a escola sao responsaveis?ah e nao teve tempo nem nos outros dias ? adicionar a escola nao mas escrever para o blog sim....

Anônimo disse...

Acho que ninquém é capaz de julgar a atitude do outro, porque cada pessoa reaje de um jeito nas situações que nos são impostas. Pensando bem, se a Márcia falasse para a Polícia, quando eles chegariam no local? Se
Chegassem? Se falasse para a Direção da Escola, o q fariam, pois omitem-se até em divulgar as irregularidades no pátio da Escola, como portão aberto, tela caindo, falta grande de professores, etc. Isso foi bom, porque agora a população Pinheirense vai ficar sabendo um pouco do descaso com a Educação q tem esse Governo Municipal. Vejam o caso da nossa Praça Esporte próxima ao cemitério, o q aquilo? aberta a Deus dará, que segurança temos pra levar uma criança lá. LAZER TAMBÉM É EDUCAÇÃO. Socorro gente, abram aos olhos, tudo está sendo destruído nessa mossa cidade.

Anônimo disse...

Acho q a Márcia teve coragem, em colocar no Blog, parabéns. Pelo menos fez alguma coisa. Mas não sei como ficará o caso dela perante esse governo, pois os mesmos são muito vingativos. VEREMOS.......

Anônimo disse...

Se a direção vai ter que além de cuidar dos acontecimentos de dentro da escola, vai ter que cuidar do que acontece nos arredores não sei o que vai ser. E essa tal de Márcia porque não ligou imediatamente para a policia e conselho tutelar, se não foi a primeira vez que ela tinha visto?
Estão é querendo colocar as culpas na escola, e educação vem de casa, se esses meninos são assim a culpa é dos pais que não sabem dar ensino e não da direção da escola.
Escola é para aprender a ler, escrever, ser alguém na vida e não para ensinar o que os pais deveriam ensinar, mas agora virou moda os pais colocarem a responsabilidade toda na escola.

Anônimo disse...

"Escola é para aprender a ler, escrever"
esta frase é sensacional... q mentalidade. A márcia foi a única q se preocupou em tomar algum tipo de atitude e tem gente q acha q ela está errada. daqui uns dias os postes vão mijar nos cahorros, pq tah td se invertendo.

Anônimo disse...

Eu acho sinceramente que ela so postou no blog para aparecer, deveria ter ligado pra policia então.

Anônimo disse...

Eu também acho que foi so para aparecer! Pois em média 80% dos funcionarios da prefeitura não chegam pontualmente as 12h como deveria ser. É só ir para os arredores da prefeitura para ver. Quem sabe 5 minutos entrando na escola ela iria receber alguma advertência! Quanta hipocrisia!

Anônimo disse...

a direção da escola diz que o muro esta aberto e tudo tem o seu tempo, mas já estamos quase no meio do ano e não foi tomada providencia ainda, culpa também da secretaria de educação e da prefeitura que estão sempre dizendo que priorizam a educação, ainda estão faltando professores em muitas escolas.

Anônimo disse...

A promessa de colocar muro em redor da escola e fazer outras reformas, pelo que sei, é desde o ano passado. Li no jornal que já tinham reformado as escolas da zona rural e a primeira da sede seria a Manoel Prisco e até agora nada e já estamos em abril.
Será que vão reformar só em julho do ano que vem????
Nessa época começa a campanha política, a nossa vila é grande e dá muitos VOTOS, com certeza!!!

Anônimo disse...

Como o pessoal gosta de desvirtuar os fatos, sou servidor público e pelo que sei não são 80% de entradas com atraso, como estão falando aí.
Pelo que sei,o que a colega preferiu fazer ao mandar o e-mail,era também para não ficar visada e sofrer represálias...
é muito fácil dar opinião pejorativa,mas fica a pergunta: você faria o mesmo? você iria pessalmente? Você compraria esta briga? Acho que depois de tantos depoimentos pejorativos, acho que nem ela fará de novo, eu particularmente, aconselharia a ela não repetir mais este ato...afinal ela nem faz parte de nada disso; e só tem a perder.

Frank Pereira disse...

Báh!! Tem cada comentário que não merece "comentário". Minha colega Márcia fez o certo em mandar a matéria para o blog. Se chamasse a polícia, esta só chegaria no local depois de tudo ter acontecido, se fosse até a escola, a repercussão não seria a mesma. O fato de ter postado no blog coloca toda a população em alerta. Acho que é isso que tem de acontecer, colocar para toda a sociedade. Parabéns Márcia!!

Queli disse...

Eu acho que ela está certa em denunciar,pior é ficar quieta sem falar nada e o pior acontecer,arrecem tivemos o episódio do maníaco q invadio o colegio e assassinou varias crianças,quem nos garante q não pode acontecer aqui o mesmo,DEUZ nos livre,mas do jeito q tá, as coisa acontecem e se alguem decide falar é condenado.Depois do mal feito chorar não é proveito.

Anônimo disse...

Mas se a Márcia já via esse tipo de acontecimento várias vezes, porque ela não denunciou para a policia? Ela quer é aparecer e colocar a responsabilidade na escola, ela bem que podia ter chego na escola e falado, mas não preferiu sair falando. O que é 5 minutos de atraso,e não adianta, pq na prefeitura fazem o horário que querem.

Diuliane disse...

Realmente...Quantos comentários e nenhuma sugestão, ou evolução sobre o assunto!!!
Retorno a dizer, creio que o momento agora não é julgar se a atitude de divulgar aqui é correto ou não. O que aconteceu é caso de Denúncia SIM!! É esse medo de denunciar que as pessoas não devem ter. Então deixo aqui expressado a minha opinião e a minha sugestão sobre o assunto:
O fato é que houve uma agressão física, moral e psicológica, uma agressão a formação intelectual e ao desenvolvimento da personalidade de uma criança. Isso deve ser comentado, isso sim deve ser motivo de discussão no blog. E quanto ao agressor?? o que leva as crianças dessa idade chegarem a esse ponto? que estrutura familiar essas crianças estão tendo? que educação em casa, nas escolas, na sociedade está sendo passada a crianças e adolescentes de nosso município? Isso deve ser encarado como problema!! A formação educacional nas escolas não deve ser encarada somente como passar aos alunos oque está nos livros..
Escola é ensinar a viver, é ensinar o relacionamento respeituoso entre as pessoas, entre alunos com o meio ambiente e os animais, é educar crianças com conceitos de amor, carinho, lealdade, respeito, educação, fraternidade, humildade, amizade...
Deve ser um trabalho conjunto entre familia e escola, e assim poder trabalhar não somente o cognitivo, mas o emocional dos alunos..formar indivíduos como um todo!
É orientar os pais para formação de seus filhos,não somente chamá-los por motivos específicos ou entrega de boletins.
É passar para as crianças uma segurança, uma visão de futuro. É passar para os pais a tranquilidade de deixar seus filhos nessas instituições.
É essa segurança e formação que eu espero de uma escola, é essa a sugestão que eu tenho no momento para dar!! Não estou aqui para julgar, esse tipo de acontecimento pode ocorrer em qualquer lugar, o que gostaria de ver é ação, é ver atitudes sendo tomadas para que esse tipo de violência não torne a acontecer em nossas escolas.

Anônimo disse...

Concordo integralmente com o comentário acima. É isso aí gente!!!! Alem do mais acho que a Márcia tem o direito de mandar pro blog o que ela quizer pois, principalmente neste caso, é uma forma de alerta a sociedade.Não entendi porque a diretora ficou zangada, será que só queria que a Márcia fosse lá para tudo ficar embaixo dos panos?? Muito bonito, né???? E se a Márcia não fosse concursada??? Seria demitida?? Acho que sim!!