1 de abr. de 2011

Pinheiro Machado tem novo sistema de coleta de lixo domiciliar

Foto: AI Prefeitura de Pinheiro Machado
Os moradores do centro e dos bairros já podem contar com o novo sistema de recolhimento de lixo Pinheiro Machado, desde a manhã do dia 1º de abril. Trata-se de um ganho para o município, que contará com coletas diárias de segunda até sexta-feira, nas ruas da área central e nos arredores, além de contemplar os moradores da vila Umbus (Fábrica de Cimento) com recolhimento duas vezes na semana. 

O trabalho começa a ser executado nesta semana pela empresa Conesul Soluções Ambientais, que venceu o processo licitatório e será responsável pela promoção semestral, de campanhas de cunho ambiental, visando a conscientização da população sobre a reciclagem, reutilização e redução da geração de resíduos sólidos domiciliares. 

No primeiro momento, a indicação da empresa é para que os moradores coloquem os resíduos em sacos ou sacolas plásticas, a partir das 7h da manhã. Conforme o prefeito Luiz Fernando Leivas, a população ganha na excelência da prestação do serviço sendo realizados diariamente com a utilização de veículo equipado com caçamba coletora compactadora. Os profissionais que atuavam no trabalho municipal, estarão se somando a equipe da Secretaria de Obras. A população poderá contar com os funcionários públicos que serão deslocados para atuar junto com os demais funcionários do setor de obras do município, garantindo assim uma maior qualidade na prestação dos serviços de limpeza urbana. 

De acordo com o contrato, a Conesul Soluções Ambientais será responsável pela execução de serviços de recolhimento, transporte e descarga dos resíduos sólidos urbanos domiciliares e comerciais, até o destino final no Aterro Sanitário. Inicialmente, a empresa prestadora de serviço estará atuando em processo de adaptação, e na próxima semana já estará informando a população sobre o horário e rota da coleta. 

A população também deverá se adaptar as novas formas de armazenamento do lixo. “Neste novo processo que chega com o propósito de buscar melhorias na execução dos serviços, é bom ressaltar que o hábito de colocar o lixo embalado e dentro de compartimentos em frente as residências deverá ser substituído pelo depósito direto em sacos ou sacolas plásticas. Os profissionais que estarão realizando a coleta, efetuam o trabalho de maneira dinâmica, colocando o material encontrado direto no compactador”, lembra Leivas. 

Uma campanha de conscientização sobre os novos moldes e horário de coleta de lixo estará sendo repassado para a comunidade nos próximos dias. A fiscalização deste serviço será realizada pela Secretaria de Obras do Município e pela população, que poderá utilizar o telefone 3248.3524 para tirar dúvidas ou realizar reclamações.

47 comentários:

Anônimo disse...

É tão bom que parece até pegadinha de 1º de abril!!!
É um bom jeito de iniciar a idéia de reciclagem aqui em Pinheiro, no entanto não deve ser o ultimo passo!

Vera Santos disse...

Essa não deu para entender.Como assim usar sacolas plásticas para por lixo? E a preocupação com o meio ambiente? Coisas que só acontecem por aqui!!!

Anônimo disse...

ta mas eo caso dos mercados e nas residencias colocar lixo em sacolas,como vao fazer para q os cachorros e outros animais nao mecham nos lixos?

Anônimo disse...

Bota boa a iniciativa!!!!!!!!
O Planeta inteiro tentando conter o uso de sacos e sacolas plasticas, ea prefeitura d pinheiro incetivando as pessoas a colocarem o lixo nas mesmas, e ainda por cima com uma empresa de bage!
E as pessoas q trabalhavam com o lixo, recebiam insalubridade, agora vao receber bem menos no final do mês.
As contas delas virao do mesmo jeito!
Mas o mais importante eh q a renda ira pra bage isso eh oq importa nessa admistraçao!!!!
Nao estou reclamando dessa nova forma d coleta,q acho q mais correta, mas, poderia ser seletiva.
Feita pelas pessoas daqui, abrindo uma cooperativa de reciclagem e gerando renda para o municipio, o meio ambiente iria agradecer e a economia da cidade tembem.
Depois as pessoas reclamam q pinheiro nao sai do mesmo lugar, e nem tem como, enquanto tem 10 pra investir por aki tem 1000 tentando levar a renda pra fora da cidade.
Ai nao tem como mesmo!

Anônimo disse...

Deixar o lixo em sacolas? Agora é que os cachorros vão fazer a festa.

Anônimo disse...

E nas Escolas como que vai ser se não podemos colocar os latões na frente? Acho que vão ter que colocarem lixeiras na frente das escolas.

Anônimo disse...

Parece contraditório,falar em conscientização da população sobre reciclagem e incentivar o uso de sacolas plásticas para descarte do lixo!
Onde está a consciência ambiental dessa administração?

Samu disse...

É piada né? Como falou o 1º Anônimo ali, só pode ser pegadinha de primeiro de abril né? Mas em minha opinião está longe de ser uma boa notícia...
Uso de sacolas plásticas??? Na... me nego a acreditar nisso, fora a sujeira que isso vai causar na cidade (cachorros) é praticamente um crime contra o meio ambiente!!!
Já que estavam pensando e mudar o sistema de recolhimento do lixo na cidade porque já não estabeleceram algum trabalho realmente voltado para reciclar???
Sinceramente estou cada vez mais decepcionada com Pinheiro Machado... :(

Anônimo disse...

todo o planeta preocupado em diminuir o uso de sacolas plasticas e esse povinho da administracao de Pinheiro Machado querendo incentivar o uso.
Brincadeira,mas essa ptzada ta fazendo cada dia mais palhaçada com o povo de pinheiro ,eu espero q assim como eu o povo reflita e não esqueça desses acontecimentos na proxima eleicão.

Anônimo disse...

Pois é, a empresa ganhou a licitação por + ou - R$ 27.000 mensais, sera que o governo municipal gastava isso recolhendo o prorpio lixo? Acho que não, se o serviço sera o mesmo, a empresa tem manter o caminhão, pagar os funcionarios, e ainda ter LUCRO, e esse valor que a empresa terá de LUCRO poderia ser a economia que a prefeitura iria fazer. NÃO DÁ PARA ENTENDER. É a mesma pergunta, se você tem carro proprio, iria andar somente de taxi???

Anônimo disse...

BAAAHHHHHH, quase tive um troço quando vi a empresa que ganhou a licitação, CONESUL, esta empresa esta sendo investigada por causa de denuncias de que há uma MAFIA DO LIXO, e ela esta envolvida, não é coisa minha, vejam no link seguinte e leiam com atenção, QUE BARBARIDADE!!!

LINK: http://www.videversus.com.br/index.asp?SECAO=95&SUBSECAO=0&EDITORIA=30347

Anônimo disse...

Banquete para os cachorros!!!!! Hehehe... Ou de certo, já tem algum " Projeto " para a cachorrada das ruas!!!

Anônimo disse...

Aaaaaahhh deeve ter mesmo! :(

Anônimo disse...

ce cada funcionario recebia seu salario mais a salubridade.eles perderam a salubridade.a prefeitura lhes tirou um valor 40 por cento de cada,economizou.dai o salario eles continuan recebendo normal.dai o prefeito preocupadicimo com o meio anbiente comtrata uma firma com um alto valor e ainda prega que temos q ue usar sacolas plasticas esacos.cade os vereadores que sao os nossos representantes.

Anônimo disse...

Entrei no Link do anônimo das 10:32, " Mafia do Lixo Gaúcho " era só o que faltava, que esse governo tem deixado a desejar, tudo bem, mas entrar em " Rolo " aí começa a ficar demais!!! E isso que falavam de desvios e etc... de um ex-prefeito, mas, nada como um dia após o outro!!!

Anônimo disse...

quero so ve, se eles vão recolher as sacolas que os cachorros vão rasgar...hein?
e outra sacolas plásticas, não dá pra entender. como que vamos preservar o meio ambiente assim.

Anônimo disse...

Eu acho que é uma pouca vergonha isso,que o prefeito esta pensando que as pessoas sao crianças!Agora quando tiver eleições ele vai pedir voto,como vai ser,ou ele não pensou nisso!Esse serviço não é tão bom assim,aqui na minha rua ainda não passou coleta ainda!Cade os funcionarios da antiga coleta,que se esforçavam,com condiçoes precarias de serviço!Agora vão passar fome agora,sem mais comentarios......

Anônimo disse...

A prefeitura quer gastar dinheiro mesmo,27 mil reais,se pode gastar menos da metade,e fazer o mesmo serviço!Vereadores não acredito mais em voçês,espero visita aqui em casa de alguem de voçes.....

Anônimo disse...

Eu achei ótimo, pois na minha rua eles passavam quando estavam afim,para que tenham direito a insalubridade deveriam fazer o serviço bem feito.Eu sou funcionário público estadual e fico indignado com minha classe,essa classe pensa que como tem estabilidade não tem deveres ,esquece que é o povo que nos paga

Anônimo disse...

De onde que são esses viventes que reclamam dos sacos de lixo? Ou são de outro planeta,ou nunca sairam da terrinha.ETA gentinha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

A empresa contratada para recolher o lixo tinha que ser de BAGÉ, é óbvio né!!!
Sem comentários!!!!
E deve querer votos na próxima eleição!
Espero que o povo reflita bem!!!

Anônimo disse...

Esta pessoas que reclamam do uso das sacolas plasticas certamente são as primeiras a colocarem seus lixos nas mesmas e não devem estar nem aí se os cachorros vão espalhar ou não. Olha a turma do contra ai geeeente.

Anônimo disse...

Como funciona o recolhimento nas outras cidades??? é tudo em sacola plástica! Acordem, deixem de ser contra tudo... por favor!!!

Anônimo disse...

Quanto ao salário dos servidores, não se preocupem, certamente eles irão para outra atividade "insalubre" e daí não perdem nada. só falta pouco mais de um ano para eleição, então...dá-lhe mentiras...

Anônimo disse...

Concordo com o anonimo das 20:49, todo mundo coloca em sacolas plasticas e agora ficam se fazendo.

Anônimo disse...

Esses que tanto reclamão, não deve ter saido nunca da terrinha, pois todos os municipios que conheço, todos são em embalgens de plasticos., e antes reclamaren deve ocompanhar as licitações, que são publicas ou vocês não sabem, talvez esses se lembre dos dias de chuva que os funcionarios da prefeitura não recolhiam o lixo as vezes varios dias e parem de ser da turma do contra

Anônimo disse...

Eu adoro ler essa frase"turma do contra"
Engraçado q a maioria da turma do contra votou no PT.E agora?
Não queriam mudança?

Anônimo disse...

E uma pouca vergonha esses comentários. Parece que muitas pessoas que não sairam de P.Machado para ver como e recolhimento em outras cidades. deu de pensamento pequeno.
Só não percebeu que a empresa não e de bagé quem não quiz. na sexta-feira passou a tarde uma carro com placa de santa cruz atrás do caminhão faznedo monitoramento.
e só entrar no site da conesul e ver o endereço da empresa.

Anônimo disse...

Mas que absurdo! O recolhimento de lixo em Pinheiro Machado era uma caos, Era só aparecer uma nuvem mais escura que o pessoal não saía para recolher o lixo porque iria chover...

Nada contra o pessoal que recolhia o lixo mas, acho um absurdo eles por terem estabilidade de emprego andarem uma quadra em 40minutos.. paravam, conversavam e se ficasse meio escuro sumiam e deixavam o lixo as vezes por dias na frente das casas!

Se há algum problema com a empresa que ganhou a licitação, é dever dos vereadores investigar, pois ganham um ótimo salário pra trabalhar 2horas por semana e estão aí pra defender o povo! Lembrem-se disso!

Fica uma pergunta no ar: O povo de pinheiro Machado estava contente com a atual coleta de lixo??? Pelo que sempre ouço nas ruas toda a cidade se queixava e quando melhora um pouco, todos continuam a reclamar!

Faz parte da educação do Povo Brasileiro sempre reclamar de tudo!

Anônimo disse...

Eu adoro ler essa frase"turma do contra"
Engraçado q a maioria da turma do contra votou no PT.E agora?
Não queriam mudança?


Concordo plenamente com o Anonimo que deixou este comentario que eu colei acima!

Anônimo disse...

SEMPRE usaram sacolas plásticas e os cachorros SEMPRE remexeram nos lixos.. O caminhão novo é um ótimo investimento e só fazem reclamar!!! Gentinha ignorante!!!!

Anônimo disse...

A iniciativa é sem dúvida ótima. Só não entendo porque pagar 27 mil por mes por esse serviço, se com esse investimento a prefeitura podia muito bem adquirir seu próprio caminhão e capacitar seus próprios catatores.
Fica aí a dúvida!!!

Anônimo disse...

Oha aqui na minha moradia, a antiga coleta era otima,mentira do panaca que disse que levava 40 minutos,numa quadra,para quem olha é facil,mas trabalhar numa caçamba aberta fedorenta,não é fácil,se coloque no lucar deles!

Anônimo disse...

Será,que o doutor Sr.preveito vai ter coragem de pedir voto na portaria da secretaria de obras como fazia antes nas eleições passadas,depois desse deslize,com qual rosto vai ir.....

Anônimo disse...

Povo voces estão cego,olha o desperdicio de dinheiro,pelo jeito não funcionou,meu lixo esta aqui há dois dias,será que vão recolher,acho que vou esperar a caçamba pelo menos passava aqui recolhendo!

Anônimo disse...

nao é com isso que pinheiro vai crescer gente,colocando nosso dinheiro fora!isso é uma veRRGOnhaaa!Tem mais povo,que voces nao estão sabendo,27mil reais,sabe quem vai cuidar do aterro sanitario a preveitura,com aterro!VIROU PIADA VÃO PARA O SHOW DO TOM!!!

Anônimo disse...

FALA EM INICIATIVA BOA,GASTANDO O NOSSO DINHIRO!

Anônimo disse...

voce esta comparando o salario estaual com salario municipal,se o estado ganhasse mal assim,é so olhar nas frentes das escolhas se não estao de carros novos os funcionarios!concordo com os garis de antes com um salario desses,com chuva neca mesmo!

Anônimo disse...

Quem não usar sacolas plásticas, coloquem nas cuécas mesmo. Tem gente que parece que nunca usou sacola? Hipocresia pura... Coloquem nas cuécas usadas que aí não precisa lavar assim economizam água,já está fazendo um bem ao planeta...Qto aos funcionários que trabalhavam no caminhão recolhendo o lixo, deverão ser deslocados pra outro setor, é obvio....

Anônimo disse...

Quem não tem competencia pra fazer
o seu proprio serviço paga pros ou-
tros fazerem.
E se algum funcionario não quizesse
fazer o serviço, contratasse.
Tão pagando caminhão novo pra
Cone Sul.
Pagam menos de um minimo pra alguns
funcionarios que recolhiam o lixo.
Deve ser pra ajudar nos 27.000,00.

Anônimo disse...

Garanto que esses que falam GENTINHA DO CONTRA, ou até ofendem, com a palavra IGUINORANTE, defendem tanto por que tem algum familiar mamando nos cofres da prefeitura, e dando risada por que é o povo que paga o salario deles, que por sinal é bem altinho né, e não estão nem um pouco se importando com o que é bom para a cidade, ou para quem vive nela, só querem mamar, mamar, mamar, e depois vem ofender os que se indiguinam com as coisa erradas. SÓ FALTAM POUCO MAIS DE UM ANO E MEIO, aproveitem !!!

Anônimo disse...

É...R$27.000,00 POR MÊS...Isso dá quanto no final de 1 ano????? E viva a MUDANÇA!!!!!!

Anônimo disse...

esses que falam que sao a favor,vao trabalhar,eles falam que demorava a passar com o outro caminhao,mas esse caminhao faz tres dias que nao passa aqui.

Míramis disse...

Eu tenho que parabenizar pela iniciativa da contratação de empresa para a coleta de lixo.
Para os reclamantes, no meu endereço não era sempre que a coleta acontecia, chegou ao ponto de ficar uma semana sem coletar, pq um dia choveu, no outro o caminhão lotou, no outro fizaram outra rota, e por aí foi.
Não é novidade que se ameaçasse chover, podia esquecer, que o caminhão do lixo não iria passar.Tanto é, que no fim, eu mal acostumada, não coloquei o lixo hj pq estava garoando, aí vi o caminhão passar normalmente com garoa e tudo...
E para os interessados, os operários não perderão insalubridade, se o serviço que eles fizerem for menos insalubre, ela só será reduzida...

Anônimo disse...

so em pinheiro mesmo,pagar esse valor,gente a preveitura tem como fazer sua propria coleta!

Anônimo disse...

Não seria o caso de criar uma cooperativa de reciclagem de lixo, tendo em vista a necessidade de empregos até para mulheres. Teria que ter os compradores, alguém que organizasse e muita gente satisfeita trabalhando.

Anônimo disse...

mas tchau para esse povo ingrato otima coleta de lixo agora q gentinha bem comum