18 de abr. de 2011

Pirâmide Invertida: Jovens exemplos

Por Nadiane Momo

Nesta semana algumas notícias me deixaram especialmente felizes e me contagiaram. Apesar de envolverem pessoas que não têm nenhuma ligação entre si e seus feitos, o interessante são as lições, os exemplos que nos deram. A primeira delas foi saber da minha colega de profissão, jornalista e agora comissária de bordo, Cibele Machado, que foi aprovada pela companhia Emirates e está trabalhando em Dubaí. 

Cibele é candiotense, uma mulher guerreira, que desde pequena estudou inglês, lecionou em escola de idioma, formou-se pela Urcamp e foi para Porto Alegre, onde fez o curso e acabou sendo selecionada. Agora ela esta lá, feliz da vida e terá muito êxito, com certeza. 

A segunda delas foi ver o também candiotense Felipe de Oliveira Lopes no Ídolos. Nossa, fiquei muito orgulhosa, porque vi ele cantar piá no Canto Moleque e sempre teve muito talento. 

A terceira foi saber que meu primo de 19 anos, Samuel Carminatti, que também cursa inglês desde cedo, de estagiário na escola que trabalha em Farroupilha, passará a coordenador e ainda fará um intercâmbio cultural na Inglaterra ano que vem. 

Saber de tudo isso me deixou muito contente, ver as pessoas que amamos ou simpatizamos correndo atrás dos seus sonhos é muito bom. No caso da Belly, ela percebeu que a região oferecia poucas oportunidades na área da comunicação e não se acomodou, usou o potencial bilíngue e resolveu voar, literalmente. O Felipe, canta bem, assim como muitas outras “crias” do festival candiotense, mas foi ele quem foi a Florianópolis e resolveu dar a cara a tapa e concorrer ao título. Digo que ele foi um corajoso, porque muita gente já deve ter pensando em ir, mas simplesmente não foi e ele, simplesmente foi, representando também nosso Estado e região para o que der e vier, porque obviamente há quem goste e há quem não, mas a coragem está em enfrentar críticas positivas e negativas pois só assim se cresce. 

Quanto ao meu primo, nossa, essa foi sem dúvida a notícia mais contagiante. Ele sempre foi um dos meus preferidos e o amo como irmão. A lição que o Samuca, a Belly e o Felipe nos deram são simples: não há limites para os nossos sonhos! Os três jovens, ao contrário de muitos que só querem saber do celular mais moderno, de navegar atoa na net ou de estar no game, ou postar quanto beberam no Carnaval no Orkut, são exemplos de que quando se quer alguma coisa de verdade é mesmo preciso correr atrás, desde cedo, sair das asas dos pais e ir em busca do futuro. 

Não adianta deixar apenas os pais terem iniciativa em matricular os filhos na aula de inglês, os jovens de hoje precisam ser mais responsáveis por seu futuro já que querem tanto a independência. Gostaria de parabenizá-los e dizer que cada um da sua maneira está dando sua contribuição, sendo exemplo. Não importa onde se está, em uma região pobre e estagnada como a Campanha ou rica e desenvolvida como a Serra e sim, onde se quer chegar e como percorreremos este caminho. 

Se conheceres outros exemplos, compartilhe, afinal, precisamos cada vez mais exercer o elogio e menos as críticas.

Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador

Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog

7 comentários:

Anônimo disse...

ta mas me fala?? o cara passou no idolos??

Anônimo disse...

Excelente artigo, no meio de tantas notícias tristes na imprensa. Que sirva de incentivo para outros jovens seguirem o exemplo.

Nadiane C.S.Momo Spencer disse...

Sim, o Felipe passou na eliminatória em Florianópolis, agora disputará em São Paulo, lá não sei se passou, mas ouvi alguns comentários que nesta fase não, enfim, vamos ver, estamos na torcida. Abraços e obrigada é mesmo bom dar "boas notícias" de vez em quando. Abraços

Gislaine Farion disse...

Oi Nadiane,adorei teu texto! É muito bom saber que pessoas com iniciativa e força de vontade, conseguem ir mais longe.Tive uma boa surpresa em ver o Felipe no Idolos e como tu, acompanhei o mesmo nas nossas escolas em Candiota. Vi-o crescer, amadurecer nos seus propósitos e quero dizer que fiquei muito orgulhosa, por um dia ter "passado" pela vida dele.Obrigada pelo texto, é muito bom nos dias de hoje, ouvir noticias boas!!
Abraço
Professora Gislaine Farion

Rosabel Machado disse...

Oi Nadiane, sou tia da belli e fiquei muito comovida com as tuas palavras, obrigada, acho que a belli realmente merece tudo de bom que está acontecendo com ela porque ela sempre acreditou que ia conseguir essa vaga na emirates e realmente conseguiu, agora só nos resta torcer para que ela seja muito feliz nessa nova jornada.
Abraços.

Niaia disse...

Pois é Nadiane, eu como mãe coruja que sou, também fiquei muito feliz quando meu filho disse que tinha sido o escolhido entre 4 concorrentes para fazer um intercâmbio com bolsa integral do Curso de Cinema na UFPEL. Isso por méritos dele, pela competência, pelo comprometimento que ele demonstra na faculdade. Ficou 6 meses em Portugal e conseguiu conhecer quase toda a Europa. (Ganhei muitos presentinhos hahahahaha)
Procurei educar meus filhos com muito amor e carinho, mas também com muita rigidez quando se fazia necessário. Não me arrependo de nada.
Sei que eles são agradecidos e são totalmente independente de nós pais (o que na verdade nenhuma mãe fica muito contante) quer sempre estar com os filhotes debaixo da asa.
Minha filha, já casada, tem sua vida independente, trabalha e batalha sempre pelo que ela quer. Eles são bem parecidos comigo neste ponto. Corro atrás mesmo daquilo que quero.
Esses jovens que resolvem escolher o melhor lado da vida que não àquele que acaba tanto com a vida deles quanto das famílias que pertencem, merecem o reconhecimento e as honras pelo esforço de levar as suas vidas da melhor maneira possível.

Nadiane C.S.Momo Spencer disse...

Olá pessoal, que bom que gostaram e que estão dando também bons exemplos, como o filho da Niaia, também está de parabéns, essa experiência internacional com certeza é muito interessante. Quanto a Beli Rosabel, estamos na torcida, ela vai se dar muito bem com certeza. Beijosss