12 de abr. de 2011

Produtores recebem primeira remessa de trigo

Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Desde a última semana, os produtores rurais de Pinheiro Machado começaram a receber a primeira etapa do trigo destinado para a alimentação animal, proveniente de doação da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul. Segundo levantamento da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente do município, as perdas na pecuária são significativas devido à falta de pastagem, onde a bacia leiteira apresenta uma redução de 50% na sua produção, e no gado de corte o déficit chega a 35%. 

A doação que beneficia aproximadamente 150 produtores rurais dos assentamentos e localidades do São João Batista, Alto Bonito, Restinga e Passo dos Pires cadastrados pela Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, está sendo realizada diretamente no silos municipal. Conforme o secretário da Agropecuária, Adelino Luiz dos Santos, no período do decreto realizado pelo município, um mapeamento apontou estas como às localidades mais afetadas pela estiagem. A carga tem por finalidade a alimentação animal, pois a diminuição das pastagens acarretou perdas na produção de leite e carne bovina. 

 “Hoje encontramos uma situação muito diferente, onde a estiagem está generalizada por todas as localidades no inteiror. Com a situação crítica que estamos vivendo, este trigo chega para amenizar a situação”, explica. A quantidade de produto destinada para cada família é contabilizado pelo número de animais de corte e de leite existentes em cada localidade. 

Do total das 269 toneladas de trigo destinadas para o município, 180 toneladas já foram entregue pela Defesa Civil. De acordo com Santos, o restante do produto está sendo aguardado para os próximos dias.

Nenhum comentário: