20 de abr. de 2011

Professores da rede municipal participam de programa de capacitação federal

Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
A Secretaria Municipal de Educação de Pinheiro Machado iniciou no mês de abril, o Programa de Pró Letramento – Alfabetização e Linguagem para a formação continuada de professores dos anos série iniciais do ensino fundamental. O trabalho contará com uma capacitação de 240 horas, para os professores de língua portuguesa da 1ª, 2ª e 3ª série e coordenadoras das séries iniciais da Zona Urbana, e de professores de matemática da Zona Rural. Inicialmente, o trabalho está sendo realizado com as atividades da área de alfabetização e linguagem. 

De acordo com a Secretária de Educação, Bernadete Paz, o objetivo é oferecer, aos educadores, ferramentas de qualificação da aprendizagem em alfabetização e linguagem e em matemática dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de ensino. Em Pinheiro Machado, a secretaria buscava a inclusão no projeto desde 2009, onde a oportunidade no ano de 2011, segundo Bernadete, chega em um momento apropriado coma efetivação de novos servidores ao quadro, o que qualifica o trabalho e o grupo de profissionais. 

O curso é realizado na modalidade semi-presencial, sendo 84 horas de atividades presenciais, de um total de 120 horas por grupo. “Nos últimos anos houve uma melhora considerável dentro das séries inicias, e com esta capacitação queremos manter e ampliar estes resultados”, comenta. 

O projeto é realizado através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Ministério da Educação, Unisinos que, através do Núcleo de Formação Continuada de Profissionais da Educação vai assessorar a área de Matemática, e a Universidade Federal de Santa Maria, que através do Centro de Estudos em Educação e Linguagem, vai assessorar a área de Alfabetização e Linguagem. A tutora da área de Alfabetização e Linguagem é professora Regina Codevilla, e a tutora da área de Matemática é Regina Duarte.

4 comentários:

Anônimo disse...

enquanto isso, estão ocorrendo enturmação de turmas nas escolas e falta de professores, mas como a propaganda é a alma do negócio, então dele marketing.

Anônimo disse...

Enquanto isso faltam professores nas escolas e a Prefeitura está dando uma professora de graça para uma escola de Bagé, e tem mais um professor de educação física que tem 40h e está trabalhando só
20h.Professor com 2 nomeações numa área que se recusa a trabalhar as 40 h, e nada é feito. alguém por favor me diga se isso é possível!!!!!!!

Anônimo disse...

As mascaras estão caindo e não estamos em ano eleitoral ainda prepare-se para o ano que vem até disco voador poderá descer em pinheiro machado.
Descaso com a educação e só mais um detalhe.

Anônimo disse...

Pois é e no noturno do manoel prisco os alunos do eja tem um professor novo por dia, não tem merenda desente e não respeitam horários. dao trabalhos e mais trabalhos pra quem tem serviso o dia todo. q falta de considerasao. Isso tá uma bagunsa e depois vem os puchasaco diser que éa turma do contra, o problema é q em esta vendo e sofrendo sabe a verdade