26 de abr. de 2011

Projeto de atenção a saúde dos adolescentes é apresentado a municípios da região

Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
A política municipal de Atenção Integral à Saúde dos Adolescentes já é uma realidade em Pinheiro Machado desde 2010, e foi apresentada para outros municípios em recente encontro de âmbito regional. As ações realizadas na região na área da saúde para adolescentes servirão de base de trabalho para as demais cidades que iniciam o trabalho junto a este segmento. 

De acordo com a coordenadora da estratégia da família da Secretaria de Saúde, Carla Dutra, o objetivo é oferecer, por parte do município, atenção integral aos adolescentes. Conforme a enfermeira, o trabalho vem sendo desenvolvido envolvendo várias frentes de atuação junto aos adolescentes, como os profissionais da saúde, educação e do Departamento de Assistência Social. “Todas as tarefas são feitas de maneira planejada, desde as capacitações e distribuição das cadernetas dos adolescentes para as unidades básicas de saúde da família até a divulgação nas escolas do município, através do Projeto Educação em Saúde e dos agentes comunitários”, explica. 

O fornecimento das cadernetas é realizado nas unidades de saúde do município e tem como proposta estimular o vínculo dos adolescentes com a equipe da saúde da família. A caderneta também serve como acompanhamento da saúde dos adolescentes beneficiários do programa bolsa-família. Até o primeiro trimestre de 2011, já foram distribuídas 55% das cadernetas previstas em Pinheiro Machado. O trabalho já começa a dar frutos no município. Carla explica que os adolescentes da zona rural, principalmente aqueles residentes nos assentamentos têm demonstrado grande interesse no atendimento. 

“Comparando-se o número de adolescentes atendidos nos três primeiros trimestres de 2009, com o mesmo período de 2010, observa-se um crescimento de 5%”, salienta. Já quando é comparado o primeiro trimestre de 2010, com o terceiro do mesmo ano, observa-se um crescimento de 20%. Durante as comemorações da Semana do Município, um Fórum de Saúde do Adolescente está sendo programada com a construção do evento sendo formatada com a participação dos jovens no processo de organização. "Queremos criar, entre os adolescentes, o hábito de buscarem as Unidades de Saúde para esclarecer dúvidas relativas à saúde sexual e reprodutiva, vacinas para essa faixa etária, e avaliação nutricional, entre outros, e assim prevenir doenças na fase adulta", diz Carla. 

Ainda segundo ela, a recepção das ações junto aos demais profissionais presentes no encontro foi positiva. “Sabemos que o trabalho com adolescente é algo novo para muitos, já que a saúde foca ações segmentadas junto as crianças e idosos. Mesmo com um pouco de receio, acredito que em pouco tempo possamos ver resultados nas demais cidades que envolvem a nossa região”, finaliza.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns para a equipe da secretaria de saúde,mais uma vez mostrou competência na região