28 de abr. de 2011

Secretarias trabalham no desenvolvimento do Programa Saúde na Escola

Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
A realização de ações educativas de promoção da saúde, idéia já antiga, vem se concretizando em Pinheiro Machado com o programa “Saúde na Escola”. Trata-se de uma iniciativa da Estratégia da Saúde da Família que desde o inicio do ano letivo vem realizando um trabalho de implantação das atividades junto aos alunos das escolas da rede municipal e estadual de ensino. O programa deve conceber um conjunto integrado de ações de educação-saúde que se inicia na escola e estende-se à família. 

O projeto da Secretaria da Saúde e Assistência Social em parceira com a Secretaria de Educação está sendo realizado por um grupo de trabalho intersetorial composto por profissionais da área da saúde e educação, que buscam fortalecer o enfrentamento das vulnerabilidades no campo da saúde, promovendo a comunicação entre escolas e unidades de saúde. 

De acordo com a coordenadora da estratégia da família, Carla Dutra, o público alvo é a população em idade escolar, entre 5 e 19 anos, que hoje somam 2.305 jovens, sendo 943 residentes no território da Estratégia da Saúde da Família Zona Sul, 785 no da Zona Sul, 225 no território de Torrinhas e 352 no posto do São João Batista. Conforme a coordenadora, o trabalho visa reforçar as ações realizadas junto aos postos de saúde, de uma maneira mais efetiva com a realização de avaliação clínica nutricional, oftalmológica, saúde e higiene bucal, auditiva, psicossocial, atualização e controle do calendário vacinal entre outras atribuições. 

“Neste sentido, os especialistas dos centros médico-odontológicos devem atuar também como educadores de forma integrada com os demais profissionais da educação tendo como objetivo a construção da cidadania e da noção de equilíbrio da relação doença-saúde", explica Carla. As equipes já realizaram o trabalho de sensibilização dos diretores e coordenadores das escolas. 

A partir deste momento, o trabalho já começa a ser realizado junto as salas de aulas e famílias dos alunos com a realização de um questionário junto aos pais sobre o histórico de saúde dos alunos. De acordo com a Secretária de Educação, Bernadete Paz, o programa tem como objetivo proporcionar a formação integral dos estudantes, pais e professores da rede pública de educação básica por meio de prevenção, promoção e atenção a saúde. “As escolas promotoras de saúde têm como objetivo a formação de adultos saudáveis habilitados a fazer pleno uso de seus potenciais. A mudança de comportamento gerada a partir de informações obtidas na escola deve não somente atingir alunos mas também seus familiares”, finaliza. 


Escolas Participantes

Manoel Lucas Prisco – aproximadamente 519 alunos 
Avelino de Assis Brasil – aproximadamente 290 alunos 
Dois de Maio – aproximadamente 200 alunos
Ermírio de Moraes – aproximadamente 90 alunos
São João Batista – aproximadamente 240 alunos
Passo do Machado – aproximadamente 106 alunos
Ana Tereza da Rosa – aproximadamente 140 alunos
Pinheirinho – aproximadamente 110 alunos
Hipólito Ribeiro – aproximadamente 900 alunos

Nenhum comentário: