14 de abr. de 2011

Situação da bacia leiteira do município em debate

Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
A Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente realizou na última terça-feira, 12, uma reunião entre representantes da Emater, Embrapa, Copitec e Consulati para debater a atual situação da bacia leiteira em Pinheiro Machado. O encontro que teve como pauta encontrar soluções para os problemas enfrentados pelos produtores e aumentar a produção na região.

Ficou acordado entre as entidades participantes do encontro que, num prazo de 20 dias, a Embrapa Pecuária Sul de Bagé entregará um projeto de expansão da bacia leiteira para o município. O acompanhamento do projeto será feito por técnicos das entidades envolvidas e os produtores rurais que atuam no setor.

Segundo o Secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Adelino dos Santos, a expansão da produção de leite no interior do município mantêm-se boa mesmo com toda a situação da estiagem. “A principal finalidade deste encontro, que reúne um grupo de pessoas representando empresas ligadas ao setor de laticínios, é a de proporcionar a triplicação da produção de leite no município”, enfatiza.

5 comentários:

Anônimo disse...

Afinal quem não sabe o que diz? o prefeito diz que caiu a produção do leite e o secretário diz que cresceu?

Adelino Luiz dos Santos disse...

A bacia leiteira cresceu na proporção desde que foi implantado o programa Balde Branco, com melhoramento genético e tambem na quantidade de litros de leite. A produção do leite caiu devido a estiagem mas aumentou na proporção, pois saimos de 69 mil litros no ano passado para 120 mil litros neste ano.

Maicon Faria disse...

Eu, como técnico da área de agrárias, acredito muito na produção de leite como meio de sustento de pequenos produtores. Eu nasci e me criei em uma região onde as propriedades não passam de 15 hectares de extensão, lugar em que os produtores trabalham com afinco (e sem férias, POUCOS rodeios, feriados, etc)e, apesar dos baixos preços pagos pelas cooperativas, conseguem sustentar-se e, mais que isso, adquirir bens de alto valor. Mas tudo fruto de um esforço imenso procurando AUMENTAR, eu repito silabicamente, AU-MEN-TAR a produtividade leiteira, não somente através do melhoramento genético muito bem pronunciado pelo Sr. Adelino, mas também através do melhoramento AMBIENTAL, uma vez que não há expressão genética sem um ambiente favorável.

Jeferson Teixeira Soares disse...

Primeiramente destaco que não conheço a formação profissional do secretário Adelino, mas sempre digo que as secretarias têm de serem entregues a pessoas capacitadas nas áreas em que vão atuar, para melhor conhecimento de causa, e não por interesses politicos.

Anônimo disse...

Discordo do comentário das 19:03, pois qualquer cidadão é capacitado para assumir uma secretaria desde que tenha força de vontade e interesse de melhorar sua cidade. Nessa vida tudo se aprende.Se não fosse por essa lógica o Lula jamais poderia ter sido presidente do Brasil e no entanto ele fez um excelente trabalho mesmo não tendo nenhuma formação técnica.