28 de abr. de 2011

UFPel lança edital com vagas para curso em Pinheiro Machado

A Universidade Federal de Pelotas lançõu recentemente o Edital n°20/2011, com vagas para alguns cursos da entidade na região, com ingresso no 2º semestre deste ano.

Para o campus de Pinheiro Machado, a universidade oferece 21 vagas para o curso de Gestão Ambiental.

As inscrições podem ser feitas de 02 a 04 de maio, ao valor de R$ 100.

O edital completo com as instruções e informações necessárias para as inscrições e ingressos pode ser visualizado aqui. Outras informações podem ser obtidas no site da UFPel.

A sugestão da postagem é da leitora Marluci Teixeira.

20 comentários:

Brandon disse...

Até que enfim algum curso de verdade que vem para esta cidade. esse é o primeiro de muitos que virão, essa é a minha torcida. Parabéns a UFPEL pela Brilhante idéia de investir em Pinheiro Machado...

Anônimo disse...

Depois não dizem que não sabiam do edital... ta ai a oportunidade!!! Parabéns a prefeitura por essa forte parceria com a UFPEL!

Anônimo disse...

pelo q entendi do edital eh so pra quem ja tem curso superior!!!!!

Do q adianta formar quem ja eh formado!

Anônimo disse...

Gostei, mas não estou achando algumas informações no site,exemplo :
"Os critérios de seleção serão publicados dia 27/04/2011 e são específicos para cada curso."
Obrigada.

Anônimo disse...

Tá bom, pena que o preço das inscrições é meio salgado.

Anônimo disse...

E ainda falam em incentivar os jovens de Pinheiro Machado! Mas 21 vagas para portadores de diploma?! Que adianta dar oportunidade pra quem já teve??!!

Anônimo disse...

Tambem pelo que entendi e só para quem tem curso suoerior de que adianta,formar qum já esta formado é
brincadeira!!!

Anônimo disse...

Isso aí é dar oportunidade para os jovens de Pinheiro Machado!
Pelo amor de Deus!
Só vai cursar a universidade quem já é formado.
Ridículo!!!

Anônimo disse...

São coisas desse governo. Curso somente prar quem já tem outro curso superior, brincadeira.

Anônimo disse...

Foi essa a faculdade que trouxeram? para quem já tem curso superior.

Anônimo disse...

Além desse curso ser sem mercado de trabalho, agora é para quem já tem?

Anônimo disse...

Só em Pinheiro mesmo, faculdade somente pra quem já tem.

Anônimo disse...

Mas pensem bem...! Eu estava analisando a situação e cheguei uma conclusão, não sei se equivocada ou não, de que a idéia de quando lançaram esse edital para portadores de diploma seria de que alguns dos professores formados no município fizessem esse curso, pois já que possuem as "cadeiras" de educação, depois de concluído o curso, estes poderão talvez serem contratados pela UFPEL para serem professores do curso futuramente. Assim, a Universidade não necessita ter tantos gastos com seus professores aqui no município.
Esse foi o meu entendimento diante deste edital, que no meu ver não é só esse tipo de oportunidade que se disponibiliza nas Universidades, existem também Reopção.., transferência... O que não ocorreu aqui.

Anônimo disse...

Respondendo ao anonimo das 16:46, as os portadores de título que fizerem este curso, não adquirem o direito de lecionar na UFPEL, este curso não é de graduação, mas de tecnólogo e hoje para lecionar numa universidade tem que ter graduação (e tecnólogo não é graduação) e ainda ter mestrado ou doutorado, e em muitos poucos casos professores com especialização.
Agora, toda Universidade oferece vagas para portadores de título e mais um curso que dará maior conhecimento as pessoas e possibilidade de trabalhar fora da área educacional.

Anônimo disse...

O Povo não tem noção mesmo, colocar a culpa no governo local pelo edital publicado, quem publica as regras de ingresso é a UFPEL e não o governo local, quem está reclamando que não dá opornidade para quem é daqui, pode parar de reclamar e começar a se preparar para fazer o ENEM que é a maneira de quem não tem curso superior ingressar na UFPEL.

Anônimo disse...

Pessoal, as universidades devem oferecer outras formas de ingresso que não o vestibular quando há sobras de vagas. As vagas existentes já foram oferecidas via ENEM. SOBRARAM VAGAS para ingresso Esse ingresso pode ser feito por reopção e transferência de curso, para alunos que já estão em graduação. Quando sobram vagas após vários editais para preenchimento das mesmas, essas são oferecidas para portadores de títulos. NÃO É SÓ A UFPEL QUE FAZ ISSO, outras universidades também fazem e tem amparo legal para isso. Entrem no site das universidades e vejam, há varias ofertas de cursos em diversas etapas sem ser o vestibular, ENEM. Vagas excedentes devem ser preenchidas. Só para constar: não sou do PT, nem estou defendendo ninguém. Só tentando esclarecer esse assunto. OK!!!

Anônimo disse...

Gostaria de contribuir sobre esta questão das vagas para portadores de títulos, primeiro pq todas as Universidades possuem esta opção para quem já tem uma graduação e, por alguma razão, como por exemplo, não ter conseguido trabalhar na área ter uma nova oportunidade; segundo pq quando existem vagas sobrando, como é este caso, elas devem ser preenchidas e como não tem ninguém para ser chamado esse é um dos critérios para que todas as vagas oferecidas sejam ocupadas. Ainda existe o critério de transferência de outros cursos que a Universidade oferece, que é a reopção para o aluno que quiser trocar de curso. Já para os próximos anos a porta de entrada continuará sendo o ENEM, fiquem espertos e não percam esta oportunidade. "O acesso a Universidade Pública é um direito de todos!"

Anônimo disse...

ridiculo tanto jovem querendo cursar um curso superior eles dão vaga para quen ja tem

Anônimo disse...

Um dos critérios para poder participar é "Afinidade do curso superior concluído com a área de Gestão Ambiental."
Então, quem tem Pedagogia ou Letras está fora? Por favor, eu realmente gostaria de uma ajuda,pois gastar R$100,00 e depois descobrir que não tem afinidade é triste!

Mestrado Educação disse...

obrigado por esta publicação!!