8 de abr. de 2011

Vacinação contra Gripe A começa em 25 de abril

Reprodução
A vacina trivalente contra Influenza estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde de todo o Estado de 25 de abril até 13 de maio, e protegerá contra a gripe A (H1N1) e dois tipos de gripe sazonal. Além das pessoas com idade acima de 60 anos e indígenas, já tradicionalmente contemplados nas campanhas anuais de vacinação contra a gripe, foram incluídos outros três grupos prioritários: crianças com mais de 6 meses e menos de 2 anos e gestantes, considerados de risco para a influenza, independente do tipo, e profissionais de saúde que atuam em emergências, postos e na Estratégia de Saúde da Família (ESF). 

No total, a população gaúcha estimada nos cinco grupos é de cerca de 1,9 milhões de pessoas - aproximadamente 202,7 mil crianças, 128 mil gestantes, 19,6 mil indígenas, 137,7 mil profissionais da Saúde e 1,4 milhão de idosos. A meta é imunizar pelo menos 80% da população de cada grupo. 

A vacinação dos profissionais da saúde será prioritariamente realizada nos locais de trabalho, os integrantes dos demais grupos devem procurar a Unidade Básica mais próxima de sua residência entre 25 de abril e 13 de maio. No dia 30 de abril será realizado o Dia D da Campanha, quando as ações de imunização deverão ser intensificadas em todos os municípios do Estado, em consonância com o restante do país. 


Crianças receberão a vacina em duas doses 

As crianças com idade entre 6 meses e 2 anos serão imunizadas em duas doses, com 30 dias de intervalo. A exceção são os bebês que já receberam em algum momento a vacina sazonal - o que não inclui a vacina contra a gripe A feita no ano passado, que não continha cepa de influenza sazonal. Nesse caso, a criança receberá somente uma dose.

Nenhum comentário: