12 de abr. de 2011

Vereadores buscam recursos para projeto da cultura negra em Brasília

Divulgação

Por Jocelaine Gomes

O presidente da Fundação Cultural Palmares, Eloi Ferreira de Araujo, recebeu na última semana, na sede da instituição, em Brasília (DF), os vereadores da cidade de Pinheiro Machado Jackson Luiz Cabral (PSDB), Altevir Justo Behenck (PDT) e Jaime Iran Lucas (PMDB). O objetivo: solicitar a liberação de recursos para o projeto “Lanceiros Negros”, a ser executado no município. 

Trata-se de um projeto arquitetônico que visa resgatar a memória sobre o grupo de negros que reforçou as tropas de Piratini durante Revolução Farroupilha. O “Memorial Lanceiros Negros”, como será chamado, terá estrutura para receber turistas de todo o País, e reunirá registros sobre esse importante capítulo da história gaúcha – portanto, brasileira. 

O empreendimento cultural vem saldar uma dívida histórica com a população descendente de negros escravizados do sul do Brasil, sendo de grande importância para o município e região. O presidente da Palmares elogiou a iniciativa dos vereadores e assumiu o compromisso de colocá-los a par de todas as etapas do processo de avaliação técnica do projeto.

10 comentários:

Anônimo disse...

Vejam só, nossos vereadores se deslocando até Brasilia em busca de recurso para a cultura negra... Tudo bem que tenha um grande valor histórico, mas será que o município de Pinheiro não necessita de coisas mais importantes para eles batalharem...??!!

Anônimo disse...

Esse anonimo é um covarde, racista e desconhece a cultura e a importancia historica do fato, especialment epela controversia do assunto

Anônimo disse...

na verdade quen tinha que ta en brasilia buscando recurso e o nosso prefeito,
tinha que falar menos e vazer mais,
e barbada ir pra tv e jornais i dizer que vai milhãoooooooooooooooooooooooooooooo

Anônimo disse...

Parabéns vereadores, a cultura e a história são coisa que não se apagam.
A iniciativa de procurar recursos para eventos ligados ao Movimento Negra e a Cultura Afro é de grande valía, pois no Brasil a população em sua grande maioria é negra.
É uma pena o Prefeito não ter participado desse evento, pois isso é cultura minha gente.
Parabéns aos vereadores Jackson Cabral, Altevir Behenck e Jaime Lucas.

Anônimo disse...

Piada isso né!

Anônimo disse...

qual é o recurso que troxeran vou aguardar. todos vereadores de outros mandatos é só pensar um poucou.

Anônimo disse...

O nobre Prefeito e sua primeira dama estão para Brasília vamos ver os Milão que vão trazer

Anônimo disse...

Pago pra ver esse recurso, quantas vezes já foram Brasilia e conseguem emenda parlamentar, mas na hora de utilizarem esses recursos, nunca conseguem, então essas idas e vindas de Brasilia e só pra nós contribuites pagar as diárias dos edís.

Anônimo disse...

vendo todos esses comentário
não poso me privar de comentar,
a administração de pinheiro com a de Candiota ,
a de Candiota fala e faz, ia de Pinheiro só fala mais não faz ,que decepção!

Anônimo disse...

como tem gente ignorante mesmo! Nunca ta bom nada, se os vereadores vão a luta o povo reclama , se os vereadores ficam na cidade sem buscar nada tbm reclamam..Parabéns aos vereadores pela iniciativa! Pelo menos temos vereadores q se importam com nós!