4 de nov. de 2015

Pirâmide Invertida - É as pessoas mudam...

Por Nadiane Momo


Ouvimos muito esta frase: é as pessoas mudam. Ouvimos sempre com um leve tom de ironia, deboche, ou qualquer sentimento não muito positivo, como se mudar fosse um crime. É...as pessoas mudam realmente algumas para melhor outras para pior. Umas mudam apenas de ideia, outras mudam o caráter.
 

Há coisas tão normais na nossa caminhada evolutiva, mas que aos olhos de parcela da sociedade hipócrita tomam grane dimensões apenas porque não estão dentro dos paradigmas. As pessoas são julgadas porque trocam de marido/companheiro/namorado quando estão infelizes; julgadas porque trocam de emprego; julgadas porque engordam ou emagrecem ou porque cortam ou pintam o cabelo; julgadas especialmente em cidades pequenas como a nossa, porque reformam a casa ou compram um carro ou trocam o que tem por um melhor. Quanto julgamento e nenhum desses “juízes” ajudam a pagar as contas.
 

Os problemas de cada um só lhes pertencem. Cada família sabe do que abdica para poder adquirir seus bens materiais e comprar/reformar/construir, nem sempre quer dizer que se está milionário, cada um paga como pode e às vezes estas prestações são longas e pesadas para que o vizinho alheio fique observando, fazendo fofoca e julgando.
 

É as pessoas mudam! Mudam ao deixar de falar com quem ontem era melhor amigo; mudam ao ficar íntimas daquelas pessoas que até ontem tinham desprezo. Mudam os gostos musicais, o modo de olhar a vida e os objetivos de via também. Mudam a aparência e até mesmo o coração, se enrijecem, se amolecem, passam a duvidar ou acreditar em Deus, porque o grande barato de viver é estarmos abertos a mudanças. Pobre de quem não experimenta os extremos dos sentimentos, de quem não se decepciona de quem não se excita com as coisas simples da vida. Pobre de quem nunca sofreu por amor, nunca passou fome para ficar magra, nunca sonhou com um vestido na vitrine que não tinha dinheiro para comprar.
 

A vida é cheia de altos e baixos e mudanças e a estagnação é um sinal de que algo precisa acontecer de novo! Se a sua vida esta cheia de mudanças comemore, se tudo está igual lamente a estabilidade é inimiga do crescimento espiritual e interior no meu ponto de vista. Permita-se um novo olhar, permita-se apreciar uma nova música, vestir uma roupa de cor ou modelo diferente, conhecer novas pessoas. Viva o que a vida tem a oferecer, viva a diversidade, abandone aquelas molduras rígidas, esqueça a frase “Eu sou assim e pronto”, ela te revela uma pessoa pobre e ensimesmada.
 

É as pessoas mudam! Só o que esta difícil de mudar são os julgamentos não fundamentados, a preocupação com a vida alheia! Se estivermos agindo assim ou “assado” o que os demais têm que ver??!!
 

Uma coisa que eu sempre critico muito é quem critica sem embasamento. Criticar e ter uma visão sobre um assunto é bem diferente de julgar o próximo. A crítica é uma avaliação e deve ser feita quando conhecemos o assunto. Se não somos mecânicos, não podemos criticar a forma como um deles está arrumando o motor do nosso carro, agora se entendemos sobre, temos todo o direito de palpitar.
 

Outra ação extremamente baixa dos seres humanos é julgar e criticar as pessoas por situações que elas não escolheram estar. Acho normal dizermos que não gostamos do que tal autor escreveu, mas não gostamos do ponto de vista dele que ele escolheu expor. Mas agora, não gostar de tal autor porque ele é negro, gordo, aidético ou homossexual é uma ignorância sem fim. Ninguém escolhe suas características físicas ou adquiridas. Ninguém sabe o quanto aquele “gordinho” sofre ou o que levou ele a obesidade; assim estendo aos carecas, aos alcoólicos, aos portadores de alguma necessidade especial, pois são pessoas que não estão assim por que querem e sim por razões de força maior e não somos ninguém e nem melhores que eles para ofendê-los em vão. Por isso, até na ofensa temos que ter critério; Podemos xingar quando acharmos necessários as pessoas por suas atitudes e ações que comprovem falta de caráter e jamais pelas suas características de força maior.
Clique aqui para ler outros artigos deste colaboradorClique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog

4 comentários:

Anônimo disse...

PARABENS PELA POSTAGEM! É ÓTIMA E SE ENCAIXA PERFEITAMENTE COM ALGUMAS PESSOAS DE PINHEIRO MACHADO Q NÃO PODEM VER OPRÓXIMO CRESCER E JÁ DIZ :
IHHH ENRIQUECEU !!TA NA DROGA...ISSO É CULTURA DE CIDADE ATRASADA QUE NÃO ACREDITA EM TRABALHO E DESENVOLVIMENTO. PODE SER Q AS PESSOAS LEIAM A TUA POSTAGEM E ENTENDAM Q TUDO MUDA....

Anônimo disse...

Adorei a matéria num todo, abrangente mesmo e, aproveitando o mencionado que as pessoas mudam, neste final-de-semana fiquei horrorizado com um fato que aconteceu no camping martins. Várias crianças que estavam na água, brincando, se deivertindo e eis que de repente um rapaz cortou um outro, sem dó nem piedade e, parece que por nada. Realmente, as pessoas mudam.

Anônimo disse...

parabéns garota pela matéria.realmente é bem assim,infelizmente perde-se tempo tentando viver a vida das outras pessoas deixando de viver a nossa.um abraço

Nadiane C.S.Momo Spencer disse...

Obrigada pessoal!!!! Abraços!!!