27 de mai. de 2012

Inscrições para o Enem começam nesta segunda (28)

As inscrições para a edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam a partir das 10h da próxima segunda-feira, 28, até as 23h59 de 15 de junho, no horário oficial de Brasília.

A avaliação das provas do Enem 2012 contará com algumas alterações anunciada pelo Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em entrevista coletiva à imprensa, concedida nesta quinta-feira (24) no auditório do edifício-sede do Ministério da Educação.

As principais mudanças ocorreram na prova de redação, item que causou polêmica no ano passado e motivou vários candidatos a entrarem na Justiça para pedir revisão da nota.

Segundo o ministro da Educação, o MEC contará com "filtros mais precisos para avaliar" a redação, cada texto será corrigido por dois corretores independentes, que avaliarão cinco competências, caso haja diferença maior que 20% na nota final entre esses dois corretores, a redação será lida por um terceiro corretor.

Se persistir a diferença de 200 pontos na avaliação dos três corretores, uma banca de excelência, composta por três professores avaliadores darão a nota final, a redação do Enem vale 1.000 pontos.

Até o ano passado, se as notas dos avaliadores tivessem entre elas uma diferença superior a 300 pontos, uma terceira pessoa era chamada para fazer uma nova correção.

“Mudamos substancialmente o sistema de avaliação da redação para que haja maior objetividade e segurança aos estudantes. É uma avaliação com muito mais rigor para que tenhamos uma avaliação justa”, afirmou o ministro Aloizio Mercadante.

Mercadante ainda anunciou que para executar o novo sistema, haverá aumento de 40% no quadro de avaliadores, de 3.000 para 4.200 a partir deste ano.

As inscrições para o exame custam R$ 35,00 e devem ser pagas até o dia 20 de junho, são isentos da taxa de inscrição alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012, também aqueles que declararem carência socioeconômica.

O pedido de isenção do pagamento da taxa somente poderá ser feito por meio do sistema de inscrição.

Nenhum comentário: