27 de mai. de 2012

Pinheiro Machado recebe verbas do Programa Estadual de Correção de Solos

Pinheiro Machado foi uma das 104 cidades gaúchas beneficiadas com verbas do programa estadual de Correção de Acidez do Solo. Cada um dos municipios receberá R$ 60 mil.


A Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) é responsável técnica pelo Programa Estadual de Correção de Acidez do Solo, que foi lançado na quinta-feira (24) pelo governo do Rio Grande do Sul. O programa permitirá a correção de 41.600 hectares de solo, distribuindo 15 toneladas de calcário para 10.400 agricultores de 104 municípios.

“A correção da acidez do solo aumenta o crescimento radicular das plantas e traz uma série de benefícios, como maior aproveitamento da água e maior absorção de nutrientes, resultando em aumento da produtividade”, explica Rheinheimer. A expectativa é de um aumento de pelo menos 25% na produtividade das culturas produtoras de grãos. Os beneficiários da iniciativa serão agricultores e pecuaristas familiares.

O programa é financiado com recursos dos cofres estaduais e conta com a parceria das prefeituras. No lançamento, serão assinados convênios com os representantes das associações de municípios do Centro Serra, do Alto da Serra do Botucaraí, do Centro, do Sudoeste e da Fronteira Oeste. Haverá ainda um seminário técnico promovido pela Seapa para explicar aspectos técnicos, administrativos e legais do programa.

A Fepagro realizará o treinamento dos agricultores e dos responsáveis técnicos das prefeituras conveniadas para garantir a aplicação correta do calcário. Os pesquisadores da fundação também elaborarão relatórios técnicos com análises sobre a produtividade dos solos antes e depois do programa. O projeto conta com o apoio do Sindicato da Indústria do Calcário do Rio Grande do Sul (Sindicalc).

Nenhum comentário: