16 de mai. de 2012

Polícia resgata idosa que morava em banheiro no bairro Vila Novo em Piratini

A equipe da Polícia Civil de Piratini, chefiada pelo delegado Paulo Costa, mesmo tendo experiência em ocorrências que causam repulsas, foi surpreendida com a situação em que vivia uma idosa de 76 anos resgatada por eles no Bairro Vila Nova esta semana.

Ao investigar a denúncia que chegou à DP de forma anônima, os policias encontraram a vítima descalça e vestida com trapos, em meio a porcos, patos e cachorros aos fundos daquele que um dia, quando ainda não era viúva, já foi sua residência.
- Ela se encontrava estado deplorável, de mendicância e visivelmente desnutrida – classificou o delegado Costa.

- O cachorro da casa vivia melhor- declarou o inspetor Avelino e que participou da ocorrência ao rever as fotos tiradas por reles e emprestadas para ilustrar esta matéria.
O cenário encontrado pelos agentes era de abandono e de odor fétido, onde cobertas em estado de trapos e um velho e sujo colchão disponibilizados por quem garantiu à polícia “cuidar” da idosa retratava com fidelidade a precária situação.

A repulsa e indignação daqueles que foram em socorro à senhora aumentou quando foi apresentado pelos demais moradores da casa o local onde esta dormia, sem cama ou qualquer outro móvel que lhe garantisse pernoitar com dignidade.
- O cubículo que ao que tudo indica é um banheiro não acabado, era sujo, media um metro e meio por dois metros, não tinha sanitário, somente o cano do mesmo e uma torneira- relembra ao delegado.

O inspetor Avelino reproduziu uma das poucas frases ditas pela senhora que usando um velho sapato masculino e maior que seu pé, disse ao entrar na viatura e ser conduzida ao Hospital Conceição:
- Me levem, aqui eu não quero voltar nunca mais-

O laudo fornecido pelo médico de plantão atesta que ela está desnutrida e desidratada.
Sem perspectivas de um lar saudável a vítima ainda está internada no hospital local.
A polícia abriu inquérito para investigar os maus tratos e a apropriação irregular da estrutura e dos valores referentes à aposentadoria da idosa tendo já apreendido o cartão usado para saque e que estava em poder de um dos moradores do local.

Fonte: Blog Eu Falei
Por: Nael Rosa

Nenhum comentário: