18 de mai. de 2012

Programa vai investir na formação de professores das séries iniciais

Deve entrar em funcionamento, no ano que vem, o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), do Ministério da Educação (MEC). Segundo o secretário de Educação Básica da pasta, Cesar Callegari, na próxima semana o ministério enviará uma correspondência a todos os prefeitos e governadores explicando os detalhes do programa, que pretende garantir a alfabetização de todos os alunos até os 8 anos de idade tendo como principal foco a melhora na formação dos professores que lecionam nos três primeiros anos do ensino fundamental.

O foco da iniciativa é melhorar a formação dos 244 mil professores que lecionam no três primeiros anos do ensino fundamental. Entre as ações previstas está a distribuição de bolsas de incentivo para que os professores participem de cursos de capacitação fora do horário de trabalho. “É absolutamente indispensável valorizar esses profissionais. E a melhor maneira de valorizar esses profissionais é proporcionando um lugar de destaque na suas carreiras e um processo de formação continuada”, disse o secretário.

Demandas
Callegari espera que todos os gestores municipais e estaduais enviem as demandas necessárias para a execução do programa até julho para que os recursos necessários sejam incluídos no orçamento de 2013.

4 comentários:

Anônimo disse...

Acho essa iniciativa de extrema importância como está não da pra ficar as crianças terminam as séries iniciais sem saber ler nem escrever isso é uma vergonha!!!!!!

Anônimo disse...

professor trabalhar fora do horário, só pode ser piada.

Anônimo disse...

Para o anônimo acima que fez este comentário INFELIZ,certamente não deve conhecer a rotina de um professor para falar uma besteira dessas. Professor é um dos poucos profissionais que trabalha além do seu horário, mal chega da sua jornada diária de trabalho e vai prepar aula, provas, atividades diferenciadas pra o dia seguinte, e diga-se de passagem isso não se faz em poucos minutos são horas de planejamento e cuidados especiais para que a próxima aula seja interessante e prazerosa para os seus alunos.Além de cursos de formação que todos os anos são feitos pelos professores que são fora do horário e não ganham hora extra pra isto, e não preciso nem falar como é o salário dos professores!!Então o minímo que este anônimo deve é um pedido de desculpas pois certamente deves ter tido um Professor!!

Anônimo disse...

Gostaria muito que acontecesse. Mas, porém, todavia e contudo...kkk vamos ver se vai vir realmente para o nossso município. Estou aguardando!