28 de jun. de 2013

Hoje em todo o Brasil se encerra o prazo para o alistamento militar

 
 
Hoje, em todo o Brasil, se encerra o prazo para o alistamento militar dos jovens que completaram ou vão completar, em 2013, 18 anos. Em Bagé, na 4ª Delegacia de Serviço Militar, o movimento foi intenso no penúltimo dia do prazo. Durante a manhã de quinta-feira, dezenas de jovens eram atendidos para que cumprissem com suas obrigações militares. O delegado do Serviço Militar, tenente Josafá Andrade, espera para hoje um movimento ainda maior do que o da quinta. 
No entanto, ele ressalta que todos os jovens que estiverem até o fechamento do expediente, na Junta Militar, ao meio-dia de hoje, serão atendidos e farão o alistamento militar. “Nossa expectativa é alistar o mesmo percentual de jovens do ano passado”, declara o oficial. Em 2012, foram alistados 1.392 jovens. Até a tarde de ontem, 1,2 mil já haviam feito o alistamento militar. A 4ª Delegacia de Serviço Militar abrange 10 municípios (Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Lavras do Sul, Pinheiro Machado, Piratini, Santana do Livramento, Aceguá e Pedras Altas). 
Conforme o delegado do Serviço Militar, após concluída a etapa de alistamento, a seleção geral será a partir do dia 23 de agosto. Depois dessa triagem, os jovens são distribuídos nas unidades militares. “Seguindo o Plano Regional de Convocação, começaremos a seleção indo a cidades como Lavras do Sul, Piratini e as demais, ou seja, nas unidades móveis, enquanto é feita essa seleção também em Bagé, no 3º Batalhão Logístico”, destaca o tenente Josafá Andrade. O delegado enfatiza que os jovens procurem a Junta Militar até hoje ao meio-dia, visto que essa é a data limite para que possam ser selecionados para a incorporação que ocorre em fevereiro de 2014. Porém, quem perdeu o prazo, a partir de segunda-feira, pagará multa e poderá incorporar ao Exército apenas em 2015. A Junta Militar estará aberta para atendimento a partir das 7h30min. Para realizar o alistamento militar e cumprir com suas obrigações, o jovem deve apresentar os seguintes documentos originais:

- Certidão de nascimento, RG, CPF;
- Comprovante de residência em nome dos pais ou do cidadão;
- duas fotos 3X4; Os homens com mais de 18 anos em falta com o serviço militar não conseguem ingressar em universidades, não podem ter a carteira de trabalho assinada e são impedidos de emitir documentos. 


Nenhum comentário: