10 de jun. de 2013

Pinheiro Machado organiza segunda Feira de Terneiros da Pecuária Familiar

A produção local foi ofertada primeiramente no dia 23 de maio e o segundo certame acontece no dia 13 de junho. Os lotes, de acordo com o secretario da Agropecuária, Adelino Luiz dos Santos, foram definidos juntamente com o funcionário da Embrapa Pecuária Sul, Carlos Magno, em visita aos produtores familiares na semana passada. 
Os pecuaristas familiares têm nas suas características um modo de vida, e não um sistema de produção, observando-se uma relação de co-produção com a natureza. A proposta pinheirense se alinha ao projeto de sobrevivência e reprodução em uma relação diferenciada com mercados diversificados, destacando-se ações de pluriatividade cora fortes relações de reciprocidade. Estima-se que a Metade Sul do Estado dispõe de aproximadamente 750 mil cabeças neste sistema de produção. 
Em Pinheiro Machado, segundo Adelino, as associações comunitárias possuem bons lotes de terneiros em manejo de campo nativo. "Falamos de um produto diferenciado, e com grande resposta de qualidade de carne e desenvolvimento. São terneiros de campo duro, que se adaptam em varias regiões", enfatiza. Este ano, os terneiros serão colocados nos remates já programados pelos escritórios locais, obedecendo a ordem de planejamento de vacinação.
 
 

Nenhum comentário: