3 de jun. de 2013

Programas Educacionais do Hipólito Ribeiro


Sandro Rosa - Diretor
Procurando atender a demanda de alunos que estão com defasagem de idade nos Anos Iniciais, o Governo do Estado do RS, implantou, mais uma vez, no Hipólito Ribeiro, o Programa ACELERA, que foi criado em 1997, como um programa emergencial, de correção de fluxo do Ensino Fundamental. Ele combate a repetência que gera a distorção entre a idade e a série que o aluno frequenta e, também, o abandono escolar e pretende adaptar alunos dos Anos Iniciais e prepará-los para ingressar em anos posteriores, condizentes com suas idades. Para isso recebemos uma nova professora, Renata da Rocha Cunha que está trabalhando com aproximadamente 16 alunos, o Programa objetiva  que o aluno, em um ano, alcance o nível de conhecimento esperado para a primeira fase do Ensino Fundamental, de maneira que possa avançar em sua escolaridade. Alunos do Acelera Brasil chegam a realizar duas séries em um ano letivo, de acordo com seu aproveitamento, já que não se trata de promoção automática e sim de adaptação.

Em turno inverso Renata trabalhará como PROFESSORAAPOIADORA, da Sala de Recursos com alunos dos 1º e 2º anos que estão apresentando dificuldades e manifestam distúrbios de aprendizagem. A proposta da 5º CRE é assegurar o pleno aproveitamento dos alunos destes primeiros anos quanto ao letramento e o raciocínio matemático.


Nossos professores, dos 1º, 2º e 3º anos (Amandia, Rosa Claudet, Mara Eloisa, Deise, Giovana e Graziele) estão participando do programa PNAIC(Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa)que é um programa integrado, cujo o objetivo é a alfabetização  até o 3º ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas brasileiras.

Os professores estão sendo orientados para trabalhar no plano, recebendo material didático e uma bolsa no valor de R$ 200,00, tudo isso para garantir o sucesso, esperado, do programa.
Caracteriza-se, sobretudo:
Pela integração de diversas ações e diversos materiais que contribuem para a alfabetização, pelo compartilhamento da gestão do programa entre Governo Federal, estados e municípios e  garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a serem aferidos pelas avaliações anuais.


Nossos professores dos Anos Iniciais, também, estão trabalhando com afinco na promoção de uma educação de qualidade e isto só engrandece nosso colégio; estão participando de um Curso Interno, de 40 horas sobre a sistematização do trabalho dos Anos Iniciais em diferentes áreas do conhecimento, onde já participaram de três encontros com abordagens sobre o Ensino de Ciências e Matemática ministrado pela Mestranda Claudia Medeiros e sobre Mídias Educacionais com a Esp. Sônia Faria. Estão previstos para os próximos encontros as oficinas de Recreação, Literatura Infantil, Cultura do RS, Artes e Leitura.

Fonte: Colégio Hipólito 

Nenhum comentário: