19 de ago. de 2013

Região da Campanha foi destaque na Câmara dos Deputados

A região da Campanha esteve em destaque na última semana na Câmara dos Deputados. Abordamos muitos assuntos reivindicando diversas melhorias para a região.

Curso de Medicina
Participei de reunião na Comissão de Seguridade Social e Família com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Na oportunidade, fiz algumas reivindicações para correção da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), implantação do curso de Medicina na Unipampa, promover mais qualidade no serviço de saúde pública e rever as condições do programa Mais Médicos, que é preocupação de todos os brasileiros para que sejam atendidos por profissionais com formação adequada.
Apresentei um pleito para a inclusão do curso de Medicina na Unipampa. Queremos formar médicos na região que vai de Bagé até Uruguaiana, o que oportunizará diversas melhorias e também resultará na formação de mais profissionais.

Seguro Rural
Durante a reunião da Comissão da Agricultura, comentei sobre o descontentamento dos produtores da região da Campanha, em especial da cultura da soja e viticultura, que não foram inseridos no Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural, que oferece ao agricultor a oportunidade de segurar sua produção, por meio de auxílio financeiro que reduz os custos de contratação do seguro.
A subvenção econômica concedida pelo Ministério da Agricultura, não contemplou a região da Campanha gaúcha, em especial a cultura da soja e vitivinicultura. Na região, existem mais de dois mil hectares de vinhedos, além disso, a localidade produz vinhos de excelente qualidade, inclusive reconhecido com premiações internacionais.
Recebi esta demanda dos produtores da região, dos seguradores e do gerente geral da Agência do Banco do Brasil em Bagé, Roland Dick. Lamento muito porque os produtores correm riscos causados por adversidades climáticas, por isso este seguro é imprescindível para o produtor e vamos trabalhar junto ao ministro da Agricultura, Antônio Andrade, para reverter este quadro.

Transcampesina
Nesta semana, estive reunido com as lideranças dos municípios de Aceguá, Hulha Negra, Candiota, Pedras Altas e Piratini. Em pauta, o projeto de pavimentação da Transcampesina, já elencada como prioridade nas emendas da bancada gaúcha, no Orçamento Geral da União de 2013.
O projeto tem como objetivo pavimentar 150 quilômetros, envolvendo os municípios de Aceguá, Hulha Negra, Candiota, Pedras Altas, Pinheiro Machado e Herval. O investimento total é de R$ 150 milhões, sendo que a primeira etapa é de R$ 40 milhões e, inicialmente, irá abranger os trajetos de Aceguá e Hulha Negra. Além de ser uma nova rota, é uma via de acesso que irá facilitar o escoamento da produção.

Eco Parque Industrial
Nesta quinta-feira, será lançado, em Porto Alegre, na Fiergs, o Eco Parque Industrial, que será instalado em Candiota, em uma área de 200 hectares. Trata-se de um projeto inédito no Hemisfério Sul, desenvolvido pela Fiergs e pelo Centro Nacional de Tecnologias Limpas do Senai.
Um dos projetos que integrará o Parque Industrial é o de Gaseificação, com projeto inicial de 10 MW para geração de energia. A escolha de Candiota é porque detém as maiores jazidas de carvão, incentivo ao crescimento industrial da Metade Sul, proximidade ao Porto de Rio Grande e a universidades regionais, além da cultural local dedicada ao carvão.

Folha do Sul

Nenhum comentário: