31 de out. de 2013

Saúde Regional é pauta da Comissão de Saúde da AL



Na sexta-feira (25), a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Adilson Troca, realizou audiência pública na Câmara Municipal de Pinheiro Machado. Foram discutidas questões de saúde regional com participação de autoridades de diversos municípios. 

Para o deputado Adilson Troca, foi uma oportunidade de focar a atenção nas necessidades e possibilidades que possam melhorar ao atendimento prestado à população. “Vivenciamos o dia-a-dia desta região e conhecemos a realidade local. Por isso nos colocamos a disposição para contribuir no que for possível. Vamos continuar acompanhando as questões aqui postas, trabalhando sempre em benefício da comunidade”, destacou Troca. 

O representante da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, Nilton Martins, relatou a Situação em que se encontra a saúde e as principais dificuldades enfrentadas por cada município, bem como os investimentos e ações que estão previstos para a região. 

Expuseram os pleitos e necessidades da área da saúde de seus municípios o prefeito de e Pinheiro Machado, José Felipe da Feira, o vice, Ronaldo Costa Madruga, Darlene Farias, a vice-prefeita de Aceguá e Secretária da Saúde, Traudie Cornelsen, o Secretario Municipal de Saúde de Cerrito, Douglas da Silveira, o vice-prefeito de Candiota, Paulo Brum, o presidente da Câmara de Pinheiro Machado, Adroaldo Azambuja, e os vereadores Geovane Teixeira, Edison Molina, Fábio Dias e André Gregóriio, o vereador de Candiota Nilton Martins e outras autoridades. 


Jornalista Responsável: Rodrigo F. Wenzel - Reg. 12.624 
Gabinete do Deputado Estadual Adilson Troca

1ª Rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Campo é adiada



A 1ª Rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Campo que estava prevista para ocorrer neste domingo, foi adiada para o dia 10 de novembro. O motivo da alteração na data ocorreu devido à problemas burocráticos e manutenção dos campos onde o mesmo será realizado. 

Confira abaixo o calendário de jogos:
10/11 – 1ª Rodada
09:00h – Veteranos
C.S.E Luz e Ordem  vs  A.E.R Cacimbinhas
13:00h – Veteranos
Fábrica de Cimento  vs  Arena Vila Nova
15:00h – Série A
Hermanos  vs  Pedras Altas B
17:00h – Série A
C.S.E Luz e Ordem  vs  Lobos da Noite

17/11 – 2ª Rodada
09:00h – Veteranos
Fábrica de Cimento  vs  A.E.R Cacimbinhas
13:00h - Juvenil
Pedras Altas  vs  A.E.R Cacimbinhas
15:00h – Série A
Paraíso/Cacimbinhas  vs  Pedras Altas B
17:00h – Série A
A.E.R Cacimbinhas  vs  Pedras Altas

24/11 – 3ª Rodada
09:00h – Veteranos
Arena Vila Nova  vs  C.S.E Luz e Ordem
13:00h – Juvenil
Newells Old Boys  vs  Pedras Altas
15:00h – Série A
Arena Vila Nova  vs  Paraíso/Cacimbinhas
17:00h – Série A
Lobos da Noite  vs  Pedras Altas

01/12 – 4ª Rodada
09:00h – Veteranos
C.S.E Luz e Ordem  vs  Fábrica de Cimento
13:00h – Veteranos
A.E.R Cacimbinhas  vs  Arena Vila Nova
15:00h – Série A
Arena Vila Nova  vs  Hermanos
17:00h  - Série A
C.S.E Luz e Ordem  vs  A.E.R Cacimbinhas

08/12 – 5ª Rodada
09:00h – Veteranos
Arena Vila Nova  vs  A.E.R Cacimbinhas
13:00h  – Juvenil
A.E.R Cacimbinhas  vs  Newells Old Boys
15:00h – Série A
Hermanos  vs  Paraíso/Cacimbinhas
17:00h – Série A
A.E.R Cacimbinhas  vs  Lobos da Noite

15/12 – 6ª Rodada
09:00h – Veteranos
Fábrica de Cimento  vs  C.S.E Luz e Ordem
13:00h – Juvenil
A.E.R Cacimbinhas  vs  Pedras Altas
15:00h – Série A
Pedras Altas B  vs  Arena Vila Nova

22/12 – 7ª Rodada
09:00h – Veteranos
A.E.R Cacimbinhas  vs  Fábrica de Cimento
13:00h – Juvenil
Newells Old Boys  vs  A.E.R Cacimbinhas
15:00h – Série A
Pedras Altas  vs  C.S.E Luz e Ordem

29/12 – 8ª Rodada
09:00h – Veteranos
C.S.E Luz e Ordem  vs  Arena Vila Nova
13:00h – Juvenil
Pedras Altas  vs  Newells Old Boys
15:00h – 1ª Semifinal Série A
17:00h – 2ª Semifinal Série A

05/01 (2014) – 9ª Rodada

09:00h – Veteranos
Arena Vila Nova  vs  Fábrica de Cimento
14:00h – Veteranos
C.S.E Luz e Ordem  vs  A.E.R Cacimbinhas
16:30h – Final Série A


Pregão presencial para aquisição de Mobiliário e Eletrodomésticos para o funcionamento do ESF Torrinhas


A Prefeitura Municipal de Pinheiro Machado torna público o edital nº 53/2013 de pregão presencial, para aquisição de Mobiliário e Eletrodomésticos para o funcionamento do ESF Torrinhas. Os interessados devem entregar seus envelopes na Rua Sete de Setembro 322, Centro Administrativo Municipal, Secretaria Municipal da Fazenda, Setor de Compras e Licitações. Para maiores informações contatar com: Luciano ou Marcelo pelo fone 3248.3500, ramal 216. Lembrando que as informações por telefone, somente serão realizadas no horário de atendimento, ou seja, das 8h30min as 11h30min e das 13h30min as 16h30min, de segunda à sexta-feira, quando dias úteis. Clique aqui e confira o edital.

30 de out. de 2013

Protesto de agricultores restringe o tráfego pela BR-293, em Pinheiro Machado (Fotos)



Centenas de trabalhadores rurais ligados à Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar no Rio Grande do Sul (Fetag) fazem, desde antes das 13h desta quarta-feira, uma manifestação no km 106 da BR-293, no trevo de acesso à Pinheiro Machado, no Sul do Estado. O ato chama a atenção para a falta de segurança no campo. 

Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais no município, Mateus Garcia, o trânsito está sendo bloqueado por alguns minutos e, após, liberado. Uma assembleia deve ser realizada para definir o horário de término da mobilização. 

Garcia fala que o objetivo da ação é sensibilizar as autoridades para que as polícias Civil e Militar possam contar com efetivo maior e serem equipadas para poder coibir os abigeatos que ocorrem com frequência na região. Antes do protesto, os agricultores se reuniram com o prefeito José Felipe da Feira e entregaram uma pauta de reivindicações. 






Imagens do 1° Grito de alerta pinheirense

O presidente do STR de Pinheiro Machado, Mateus Oliveira Garcia, explica que o evento tem por objetivo buscar melhorias nas políticas públicas para os trabalhadores rurais.


















Gerente da Corsan esclarece a falta de água no dia 26/10/2013 em Pinheiro Machado

Por: Nery Lima Fontes Jr. - Gerente da Corsan em Pinheiro Machado

Os problemas que ocasionaram a falta de água no dia 26/10/2013, em Pinheiro Machado, a quantidade de chuva, raios e trovoadas foram acima do normal, ocasionando transtornos de todas as ordens e diversos alagamentos, houve a queda de um raio na barragem, que desligou os equipamentos e as pontes que dão acesso a mesma que são três, China inocência, Martins e da barragem, estavam embaixo d´água impossibilitando a chegada dos funcionários para a troca dos fusíveis de proteção dos equipamentos, o que só foi possível depois das águas baixarem, e mesmo assim, os funcionários passaram com água pelo peito, além disso, houve a abertura de um valo na estrada e a queda de um bueiro que ocasionou a quebra da adutora que leva água da barragem para a cidade. 

As vezes quem está em casa não sabe, mas, para que água chegue até as residências, há uma série de equipamentos eletroeletrônicos que funcionam 24 horas por dia, 365 dias do ano e por mais que sofram manutenção estão sujeito a darem problemas, pelas mais diversas causas falta de energia, curto-circuito, raios e diversos imprevistos, alem das tubulações que podem romper-se, mas a CORSAN e seus funcionários, procuram evitar ao máximo o transtorno da falta de água a população e quando isto for inevitável, resolver o mais rápido possível. 







1° Grito de Alerta pinheirense vai bloquear tráfego na BR-293 hoje


A rotina em Pinheiro Machado deve ser alterada hoje. Isso porque, ainda pela manhã, um manifesto articulado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município vai culminar com o bloqueio de tráfego de veículos na BR-293. Segundo o presidente da entidade, Mateus Oliveira Garcia, o 1º Grito de Alerta Pinheirense – assim denominado – terá como foco chamar a atenção para uma série de demandas elencadas junto aos produtores, principalmente a segurança no campo. Dentre as solicitações, ele cita questões como novas frentes de combate ao abigeato, melhoria das estradas e investimentos para os setores de Saúde e Educação Rural. “Também queremos mais apoio à pecuária e à agricultura familiar”, completa. “Vamos iniciar às 9h, com concentração em frente ao Sindicato. Dali, partiremos em caminhada até a Prefeitura, onde encaminharemos uma carta de solicitações com medidas elencadas, pelos próprios produtores, ao prefeito. Depois, partiremos em direção ao trevo de acesso do município e bloquearemos a rodovia”, detalha sobre o percurso. 

A interrupção da BR está agendada para iniciar por volta do meio-dia. No local, explica ele, “será desenvolvida uma espécie de pedágio” e distribuição de panfletos aos motoristas. Inclusive, um carreteiro será preparado próximo à rodovia e servido aos participantes. Garcia aponta que a expectativa é reunir mais de 300 pessoas. “É um evento de caráter regional. Além de pinheirenses, já temos confirmado a vinda de ônibus do interior e de outros municípios, como Bagé”, informa. O encerramento da atividade não tem um horário definido.


Polícia Civil recupera veículo em Pinheiro Machado

Na noite de segunda-feira, foi recuperado, pela Polícia Civil de Pinheiro Machado, um veículo que teria sido furtado em Pelotas. O carro Gol, de placas CDC 6949, estava desaparecido desde o último dia 21, quando foi furtado. O carro estava escondido em um mato próximo ao Curral de Pedras e, segundo os policiais civis, o veículo estava danificado.

Os suspeitos fazem parte de uma quadrilha especializada em abigeato, eles também haviam cortado o arame de uma chácara próxima onde estava o veículo. No carro, o banco traseiro havia sido retirado e um saco foi colocado para levar possivelmente animais carneados. O veículo foi apreendido e, após, seria entregue para o proprietário, no município de Pelotas.


29 de out. de 2013

1° Grito de Alerta pinheirense

Por: Mateus Garcia - Presidente do Sindicato Rural de Pinheiro Machado

 

1º Grito de Alerta pinheirense chegando, é amanhã, dia 30/10, venha caminhar conosco por melhorias nas Políticas Públicas. Haverá entrega oficial da Pauta de Reivindicação ao Prefeito Municipal e Presidente do Legislativo Municipal, fruto de mais de 15 reuniões pelo interior do município e panfletagem pela segurança Pública. Queremos melhorar! Se você também quer, venha conosco! Participe!!!


Permanência de campus universitário é dúvida em Pinheiro Machado



Há aproximadamente três anos Pinheiro Machado foi contemplado com campus universitário da Universidade Federal de Pelotas (UFPel),  que atualmente atende três turmas do curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental. Porém, a permanência do campus na cidade gera dúvida desde uma sessão ordinária na Câmara de Vereadores, em que o vereador Fábio Dias comentou que a Universidade não dará mais sequência no curso, por estar de forma irregular no município.

Além da irregularidade, o curso ministrado no local não possui uma autorização do Ministério da Educação (MEC), requisito exigido para todos os cursos de extensão fora da sede de Pelotas.“Pinheiro Machado hoje tem apenas um curso em andamento, o que impossibilita a permanência, pois conforme o reitor informou, é preciso ter no mínimo quatro cursos no município”, completou Dias.


Pinheirenses que estavam em ônibus na BR 293 foram atacados por criminosos



Às 22h30min de sexta-feira, um ônibus com 17 passageiros saiu de Pelotas com direção a Pinheiro Machado. A viagem transcorria normalmente até que, próximo a Capão do Leão, dois passageiros armados se levantaram, renderam dois policiais militares que também viajavam e anunciaram um assalto. 
Os acusados fizeram o motorista parar o veículo, quando entrou um terceiro homem e ajudou no crime. De acordo com as vítimas, os criminosos colocavam a arma na cabeça e mandavam passar tudo. Inclusive o revólver de um policial foi roubado. Os passageiros, que eram de Pelotas, Pinheiro Machado, Hulha Negra, Bagé, Capão do Leão e Dom Pedrito, tiveram documentos, celulares, eletrônicos, roupas e dinheiro levados. Em cédulas, foram levados aproximadamente R$ 2 mil. Um dos assaltantes esqueceu uma mochila dentro do ônibus, a qual foi apreendida para as investigações. Eles utilizaram uma arma de quatro polegadas, uma pistola e um revólver velho. 

A pinheirense Deise Ávila foi uma das que estavam no ônibus e comentou – “Que horror o susto ainda não passou, estou até agora tremendo, que terror passamos no ônibus, ainda bem que nossas vidas foram salvas. Não temos segurança nenhuma, a gente trabalha pra adquirir as coisas e os vagabundos tiram tudo! Mas Deus nos protegeu. Agora correr atrás do prejuízo”. Giovana Petzinger foi outra que estava no ônibus e disse – “pavor é a palavra correta para usar, pensar que em um minuto tua vida pode acabar nas mãos de um vagabundo”.

Fonte: Na Ne Tchê

28 de out. de 2013

Vândalos quebram vidros de lojas na área central de Pinheiro Machado



As lojas pinheirenses continuam sofrendo com as noitadas de festas no município. Na noite de sábado para domingo, a loja Cliper e a agropecuária 4 irmãos, situadas na rua Nico de Oliveira, área central do município, sofreram com a ação de vândalos, que possivelmente estavam bêbados ou sobre efeito de alguma outra droga, pois como é sempre, por diversão acabaram quebrando os vidros destas já citadas acima. O certo é que daqui mais um tempo as lojas terão que colocar tijolos nas suas aberturas, no lugar das janelas, e o pior é que ninguém vê nada.

Fonte: Na Ne Tchê

Curso de produção de silagem para bovinos de leite


Projeto de olivicultura teve adesão de 15 municípios

A diretoria do Comitê Pró-Desenvolvimento da Fruticultura da Metade Sul do Rio Grande do Sul realizou ontem em Bagé uma reunião para tratar sobre detalhes técnicos do novo projeto de olivicultura. 

Reunião da diretoria tratou dos detalhes técnicos

A ideia foi anunciada no final de setembro e inicialmente iria abranger 10 municípios e 200 hectares de área plantada. De acordo com o presidente do comitê de Fruticultura da Metade Sul, Adelino Luiz Santos, o projeto foi ampliado para uma área de 300 hectares sendo 20 em cada município. Ele comenta que houve a expansão para cidades de São Gabriel, Uruguaiana, São Borja e Herval do Sul. Pinheiro Machado, Piratini, Bagé, Pedras Altas, Canguçu, Dom Pedrito, Candiota, Hulha Negra, Aceguá, Alegrete e Santana do Livramento já haviam demonstrado interesse na implantação. O programa consta a implantação e acompanhamento técnico especializado de unidades produtivas de oliveiras, onde serão adquiridas mudas de seis cultivares distintas com o objetivo de produção de azeite de alta qualidade. A escolha das unidades produtivas e dos produtores beneficiados será baseada em critérios técnicos de aptidão de solo e experiência em fruticultura. Conforme Santos o próximo passo será cadastrar o projeto no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Ministério de Desenvolvimento Rural para elencar os recursos. O total do empreendimento é de R$ 1,5 milhão. Para participar do projeto o produtor tem que ter o cadastro aprovado pelos Conselhos de Desenvolvimento Rural de cada município. Os editais para adesão devem ser publicados no próximo mês. "Vão ser escolhidas as melhores áreas de cada município e o plantio deve ser realizado na primavera de 2014", salienta Santos. 

Empresas beneficiadoras 
De acordo com o presidente, a Metade Sul conta com três indústrias de beneficiamento do azeite, em Pinheiro Machado, Caçapava do Sul e Cachoeira do Sul, porém com a adesão dos municípios da Fronteira Oeste, a tendência é que novas empresas se instalem para a produção do azeite. "Após a colheita o produtor tem 24 horas para entregar a carga e fica inviável pela distância", afirma. Segundo Santos, em cada hectare são plantadas 400 mudas, que produzem 12 mil quilos de azeitona e dois mil litros de azeite. "O papel do comitê é fomentar, buscar os convênios e ajudar para desenvolver a fruticultura na região", observa. O presidente ainda afirmou que o Rio Grande do Sul poderá impulsionar o país a passar de maior consumidor para melhor produtor do azeite. "Fomos considerados pela Embrapa como melhor local para plantio de oliveiras", ressalta. 

25 de out. de 2013

Deputados aprovam legalização de área habitada em Pinheiro Machado

O município de Pinheiro Machado, através do vice-presidente do PDT local, Ilton da Rosa Almeida, pleiteou junto ao deputado Marlon Santos (PDT), a legalização de moradias construídas pelo Estado, via programa Pró-Moradia, localizadas em uma área de 18ha 804m2, pertencente à municipalidade, totalizando 100 unidades habitacionais. Ilton esteve no gabinete de Marlon em maio do ano passado solicitando o encaminhamento. 

O fato 
O município doou ao Estado a referida área, segundo consta na matrícula R1/7558 de 23 de março de 1998. Os moradores contemplados encontraram dificuldades para regularizar os lotes, tendo em vista esta transferência de área do Estado. 

A solução 
O deputado Marlon Santos, por meio do seu gabinete, em contato com o Departamento de Patrimônio do Estado, concluiu que deveria ser elaborado um projeto legislativo, pleiteando a DOAÇÃO DO REFERIDO IMÓVEL pelo Estado ao município. 

Aprovação 
Dia (22), o Plenário da Assembleia Legislativa aprovou o PL 086/2013, por unanimnidade. Segundo Marlon, “agora, os mutuários poderão legalizar as suas residências, até então irregulares”. O Projeto, obedecendo o trâmite legal, têm 15 dias para sanção do Governador Tarso Genro, para posterior publicação no Diário Oficial do Estado.


Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado convida



A Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, através do Deputado Adilson Troca, Presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, convida a população em geral para participar de Audiência Pública desta Comissão, com o objetivo de tratar das questões da saúde regional no município de Pinheiro Machado, a ser realizada hoje, dia 25 de outubro de 2013, às 18h30min, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, localizado na Rua Humaitá, 424 - Pinheiro Machado/RS. 


Audiência sobre asfaltamento da RS 608, trecho Pedras Altas – Pinheiro Machado

Em audiência hoje, 15, no Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN), o deputado estadual Pedro Pereira esteve reunido, junto com representantes do IPHAN, do Governo do Estado, da Casa Civil, do DAER, prefeito, vereadores e comunidade de Pedras Altas, para discutir sobre a continuação das obras de asfaltamento da RS 608, trecho Pedras Altas – Pinheiro Machado. A obra está parada devido à falta de licenciamento do IPHAN. 

Após a audiência, ficou acordado que os 12km da estrada que já estão com brita receberão asfalto imediatamente, e que o restante, em torno de 23km, será objeto de estudo entre o DAER e o IPHAN para que seja terminada a obra. 

Durante a audiência, o deputado Pedro Pereira manifestou-se falando da importância da estrada, pois Pedras Altas está isolada, sem ligação asfáltica. Lembrou que no governo Yeda foram feitos 10km de terraplanagem. 

 “A obra precisa ser terminada, pois o asfaltamento é de fundamental importância para Pedras Altas, tanto para o desenvolvimento da cidade, como para as áreas da saúde, para o transporte de pacientes que precisam de atendimento em outras cidades; para a área da educação, para o transporte de alunos que estudam fora no município; para o setor primário, que precisa transportar sua produção; e finalmente para o turismo, já que a cidade possui atrações turísticas, como o Castelo Assis Brasil”, lembrou o deputado.


Pinheiro Machado promove Lida Campeira em novembro

O Núcleo Zona Sul de Criadores de Cavalos Crioulos promoverá, de 7 a 10 de novembro, a 14ª edição de um dos eventos de mais sucesso do Sul do Rio Grande do Sul: a Lida Campeira. O evento contará com disputas de Morfologia, Crioulaço, Prova de 21 Dias, Freio Jovem, Paleteada e Campereada e integra a programação da Expofeira de Pinheiro Machado Para participar das disputas no Parque Charrua é obrigatória a apresentação do Registro do Animal, Exame de Anemia, GTA e Atestado de Vacina de Influenza Equina. As inscrições para a exposição podem ser realizadas até o dia 4 de novembro, pelo telefone (53) 3248-1600. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (53) 9956-0716 / 9958-2450 / 9976-1291. 
Veja a programação 7 de novembro (quinta-feira) 9h – Revisão Coletiva 14h – Concentração de Machos 8 de novembro (sexta-feira) 7h30min – Admissão da Exposição Morfológica 8h30min – Exposição Morfológica 14h – Continuação da Exposição Morfológica 18h – Troféu Lida Campeira (laço dupla e redupla) e raspadinhas 9 de novembro (sábado) 7h30min – Inscrição, revisão e entrega de coletes 8h – Crioulaço 11h – Laço Criador 15h – Prova de Potro de 21 Dias 17h – Início Freio Jovem (andadura, figura, volta sobre patas e esbarradas) 20h – Remate de Cavalos Crioulos do Núcleo Zona Sul 10 de novembro (domingo) 7h30min – Inscrições, revisão e entrega de coletes 8h – Paleteada 14h – Freio Jovem (mangueira, bayard-sarmento e prova de campo) 15h30min- Prova de andaduras, figura, volta sobre patas e esbarradas 17h - Campereada 

22 de out. de 2013

Poder Legislativo pinheirense agradece o apoio do Governador Tarso Genro



O Diretor da Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado, Sr. Paulo Fernando da Silva Martins, representando o Legislativo pinheirense, entregou na quinta-feira (17), ao Secretário Pessoal do Governador Tarso Genro, Sr. Celso albireci, um Oficio assinado por todos os vereadores de Pinheiro Machado, agradecendo o seu apoio na realização da obra de pavimentação da ERS-608. 

Confira o conteúdo do Oficio; 

Senhor Governador: 

Através deste, o Poder Legislativo de Pinheiro Machado vem solicitar Vossa Excelência pela atenção dedicada ao nosso município no decorrer de sua gestão, através dos serviços prestados e solicitações atendidas, na medida do possível, tendo em vista, a atual situação econômica de nosso Estado. 

Por este motivo, estamos agradecendo o seu apoio na realização da obra de pavimentação da ERS-608, pois foi fundamental a atenção dispensada por sua excelência para solucionar o impasse entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER). 

Cabe registrar, que a realização da pavimentação da ERS-608 teve efetividade real por iniciativa de seu governo, que teve a ousadia em atender o clamor de uma região que anseia pelo seu desenvolvimento econômico e progresso das comunidades atingidas diretamente com a realização desta obra. 

 

Aula inaugural do curso gratuito da BM

A aula inaugural do curso gratuito para preparar pinheirenses ao concurso da Brigada Militar foi realizada na segunda-feira à noite, dia 21 de outubro, na Escola Estadual Hipólito Ribeiro. 

De acordo com a BM pinheirense, mais de 40 pessoas se inscreveram para participar da capacitação, que visa passar orientações para que o maior número de pessoas da do municipio sejam aprovadas no concurso da Brigada.



21 de out. de 2013

Oportunidade - Prefeitura lança edital para contratação emergencial de pedreiros e serventes



A Prefeitura Municipal de Pinheiro Machado lançou nesta segunda (21) o Edital nº 037/2013 para a contratação de pedreiros e operários (serventes), em caráter emergencial, através de Processo Seletivo Simplificado. 

As vagas destinam-se à contratação de 03 (três) pedreiros e 03 (três) operários para atuar em caráter emergencial, visando atender necessidade temporária e por total interesse do serviço público, pelo período de 04 (quatro) meses, prorrogáveis por igual período, conforme faz público a Lei Nº. 4.131/2013. 

 As inscrições estão abertas entre os dias 21 de outubro e 24 de outubro de 2013, das 08h30min às 11h30min e das 13h30min às 16 h, na Secretaria Municipal da Administração (Rua Nico de Oliveira, 763). O Processo de seleção dos candidatos constitui-se exclusivamente de prova prática, realizada obedecendo o respectivo Edital, não havendo cobrança de taxa de inscrição.

Fonte: http://www.pinheiromachado.rs.gov.br/prefeitura-lanca-edital-contratacao-emergencial-pedreiros-serventes/

Campanha em combate ao abandono animal é realizada em Pinheiro Machado



18 de out. de 2013

Diretor do Legislativo Pinheirense participa de audiência com a diretoria do Banrisul



O Diretor da Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado, Sr. Paulo Fernando da Silva Martins, representando o Legislativo pinheirense, participou juntamente com os organizadores da XXX Feovelha, que acontece em Pinheiro Machado, de 29 de janeiro a 02 de fevereiro de 2013, de uma audiência entre a comissão organizadora do evento e o Banrisul, afim de acelerar as tratativas na captação de patrocínio. 

O encontro aconteceu na tarde de quinta-feira (17), e além do Diretor da Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado, Sr. Paulo Fernando da Silva Martins, estiveram presentes o vice-presidente do Banrisul, Sr. Flávio Lammel, o Presidente do Sindicato Rural, Sr. Rossano Lazzarotto, a Secretária Geral do Sindicato Rural, Sra. Estela Martins Garcia, entre outras autoridades. 


Último dia para entrega das fichas do Campeonato de Futebol



A expectativa já é grande para o inicio do Campeonato de futebol de campo em Pinheiro Machado. Pois já faziam cerca de 5 anos que o mesmo não era realizado no município. O diretor do Departamento da Juventude Desporto e Lazer (DJDL), Lorenzo Teixeira espera que as equipes cumpram os prazos estipulados pela organização, para não haver nenhum atraso no inicio da competição – “as equipes tem até hoje (18) para entregarem suas fichas de inscrições, esperamos que os presidentes e representantes das agremiações participantes cumpram os prazos estipulados” declarou. 

Por cima, sabe-se que já foram fornecidas cerca de 15 a 20 fichas, entre as categorias juvenil, veterano, suplentes e titulares e que conforme explica o regulamento da competição, o inicio é previsto para o primeiro final de semana de novembro. 

Fonte: Na Ne Tchê

Pinheiro Machado se prepara para a 14ª Lida Campeira



O Núcleo Zona Sul de Criadores de Cavalos Crioulos promoverá entre os dias 7 a 10 de novembro a 14ª edição de um dos eventos mais sucesso do sul do Rio Grande do Sul: a Lida Campeira. O evento contará com disputas de Morfologia, Crioulaço, Prova de 21 Dias, Freio Jovem, Paleteada e Campereada e integra a programação da Expofeira de Pinheiro Machado/RS. Para participar das disputas no Parque Charrua, é obrigatória a apresentação do Registro do Animal, Exame de Anemia, GTA e Atestado de vacina de Influenza Equina. As inscrições para a exposição podem ser realizadas até o dia 4 de novembro, pelo telefone (53) 3248-1600. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (53)9956-0716/9958-2450/9976-1291.

União entre os municípios de Pinheiro Machado e Pedras Altas


 Foto: Reunião Ipham


Após os esforços, dos Poderes Legislativos e Executivos, de Pinheiro Machado e Pedras Altas, através de reuniões com responsáveis pelas obras da ERS 608, e por último, um protesto de moradores dos dois municípios na manhã do dia 15 de outubro de 2013, na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Porto Alegre, finalmente foi liberada a continuidade do asfaltamento da ERS 608, que liga os dois municípios. 

As obras em um dos trechos (de 12 quilômetros) estavam embargadas pelo Iphan devido à existência de uma cerca de pedra às margens da rodovia. A estrutura é considerada patrimônio histórico e, segundo o instituto, estaria sofrendo danos. Para que a continuação da obra de asfaltamento tenha continuidade, o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) e a Secretaria Geral de Governo se comprometeram a assinar um termo de ajuste garantindo que não haverá danos à cerca e apresentar ao Iphan até quinta-feira. 

O trecho da ERS 608 entre Pedras Altas e Pinheiro Machado possui 32 quilômetros. Destes, 19 estão liberados para asfaltamento e os outros 13 dependem de liberação ambiental e histórica. A previsão de conclusão, conforme o Daer, é julho do ano que vem. 

http://www.camarapm.rs.gov.br/site/content/evento/index.php?noticia=161 


17 de out. de 2013

Deputado Estadual Adilson Troca recebe pinheirenses que buscam apoio na AL para a XXX Feovelha



Na manhã desta quarta-feira (16), o deputado estadual Adilson Troca, representando a Assembleia Legislativa, recebeu, na sala a presidência, uma comitiva formada pelo vice-prefeito de Pinheiro Machado, Ronaldo Costa Madruga, o presidente da XXX Feira e Festa Estadual da Ovelha (FEOVELHA), Rossano Lazzarotto e Estela Martins Garcia do Sindicato Rural. O grupo veio em busca de apoio para o evento, que alavanca oportunidades para micro e macro empresas incentivando-as e facilitando a integração entre os produtores rurais, comerciantes e trabalhadores da agroindústria, comércio e serviços oferecendo alternativas para o aumento do mercado consumidor. 

O deputado estadual Adilson Troca ressaltou que conhece e importância da Feovelha e que já participa do evento há muitos anos. “Iremos realizar uma bela homenagem a toda história da FEOVELHA através da entrega de uma Medalha da Legislatura durante o evento. Parabenizamos a organização e estamos a disposição para contribuir no que for possível”, afirmou. Troca disse ainda que irá apresentar os pleitos trazidos ao presidente Pedro Westphalen nos próximos dias para ver de que forma a Assembleia pode colaborar. A Medalha da 53ª Legislatura foi criada para homenagear e prestar reconhecimento a personalidades e entidades que contribuem para o desenvolvimento do Estado, com destaque em suas áreas de atuação por relevantes serviços prestados à comunidade gaúcha. A FEOVELHA acontece no Parque Charrua, em Pinheiro Machado, entre os dias 29 de janeiro e 02 de fevereiro de 2014. 


Pinheiro Machado promove 1ª edição do Dia Internacional de Animação

O Dia Internacional da Animação é o maior evento simultâneo de cinema no mundo e será realizado no dia 28 de outubro, às 19:30 horas. Em Pinheiro Machado, a Secretaria Municipal de Cultura promove primeira edição do evento que acontecerá no Teatro Ludovico Pórzio. Com entrada gratuita.


A mostra de curtas nacionais e internacionais acontece em mais de 230 cidades do Brasil e em 30 países, como Portugal, França, Estados Unidos, Bulgária, Grécia e Coréia do Sul.


Em sua 10ª edição, o Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil com uma sessão de curtas-metragens de desenho animado nacionais e internacionais. Realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), este é o maior evento simultâneo do gênero no país, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando esta data, como referência histórica da animação mundial no calendário de eventos culturais do Brasil.


O objetivo do projeto é de proporcionar às diversas cidades brasileiras a exibição de filmes de animação, criando debates e discussões, despertando o interesse do público em fazer cinema de animação, revelar talentos e integrar as pessoas. O evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura.


A ABCA promove o Dia Internacional da Animação desde 2004 e a cada edição, o evento alcança mais cidades e espectadores. O Brasil é o país que faz o maior evento de celebração da animação no mundo. A produção local do evento só acontece devido ao esforço de muitos voluntários entusiastas da arte da animação espalhados por todo o território nacional.


Sobre o Dia Internacional da Animação:
Mostra de curtas-metragens nacionais e internacionais.
No dia 28 de Outubro de 1892 Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) no mundo. 

         
Dia Internacional da Animação no mundo
Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou em 2002 o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. Em 2013 o Dia Internacional da Animação será realizado em 30 países. (Para maiores informações sobre a comemoração deste dia nos países ligados a ASIFA acesse: http://www.asifa.net)


Dia Internacional da Animação no Brasil
O evento foi realizado pela primeira vez no ano de 2004, no SESC Vila Mariana, em São Paulo. À ocasião, a ABCA realizou uma exposição de Traquitanas de Animação antigas, um show de sombras e bonecos recriando as primeiras apresentações de animação no mundo e a exibição de "Planeta Terra", filme coletivo de 1986 co-dirigido por cerca de 30 animadores de todo o Brasil.


No Brasil, tem o patrocínio da Petrobras e o financiamento do Fundo Nacional da Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e é realizado com a parceria da ASIFA, para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração em mais de 30 países no mundo.




Feovelha terá concurso inédito


No ano passado, remate das raças Ideal e Corriedale comercializou R$ 293 mil com a venda de 191 exemplares.
A agenda de remates da 30ª edição contempla uma novidade. O primeiro Concurso Nacional de Borregas PO, das raças Corriedale e Ideal, integra a grade de programação, levando à pista o melhor das raças no dia 31 de janeiro. A atividade será organizada juntamente com as associações de criadores, presididas por Elizabeth Lemos e Cleusa Piegas, respectivamente. Exemplares das duas raças também serão ofertados no sábado, 1° de fevereiro; na Pista A (Corriedale) e B (Ideal). No domingo, exemplares das raças Hampshire Down, Ile de France, Texel, Suffolk, Rornney Marsh, Pool Dorset, Dorper e White Dorper serão ofertados na Pista A, a partir das 13h. NaB acontecem os remates das raças Merino Australiano, Karakul e Crioula.

Tribuna do Pampa