16 de abr. de 2014

Os caminhos da maconha no Uruguai: traficantes roubam plantas de cultivadores para vender nas praias

 Por: Márcio Régio (Kiko)


O governo uruguaio pretende regularizar a partir dos próximos dias o comércio e plantio da maconha para vários fatores, sendo um deles o combate ao tráfico de drogas. Mas alguns cultivadores na lista de cadastro para plantio caseiro estão enfrentando um problema:traficantes estão atacando estas plantações para depois vender nas chamadas “praias da maconha“, entre La Paloma e Punta Del Diablo. Medidas estão sendo adotadas para evitar os roubos. Nas matérias anteriores, mostramos a produção de alimentos e de pomadas derivados da erva, o comércio ilegal de sementes e as plantações irregulares, além do risco de um turismo canábico com o hotel da maconha e a ida e vinda de brasileiros da fronteira para consumo da droga em Rivera. 

Roubos 
As praias entre La Paloma e Punta Del Diablo já são procuradas pelo consumo livre há muito tempo, conforme a legislação uruguaia permite. Com a regulamentação do comércio e plantio nos próximos dias, estrangeiros com permanência inferior a 90 dias estão proibidos de adquirir. Mas como fumar é livre, fica a polêmica sobre como vão conseguir a maconha. A Reportagem confirmou que ainda continua a ação de traficantes e flagrou cultivadores ilegais repassando a erva para turistas. Agora, um fato que preocupa os cultivadores já inscritos pelo governo para o plantio caseiro: o roubo de plantas para vender nas praias. Uma cultivadora da praia de Santa Isabel, que respeita os padrões que a nova lei vai exigir, conversou com a Reportagem: 

- Eu vi uma placa aqui, 10 metros de distância. Estão roubando? Sim, muito. Há uns quatro anos todo mundo sabe que estamos plantando. Se não tivesse o comprador, eles botariam em revista, livro e Internet, mas tem quem compra igual. 

A cultivadora confirma que pequenos traficantes estão roubando as flores das plantas para vender as turistas nas praias, já que a erva do Uruguai é mais procurada pelo fato de ser mais pura. Mas também roubam para consumo próprio ou para obter sementes. Ela destacou: - Tiraram às plantas da avó de meu filho, ela tinha a planta assim verde, sem flor, e eles tiraram igual, não sei pra que se é ignorância, se é maldade… Outro cultivador da praia de Santa Isabel foi obrigado a colocar junto aos pés de maconha um sensor que acende luz e toca alarme quando alguém ingressa no local. - Estamos investindo para evitar o roubo. 

Julio Calzada, secretário Geral da Junta Nacional de Drogas: 

 - Trabalhamos na criação de mecanismos de controle, aspectos com produção, distribuição e cadastro de usuários. Além de incentivar o plantio legal e o tratamento terapêutico, queremos combater o narcotráfico. 

Nenhum comentário: