17 de abr. de 2014

Os caminhos da maconha no Uruguai: Autoridades admitem o risco do comércio ilegal continuar e prometem fiscalização rigorosa

 Por: Márcio Régio (Kiko)

 Pé de maconha no Uruguai - Foto: Cid Martins/ Rádio Gaúcha

A regulamentação do comércio e plantio da maconha no Uruguai, a partir deste mês, tem como objetivo estimular as plantações caseiras, a venda em farmácias, a criação de clubes, o uso terapêutico e também o combate ao narcotráfico. Autoridades do país vizinho admitem o risco do tráfico continuar e prometem fiscalização rigorosa, até pelo fato de que a Reportagem flagrou a venda direta de maconha para estrangeiros. Seja em Rivera, na fronteira com o Brasil, ou nas praias, como em La Valizas, o tráfico de maconha ainda continua. A equipe da Rádio Gaúcha esteve por dez dias no país vizinho, em fevereiro, e flagrou o repasse de plantas e sementes em cultivos ilegais e também estava ocorrendo por meio de traficantes. Além disso, plantas de cultivadores estavam sendo roubadas para revenda nas praias. 

Combate ao tráfico 
Para tentar coibir estas práticas ilegais, o governo de José Mujica vai regulamentar nos próximos dias o comércio e o plantio da maconha. O cadastro de cultivadores e usuários terá segurança máxima e a fiscalização deverá ser rigorosa. 
- Julio Calzada, secretário Geral da Junta Nacional de Drogas: 
- Situação complica, casos complicam no ponto de vista social e econômico. Intervir com controle policial para coibir o comércio ilícito, promover cultura, educação, saúde e dar resposta sanitária também. A regulamentação é o primeiro passo que vai ser dado junto com o combate ao narcotráfico. Enquanto isso, segue a polêmica inicial sobre o consumo da maconha. Do lado uruguaio… 

- Álvaro Gomez, da Movida Cannabica de Rivera: 
- E realmente isso tem um fator positivo, você tira pessoas da rede clandestina, você tira do narcotráfico. É aí que tem o jovem que acabou se perdendo no crack, que cometeu um delito. E do lado brasileiro, o delegado gaúcho Rodrigo Zucco prendeu semana retrasada em Porto Alegre quatro traficantes que também são usuários de drogas e acabaram cometendo outros delitos. Segundo ele, todos começaram na maconha e atualmente passaram para o crack, consequentemente, também passaram a roubar. “Alguns estão fumando inclusive o pitico, que é o cigarro de maconha com pedras de crack dentro”, disse Zucco. E ainda do lado brasileiro, existe outra preocupação sobre a nova lei da maconha no Uruguai: 

- Delegado de Polícia de Santana do Livramento, Eduardo Finn: 
- Provavelmente essa pessoa que consome mais, uma vez terminada a maconha, digamos assim, oficial, vai passar a alimentar o tráfico, vai comprar no tráfico. No Uruguai, o limite por mês para consumo será de 40 gramas por pessoa. Ao ser questionado se por ventura viesse a consumir mais maconha do que o permitido, um uruguaio destacou: - Isso é outra coisa (risos), mas a flor da maconha aqui para um mês é muito, temos que ter o cuidado pra não compartilhar demais com amigos. 

Reportagem: Cid Martins e Jocimar Farina 
Produção: Igor Carrasco 
Edição de vídeo: Michelle Raphaelli e Nicolas Andrade 
Edição de áudio: Domingos Sávio 
Colaboração: Lúcio Moraes 

Nenhum comentário: