13 de set. de 2014

Cerca de 2,5 mil pessoas participam da caminhada cívica de Pinheiro Machado

Uma grande ação cívica mobilizou neste sábado (13), na Praça Angelino Goulart, a comunidade escolar e a população Pinheirense. A Caminha Cívica é o ponto alto em comemoração a Semana da Pátria no Município de Pinheiro Machado. 

Antes da caminhada houve o hasteamento das bandeiras realizado pela equipe da Secretária Municipal da Educação. A Caminhada Cívica da Semana da Pátria, em Pinheiro Machado, neste ano mobilizou um público superior a 2,5 mil pessoas, conforme dados da organização do evento. 

O protocolo de abertura foi feito pela chefe do Departamento de Cultura do município, Eloá Alves, que noticiou os temas que seriam homenageados na caminhada. Este ano, os temas homenageados da Semana da Pátria foram: “Amazônia e o mundo”, tema homenageado a nível Nacional, enquanto o “Meu jeito de ser brasileiro” foi a nível Estadual. A homenagem a nível Regional foi para “Lupicínio Rodrigues, 100 anos de dores e amores”. Já o tema homenageado a nível Municipal foi “170 anos da Batalha de Porongos”. 

O prefeito municipal Felipe da Feira deixou de lado o discurso de abertura e logo deu inicio a caminhada. “A chuva está chegando e por isso vamos iniciar logo está caminhada” disse e arrancou aplausos do público presente. 

Participaram da caminhada cívica entre entidades e escolas: a EMEI Pinheirinho; a EMEI Tânia M. S. Cardoso; a APAE; a Escolinha de Futsal Pinheirense; o Grupo de Caminhada; o Projeto Conviver-DAS; os DeMolays; PROERD; o Col. Est. Gen. Hipólito Ribeiro; a EMEF Sem. José Ermírio de Moraes; a EMEF Dois de Maio; a EMEF Avelino de Assis Brasil; a EMEF Passo do Machado; a EMEF Ana Tereza da Rosa; a EMEF São João Batista; a EMEF Manoel Lucas Prisco e Banda Marcial. 

Durante o desfile, destaque novamente para a apresentação da banda marcial da escola Manoel Lucas Prisco que se posicionou na frente do palanque oficial e embalou as apresentações de todos que desfilavam. O grupo emocionou o povo pinheirense. 

A caminhada em si foi mais uma vez linda. A nota desfavorável da caminhada foi à decisão em fazer o desfile numa tarde de tempo fechado. Pois no momento em que os alunos da Escola Municipal Avelino de Assis Brasil se apresentavam para as autoridades presentes que estavam no palanque, a chuva começou e, a correria começou. A escola acabou o trajeto igual ao público que prestigiava a caminhada, ou seja, correndo da chuva. 

O público se dispersou, mas, os desfiles continuaram e o público em sua maioria se refez para prestigiar o desfile das últimas escolas e da banda marcial.

Nenhum comentário: