19 de set. de 2014

Projeto do Nesol presta consultoria à associação de reciclagem em Pinheiro Machado

Nos dias 18 e 30 de agosto, um encontro possibilitou o convite da equipe executora do projeto de extensão “Formação em economia solidária e educação ambiental para catadores cooperativados, associados ou independentes e seus familiares”, aos associados e parceiros da Associação Pinheirense Reciclando para Viver, para participar de atividades de formação nos temas meio ambiente e economia solidária. Na ocasião, esteve presente o chefe do Departamento de Meio Ambiente de Pinheiro Machado, Rissieli Alves de Oliveira.

Considerando a emergência governamental de implantação da coleta seletiva nos municípios, a equipe executora do projeto, que é desenvolvido através do Núcleo de Economia Solidária do campus Pelotas (Nesol) e fomentado pelo IFSul Rio-Grandense, pretende auxiliar o coletivo da associação em questões relacionadas à reciclagem, compostagem, matemática, autogestão, relacionamento no trabalho e uso de equipamentos de proteção.

Na oportunidade foi aberto um espaço para a discussão de temas como a metodologia e alguns detalhes sobre as oficinas propostas, que foram recebidas com interesse pelo coletivo. 

A associação 
Formada por 12 pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social, a Associação Pinheirense Reciclando para Viver é voltada para triagem de materiais recicláveis e outros serviços. Sua proposta de trabalho vai de encontro com as exigências estabelecidas na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), que tem como instrumentos, o incentivo às associações de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis e a obrigatoriedade da instituição de programas de coleta seletiva nos municípios brasileiros.

Fonte: http://www.pelotas.ifsul.edu.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1048:projeto-do-nesol-presta-consultoria-a-associacao-de-reciclagem-em-pinheiro-machado&catid=4:noticias

Nenhum comentário: