17 de dez. de 2014

Arco assina parceria com Associação para Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã

Dirigentes da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) e da Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã (Adac) reuniram-se, na semana passada, para tratar sobre parcerias que beneficiarão os produtores dos municípios que integram o Alto Camaquã. Na oportunidade, um contrato de comodato, que fornecerá duas tosquiadeiras à Adac, foi assinado entre as entidades parcerias. 

Essa e outras ações que serão desenvolvidas junto à associação faz parte do Programa de Desenvolvimento da Ovinocultura Gaúcha, que é realizado pela Arco em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa). O programa prevê a distribuição, em comodato, de 35 tosquiadeiras a entidades ligadas a produtores de diversas regiões do Estado. 

Segundo o assessor técnico da Seapa, Edegar Franco, que está atuando junto à Arco no desenvolvimento das ações do programa, além do contrato de comodato, um termo de cooperação será assinado entre as entidades durante a 31ª Feovelha, que acontece entre os dias 28 de janeiro e 1° de fevereiro, em Pinheiro Machado. “Com o termo, a Arco passará a apoiar todas as ações da associação voltadas à qualificação da ovinocultura nos municípios integrantes da Adac”, afirma. 

O assessor explica também, que, a partir dessa parceria, a associação do Alto Camaquã, que é um projeto desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sul, cujo responsável é o pesquisador Marcos Borba, criará comparsas de esquila, a fim de gerar mão de obra qualificada para o método Tally Hi. “Com o comodato das tosquiadeiras e a parceria com o Senar/RS, que fornecerá os cursos (instrutor e certificados), os criadores dessas regiões poderão, antes da esquila, coletar a amostra de lã para a análise da micronagem na Arco, esquilar, e, posteriormente, comercializar a lã do rebanho de acordo com a micronagem”, comenta Franco. 

A reunião, que aconteceu na sede da Arco, em Bagé, contou com a presença, além de Franco, do presidente da entidade brasileira, Paulo Afonso Schwab, do tesoureiro, Paulo Sérgio Soares, do presidente da Adac, Mateus Garcia, e do pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Marcos Borba.  

Assistência técnica 

Outra importante ação que a Arco quer desenvolver junto aos criadores de rebanhos ovinos é assistência técnica. Para isso, a entidade já garantiu seu cadastro no Sistema Informatizado de Assistência Técnica e Extensão Rural – Siater do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que permite que a associação participe de concorrências em editais que visem à assistência técnica a pequenos produtores de ovinos de diferentes regiões do país, bem como no sistema de credenciamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que atenderá criadores com rebanhos maiores. “Através disso, poderemos proporcionar um trabalho completo de auxílio aos criadores para a qualificação e crescimento de seus rebanhos”, diz Franco.

Nenhum comentário: