15 de jan. de 2015

Pinheiro Machado tem a 2ª colocação no ranking da transparência no estado

A edição desta quinta (15) do jornal Zero Hora divulgou o ranking preliminar do Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet. Entre as prefeituras com mais de 10 mil habitantes, Pinheiro Machado alcançou o 2º lugar no estado, ficando apenas atrás da capital Porto Alegre.

Promovida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), a campanha Transparência, faça essa ideia pegar, objetiva estimular a população a usar os instrumentos da Lei de Acesso à Informação (LAI) e sensibilizar os gestores públicos. Entre as iniciativas da campanha, o TCE-RS premiou os municípios que se destacarem no cumprimento da LAI, além de fornecer um selo de “portal de qualidade” aos sites das Prefeituras e Câmaras de Vereadores que alcançarem um grau de excelência quanto à transparência.

O novo site da Prefeitura Municipal de Pinheiro Machado começou a ser desenvolvido em setembro de 2013. Na avaliação anual do TCE, o município havia cumprido cerca de 30% dos itens a serem publicados. A partir deste estudo, partiu-se então para a elaboração de um site mais completo, que atendesse de forma mais ampla a legislação vigente.

O estudo do TCE
Os técnicos do TCE avaliaram os portais das prefeituras e Câmaras do RS. Todas as 497 administrações municipais possuem sites. No caso das Câmaras, 404 (81,3%) têm páginas na internet.  A avaliação ocorreu em outubro e novembro de 2014, a partir de um questionário padrão, contendo 20 itens.

A pesquisa avaliou separadamente municípios com mais e menos de 10 mil habitantes, já que a Lei de Acesso à Informação dispensa os menores de publicarem alguns dados na internet. O TCE decidiu avaliá-los para destacar boas práticas.

Nenhum comentário: