12 de mar. de 2015

Comitê de Fruticultura lança dois projetos em Bagé

O presidente do Comitê de Fruticultura da Metade Sul, Adelino Luiz dos Santos, visitou a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sandra Farias de Moraes, na última terça-feira, com o objetivo de divulgar dois projetos fomentados na região: um relativo a oliveiras e outro, a uvas e vinhos da Serra do Sudeste. 

De acordo com Santos, o projeto de oliveiras visa incluir novos produtores em 13 municípios: Bagé, Aceguá, Hulha Negra, Candiota, Pinheiro Machado, Pedras Altas, Herval, Canguçu, Dom Pedrito, Sant'Ana do Livramento, Lavras do Sul, Caçapava do Sul e Piratini. 

Ele explica que as prefeituras vão indicar produtores que queiram e possam investir na cultura. Serão 10 hectares em cada município, totalizando 130. “É uma nova cultura na região e que tem mercado, porque produzimos apenas 2% do que consumimos de azeite de oliva no Brasil”, afirma. 

As oliveiras começam a produzir frutos a partir do terceiro ano, porque a região localizada entre os paralelos 31 e 33 é ideal para as oliveiras e parreirais, pela característica de dias quentes e noites frias. Vinhos da Serra do Sudeste 

O comitê trabalha para identificar os vinhos da Serra do Sudeste, que vai incluir Pinheiro Machado, Pedras Altas e Piratini. Santos salienta que o projeto é mais modesto do que a identificação dos vinhos finos da Campanha Gaúcha, já realizado pelo setor. “A divulgação vai contar com R$ 225 mil já aprovados pelo Fundovits, que serão aplicados em rádio, TV, jornal e outdoor”, conclui.

Nenhum comentário: