27 de mai. de 2015

Audiência pública busca solução para castelo de Pedras Altas

Um patrimônio de importância ímpar na região está à venda, porque os proprietários não têm condições e nem apoio para mantê-lo. É o castelo de Pedras Altas, que será tema de uma audiência pública no dia 12 de junho, no salão de atos da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), às 14h. 

O evento irá reunir defensores do patrimônio, empresários e políticos. O deputado Luiz Fernando Mainardi é um dos organizadores do evento, devido à sua experiência em recuperação de prédios históricos em Bagé. Durante seu mandato de prefeito, as 10 principais construções históricas do município foram reconstituídas, através de Leis de Incentivo. 

Por que é tão importante  

O castelo Assis Brasil, localizado na Granja de Pedras Altas, foi o símbolo do desenvolvimento na região. Foi planejado pelo diplomata, agropecuarista e político Joaquim Francisco de Assis Brasil, o qual morou em diversos países do mundo, devido à profissão. Optou por construir em Pedras Altas no ano de 1904, concluindo a obra cinco anos depois. Casado com Lídia Felício de São Mamede, filha de um conde português, Assis Brasil queria morar no campo e dar conforto para a esposa, oriunda da nobreza europeia. Ali começou a criar raças que não existiam no Brasil, como Jersey, Devon e Ideal. Plantou árvores novas. Foi na sala do castelo que o tratado de paz da Revolução de 1923 foi assinado. Ou seja, parte da história está entre aquelas paredes.

Nenhum comentário: