6 de mai. de 2015

Cinema sustentável tem programação gratuita em Pinheiro Machado

Projeto Cinesolar passará pelas cidades de Pinheiro Machado e Viamão 

O primeiro cinema móvel do Brasil, que utiliza energia solar para exibição de filmes, prepara programação para o Sul do Brasil. Em maio, as gaúchas Viamão e Pinheiro Machado serão as primeiras a receber o circuito itinerante do Cinesolar, além de Rio Branco do Sul, no Paraná.  

As sessões acontecem em 8 e 11 de maio. A primeira exibição será sem Viamão, com o filme ‘O Menino no Espelho’, de Guilherme Fiúza Zenha, na Escola Prof. Apolinário Alves dos Santos (Estrada RS-40, parada 85, KM 26 – Águas Claras). 

Na segunda data, em Pinheiro Machado, será exibido o filme ‘O Palhaço’, de Selton Mello, a partir das 18h30, no Teatro Municipal Ludovico Pórzio (Rua Nico de Oliveira, 725). Além da exibição dos longas, o projeto promove uma mostra de cinema infantil e uma oficina de produção audiovisual para crianças e adolescentes de 12 a 17 anos. 

“O Brasil tem um incrível potencial em energias renováveis. E por que não se beneficiar no campo do entretenimento, das artes e da cultura? Nosso objetivo é, além de democratizar o acesso à produção audiovisual nacional, trabalhar com ações sustentáveis que multipliquem a conscientização ambiental e mostrem a força que a energia solar tem por aqui”, explica Cynthia Alario, idealizadora e coordenadora do Cinesolar.  

Patrocinado pela empresa Votorantim Cimentos, a segunda temporada do Cinesolar começou em abril. Durante a programação serão realizadas exibições de curtas e longas-metragens, além de oficina de cinema com a produção de um vídeo de bolso. Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público e contam com o apoio das prefeituras das cidades. 

A segunda edição do projeto atingirá as cinco regiões do País. A ideia é democratizar e ampliar o acesso ao cinema brasileiro para os lugares que não têm salas de cinema comerciais ou carência de equipamentos culturais. No último ano, o Cinesolar levou exibições de filmes e oficinas de música orgânica para 20 cidades paulistas. Foram mais de 3,5 mil pessoas alcançadas em quatro meses de atividades. 

11/05 – segunda-feira – em Pinheiro Machado/RS
Quando? Segunda-feira, dia 11/05, às 18h30 (sessão infantil) e às 20h (sessão do filme principal)
Onde? Teatro Municipal Ludovico Pórzio (Rua Nico de Oliveira, 725)

Mais informações em www.cinesolar.com.br.

Nenhum comentário: