26 de mai. de 2015

Dia do Desafio acontece amanhã

Em 1983, no auge do inverno canadense, o prefeito de uma cidade sugeriu que todos apagassem as luzes e que, às 15h, toda a população saísse de casa e realizasse uma caminhada no quarteirão mais próximo, a fim de espantar os 20 graus negativos. A ideia surtiu efeito e se repetiu nos anos seguintes, até se expandir pelo resto do mundo, como o “Dia do Desafio”. 

Desde 1995, o Serviço Social do Comércio (Sesc) promove a ação por todo país. O município de Pinheiro Machado se inclui nessa perspectiva e, amanhã, participa de mais uma edição. 

A adversária deste ano será, a cidade de Turvo do Paraná.  Já os outros municípios terão os seguintes adversários: Aceguá (Fernando Prestes – São Paulo), Candiota (Ventania – Paraná), Hulha Negra (Marutinga do Sul – São Paulo), Pedras Altas (Virmond – Paraná), Piratini (Chambas – Cuba), Lavras do Sul (Capixaba/Acre), Dom Pedrito (Asunción Mita - Guatemala) e Bagé (Amatitlan-Guatemala). 

Vale destacar que os confrontos são definidos por um sorteio mundial. 

O Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. O vencedor será aquele município que mobilizar a maior porcentagem de pessoas em relação ao número de habitantes. Confira a programação: 

- Caminhada orientada
Pela professora Simone Silveira e professora de Educação Física Rozane Bueno , com o seu grupo de caminhadas  da Secretaria Municipal da Saúde , comunidade em geral e  escolas municipais  da zona urbana,  rural, colégio estadual  e Apae.
Horário: 8h
Local de encontro: em frente a Prefeitura Municipal

- Pedágio  da Conscientização
Orientada pela professora Liane Garcia e funcionário Valter Silveira
Horário: 9h
Local: Centro da cidade

- Dança terapia (CAPS)
Orientada pela professsora Gabriela Ferreira
Horário: 14h
Local: Teatro Municipal

- Apresentação de capoeira (CRAS)
Atividades coordenadas pelas escolas municipais da zona urbana , rural e colégio estadual .
Horário: 15h
Local : Praça Central

- Aerodança
Professora Adriane dos Santos
Horário : 19h
Local : Camp’s Bar

- Atividades desportivas ou recreação
Coordenados pelos professores da escolas
Horário: manhã e tarde
Local: escolas municipais rurais (Ana Tereza da Rosa, São João Batista e  Jose Ermírio de Moraes)

Durante o dia, serão visitadas diversas repartições públicas, academias e pontos comerciais, além da empresa Votorantin Cimentos, sob coordenação de Lorenzo Barão, professora Ana Lúcia Peraça e acadêmico Gabriel Medeiros.

Nenhum comentário: