5 de mai. de 2015

Professor Pinheirense é campeão de triangular de Basquete em Livramento

O professor de educação física Rui Cesar, lotado no Colégio Estadual Hipólito Ribeiro, no final de semana foi convidado a participar de um super encontro entre equipes gaúchas e uruguaias num torneio triangular de basquete na categoria força livre. Rui Cesar fez parte da equipe Guanabara que se sagrou campeã. 

A equipe venceu os dois jogos contra equipe da capital e Telégrafo de Rivera. 

O torneio, em celebração ao Dia do Trabalhador, aconteceu de sexta-feira a domingo no ginásio José Luiz Sanz, em Livramento e reaproximou a família do basquete. O presidente José Luiz Coitinho convidou três equipes para a disputa do torneio, mas uma delas acabou desistindo ainda na quinta-feira e o que seria um quadrangular, acabou se transformando num triangular com as presenças do Telégrafo de Rivera, Fronteira de Porto Alegre e o anfitrião, o Canarinho Santanense. 

A programação acabou prevendo um jogo por dia e na sexta-feira Fronteira e Telégrafo fizeram o jogo de abertura. Na presença de um bom público, composto por ex-presidentes e dirigentes do Guanabara, além atletas de todas as gerações do clubes e familiares dos visitantes o Fronteira, onde joga alguns santanenses como Baíto Badaraco, dominou os primeiros dois quartos da partida. 

O Telégrafo, porém, se manteve sempre próximo no placar e no terceiro quarto não apenas empatou como passou à frente no placar. No último a decisivo quarto o chute da linha dos três pontos de Baíto devolveu a vantagem no placar para o Fronteira, mesmo sofrendo com a garra dos uruguaios, garantiu a vitória do Fronteira por 80 X 76. No sábado, o Fronteira voltou à quadra para enfrentar o Esporte Clube Guanabara, que estreou no torneio. 

Em quadra, jogadores dos dois times fizeram o público relembrar os grandes momentos do basquete do clube. Vários ex-campeões pelo canarinho voltavam a jogar no ginásio. No Guanabara atletas como Sombra, Diego, Rober, Lui, Leandro, Fabricio, Cabeça, Rui, Nando e Giovanni, voltaram a vestir a camisa do clube santanense. 

No outro lado Rodrigo, Baíto, Duda, Fernandão e Andrés reforçavam o Fronteira, que jogava pelo título do torneio. O jogo começou intenso e o primeiro quarto acabou empatado em 19 X 19. No segundo o Fronteira acertou a mão e conseguiu passar à frente do Guanabara, fechando o primeiro tempo em 49 X 35. O Guanabara melhorou sua marcação e manteve o aproveitamento na jogava ofensiva e venceu o quarto por 62 x 55. 

No último quarto, o Guanabara foi senhor da partida e com quase 90% de aproveitamento na pontuação abriu 12 pontos de diferença para o Fronteira (68 X 56). No final, a equipe só administrou a vantagem e fechou o jogo vencendo por 83 x 65, mantendo aberta a disputa do título. O campeão do torneio foi conhecido ontem pela manhã no último jogo do torneio. 

Guanabara e Telégrafo fizeram a partida final. O Guanabara jogava por dois resultados para ser campeão e o clube riverense precisar vencer a todo o custo para empatar em vitórias com os outros dois participantes. Mas foi só a bola subir que o time da casa mostrou sua força. O Guanabara ditou o ritmo, vencendo todos os quartos e fechou o jogo com placar elástico sobre o Telégrafo, 84 X 35, sagrando-se campeão. Num final de semana de reencontros do basquete na Fronteira, o Guanabara comemorou mais um título nas quadras.

Nenhum comentário: