12 de jun. de 2015

Bagé sedia audiência para tratar do Castelo de Pedras Altas

A mobilização em busca de soluções que garantam o restauro do Castelo de Assis Brasil e a recuperação do seu acervo terá novo desdobramento na tarde de hoje, a partir das 14h, no salão de atos da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), quando integrantes do movimento que defende a revitalização do espaço, localizado no município de Pedras Altas, promovem audiência pública para tratar do tema. 

O castelo, construído por Joaquim Francisco de Assis Brasil, diplomata, político, revolucionário, agropecuarista e escritor, passa por um processo de deterioração, necessitando, urgentemente, de ações que interrompam a perda do acervo que integra o prédio de 44 cômodos, construído há 107 anos. 

Uma das ações mais urgentes é o restauro de livros, documentos e objetos históricos. Um dos integrantes do grupo, o deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT), afirmou que é uma tarefa muito difícil, mas não impossível. “Vamos buscar, na iniciativa privada e junto ao Poder Público, os recursos necessários para devolver ao nosso Estado esse bem de grande importância histórica, cultural e arquitetônica”, concluiu ele.

Nenhum comentário: