Últimas Notícias
Carregando...

Batalhão Logístico auxilia a comunidade de Pedras Altas

O 3º Batalhão Logístico (3º BLog) do Exército Brasileiro é um forte aliado dos municípios da região em várias questões. Bagé, Pedras Altas, Candiota e Aceguá enfrentam a crise de falta de água com um pouco menos de rigor sabendo que terão o Exército como apoiador. Em cada ação, são distribuídos em torno de 400 mil litros de água por cidade. A equipe é deslocada a partir do momento que o município solicita ajuda. 

De acordo com o subcomandante do 3º BLog, major Everton Conceição Soares, a função da unidade é auxiliar a população. “Além da questão da água, realizamos ações cívico-sociais (Aciso), como atendimento médico, dentário e palestras. Também desenvolvemos ações lúdicas voltadas para as crianças”, enfatiza. 

O major destaca que a unidade está sempre em prontidão. “Temos equipamentos. Caminhão-muque e carros-pipas. Temos dois pipas de 12 mil litros cada um. Com eles, conseguimos atuar na região, levando água até as residências. Os efeitos da estiagem castigam a fauna, flora e a população em graus diferenciados “, completa. 

Soares conta que, na última ação, sua equipe ficou um mês fora de Bagé. “Atendemos Pedras Altas e Candiota. Levamos água até as caixas d’água da comunidade, assentamentos e priorizamos as escolas. Temos algumas instituições da periferia bageense que são nossas afilhadas. Lá, realizamos manutenção nos pátios e construímos hortas para melhorar a qualidade da alimentação das crianças” ressalta. 

Conforme o subcomandante, este ano, em Bagé, foram realizadas, também, parcerias com a prefeitura. “Auxiliamos algumas secretarias, nas trocas de lâmpadas e poda de árvores. Realizamos a troca de mobiliário nas escolas municipais. Estamos fazendo nossa função, que é ajudar a comunidade”, salienta.  

Unidade 

Pertence ao 3º Batalhão Logístico, “Batalhão Presidente Médici”, a herança histórica do antigo 12º RCI, extinto em 31 de outubro de 1968. São mantidos e conservados, até os dias atuais, o acervo arquitetônico da unidade de cavalaria. 

Em destaque, o monumento ao cavalo, a mensagem aos pósteros - no saguão de entrada -, o portão do Umbu e outros artefatos, devidamente organizados em um museu próprio.

Leia também:

0 comentários