Últimas Notícias
Carregando...

Colégio Hipólito Ribeiro completará 88 anos e já prepara grandes comemoraçãoes

 
O Colégio foi fundado em 18 de junho de 1927, pela Loja Maçônica Luz e Ordem II nº 16, e em 2015 completa 88 anos. Saiba mais sobre a escola abaixo: 

A Maçonaria, que é uma Instituição filosófica, filantrópica, educativa e engajada nos movimentos sociais e que tem por princípios: amor fraternal, assistência e lealdade, criou uma escola pública. Esta escola funcionou no prédio da Loja Maçônica e foi mantida pela ordem durante treze anos. Como os alunos aumentavam, estava difícil de mantê-la, então, fundaram um cinema com o propósito de angariar fundos para auxiliar na manutenção da escola. 
 
O Coronel Hipólito Ribeiro Júnior, intendente de 1924 a 1928, destacou-se na sua atuação como Venerável Mestre da Loja, conseguindo conveniá-la com o Estado em junho de 1927, passando a ser Grupo Escolar Luz e Ordem, que continuou a funcionar nas dependências da Loja até 1931.  

A partir de 1º de dezembro de 1932, por resolução da Loja, em homenagem ao Ex-Intendente Coronel Hipólito Ribeiro Júnior, que muito colaborou para a manutenção da escola, o nome foi mudado para Grupo Escolar General Hipólito Ribeiro, nome do progenitor do Coronel. Por volta de 1934, a escola mudou-se para o prédio próprio, este em que está situada até hoje. 

Em 1972, a escola recebeu alunos e professores do Curso Primário de Aplicação da Escola Professora Nehyta Ramos (Escola Normal de Grau Ginasial), pelo fato de ter sido extinto o Curso Normal.  

Em 1975, recebeu alunos e professores da escola municipal Irmã Eugênia, por ter sido extinta. Neste mesmo ano, a escola Nehyta Ramos, que funcionava no prédio do Ginásio Nossa Senhora da Luz (hoje o pensionato), mudou-se para o prédio do Grupo Escolar General Hipólito Ribeiro, juntamente com a Extensão do Colégio Estadual Dr. Carlos Antônio Kluwe – 2º Grau- Bagé. 

Em 1979, houve a unificação da Escola Nehyta Ramos com a escola Hipólito Ribeiro e a criação do 2º Grau, passando a denominar-se Escola Estadual de 1º e 2º Grau Gen. Hipólito Ribeiro, de acordo com o Decreto de reorganização nº 28 325, passando ao atual nome Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro em 2001, pelo Decreto de 08/3/2001. 

Foram diretores:
*João de Deus Pedroso Júnior
*Boris Seligman
*Luiza Rodrigues
*Adir Buccaro Coccaro
*Loiva Rodrigues Valente
*Lídia Conceição Simoni Bueno
*Josefa Barcellos Toralles
*Ruth Duarte Rodrigues
*Leda Silveira Colombo
*Adeli Rochedo de Sousa
*Sandra Donisete Tavares Peraça
*Paulo Fagundes Velleda
*Evanir Teixeira Dias
*Paulo César Peres Brum
*Maria da Graça Lobato da Costa
*Tânia Maria Kappe Geist
*Marizete Copetti Duarte
*Sandro Flores da Rosa

Hoje, está, ainda, na direção do Colégio o professor Sandro Flores da Rosa.
 
Na semana de 15 a 19 de junho haverá a comemoração do aniversário do colégio com uma extensa semana de programação que envolverá mateada, jogos, passeio ciclístico, palestras, apresentações, encontro com professores e ex-professores.
 
Dia 15 de junho  ( Segunda-feira )
Manhã: Aula  até às 10 horas e em  seguida Passeio Ciclístico.
Tarde: Minijogos do Currículo por atividades  a partir das 13h10min.
Noite:  Aula para o Ensino Médio  e Palestra para as EJAS sobre A História do Hipólito Ribeiro com Prof. Paulo Ricardo Javiel Rezende

Dia 16 de junho (Terça-feira)
Manhã:  Aula até às 9 horas : Ação integrada em solidariedade ao colégio com alunos e professores conselheiros. Palestra sobre Literatura e Modernidade  para 2º e 3º anos – às 8 horas, com o Prof. Sandro Rosa
Tarde:  Aula de 1º a 4º ano e Interséries  de 5º e 6º anos, a partir das 13h10min
Noite:  Aula para as EJAS e palestra motivacional para o Ensino Médio com Psicóloga  Madine  Afonso.

Dia 17 de junho (Quarta-feira)
Manhã: Interséries  a partir das 8h.
Tarde: Apresentação de capoeira e mateada festiva com alunos do Currículo a partir das 13h10min.
Noite:  Interséries a partir das 19h

Dia 18 de junho (Quinta-feira)
Manhã: Interséries  a partir das 8h.
Tarde: Chá Festivo com diretores, ex-diretores , professores,  funcionários atuais e aposentados às 14h30min
             Exposição de telas com a Senhora Darlene Farias.
             Fala motivacional com a prof. Adélia Velleda
Noite:  Interséries a partir das 19h

Dia 19 de junho (Sexta-feira)
Manhã: Interséries  a partir das 8h.
Tarde:   Atividades recreativas envolvendo o Currículo por Atividades

Noite:  Aula para EJA e Ensino Médio, até às 8h30min e em seguida apresentações artísticas envolvendo alunos e ex-alunos.
 










 

 
 

Leia também:

0 comentários